Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2014

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
não falo só de Junho mas do ano todo como disse parece a Escócia tivemos uma duas tempestades de resto é aquele chuveirinho que não para de frentes atrás de frentes o proprio inverno não parece tão frio mas pode ser so de mim
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
não falo só de Junho mas do ano todo como disse parece a Escócia tivemos uma duas tempestades de resto é aquele chuveirinho que não para de frentes atrás de frentes o proprio inverno não parece tão frio mas pode ser so de mim

Em junho ainda é normal este tipo de tempo especialmente mais a norte, com algumas frentes de fraca actividade ....
Além disso viemos de uma semana muito quente.

Vamos a ver se depois em Julho e Agosto não vão mas é desejar que venha aí uns dias mais frescos
Eu penso que Julho e Agosto serão anormalmente quentes, com temperaturas por vezes acima dos 40ºC !
 
Última edição:

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,344
Local
Fajarda - Coruche(57m)
por acaso tambem acho aquele amarelinho um pouco exagerado :p, mas não é por uma ou outra previsão pior que não deixa de ser o nosso stormy :) com as suas previsões espectaculares que inúmeras vezes ja nos ajudou e esclareceu ;)


esta saida do gfs tambem gostei, aqui para o centro :D
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
mais antigos e não falo o de 2003 e 2005 isso, isto esta a ficar esquisito, só me lembro de tal em 2001 quando choveu de setembro a junho com uma ou outra semana de calmaria agora dois anos seguidos de chuva tempos infinitos parece a Escócia , até os invernos não parecem tão frios,

Dei-te o exemplo de dois verões recentes, que não foram quentes, e tiveram ligeiramente abaixo da média se leres os fóruns de meteorologia desses anos parecia o muro das lamentações que não se tinha Verão blablá, para mim isto é tudo normal á anos mais quentes outros menos quentes e as medias depois exemplificam bem isso, não me parece de todo que esteja acontecer algo de extraordinário ou muito menos anómalo, felizmente este ano tem sido, engraçado pois praticamente não tivemos ainda um mês com uma media absoluta positiva, e ainda mais interessante é verificar que os últimos anos não tem sido excepcionalmente quentes antes pelo contário, o que poderá vir a equilibrar as 2 ultimas décadas que tivemos mais quentes que o normal.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Evitar conversa de café. Procurem manter as intervenções no âmbito deste tópico ou teremos de eliminar mensagens.
 
  • Gosto
Reactions: FJC

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
É mais do mesmo, basta ler a previsao e ver que sai tudo ao contrário:lmao:

Para evitar isso poderia presentear-nos a todos com as suas previsões e assim tínhamos sempre a certeza do que vinha aí. Eu ser-lhe-ia eternamente grata.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Ainda há aí termos a previsão do Stormy q ainda não entendi.
O que significa SRH? Diferença entre SBCAPE e MLCAPE? E como é que ar seco nos níveis médios da atmosfera pode gerar granizo?


SRH ou SREH (EH) − Índice de helicidade relativo de tempestade (storm relative helicity index). É indicador de um ambiente atmosférico que favorece o desenvolvimento de tempestades com movimento vertical intenso. Valore elevados de SREH (>150 m2/sec2) são geralmente associados a super-células convectivas de longa duração com turbilhões intensos, capazes de produzir tornados. SREH é maior quanto maior for o produto interno entre os vectores velocidade e vorticidade. No SREH é utilizada a velocidade do vento em relação à velocidade com que se desloca a tempestade. No EH é utilizada a velocidade absoluta do vento.

Fonte:
-> climetua.fis.ua.pt/legacy/main/notas_exp.htm

Mais info:
-> www.spc.noaa.gov/exper/soundings/help/shear.html


SBCAPE - CAPE com base em dados de superfície (temperatura e ponto de orvalho ou humidade relativa observados a aproximadamente 2m - altura média de colocação dos sensores)

MLCAPE - CAPE médio com base na taxa de mistura e na temperatura potencial do ar atmosférico na camada mais próxima do solo com 50hPa, 100hPa, 500m ou 1km de espessura (MLCAPE50, MLCAPE100, MLCAPE500m, MLCAPE1km)

Fonte:
-> www.estofex.org/guide/1_2_4.html

Mais info:
-> www.theweatherprediction.com/severe/ingredients/instability/
-> www.spc.noaa.gov/sfctest/help/help_sbcp.html
-> www.spc.noaa.gov/sfctest/help/help_mlcp.html
-> en.wikipedia.org/wiki/Mixing_ratio
-> en.wikipedia.org/wiki/Potential_temperature
-> en.wikipedia.org/wiki/Convective_available_potential_energy



Em relação ao ar seco promover a formação do granizo, isso deve-se ao arrefecimento evaporativo. Ou seja, as gotas de chuva ao atravessarem uma zona de ar mais seco vão ter tendência a evaporar e isso é um fenómeno que requer energia, o que causa o arrefecimento da vizinhança. Este arrefecimento é tanto maior quanto maior for a diferença de concentração de água que existe no ar. Ou seja, ar seco promove grande arrefecimento. Este arrefecimento vai depois ajudar na formação do granizo.
 
Última edição:

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
SBCAPE - CAPE com base em dados de superfície (temperatura e ponto de orvalho ou humidade relativa observados a aproximadamente 2m - altura média de colocação dos sensores)

MLCAPE - CAPE médio com base na taxa de mistura e na temperatura potencial do ar atmosférico na camada mais próxima do solo com 50hPa, 100hPa, 500m ou 1km de espessura (MLCAPE50, MLCAPE100, MLCAPE500m, MLCAPE1km)

.


Eu costumo ver os mapas do estofex modelmaps, eles teem o MLCAPE com base nos primeiros 30hpa ( aprox 500m), enquanto que o GFS dá o MLCAPE com base no 1ºkm.
Eu costumo referir-me ao MLCAPE30 como SBCAPE, apesar de não ser 100% correcto, mas basicamente estamos a tratar de uma camada que é praticamente a superficial..

De resto, muito bom esclarecimento:thumbsup:

Quanto ás falhas...peço desculpa por falhar mais vezes do que todos gostariamos, mas é algo incontornavel...especialmente dado o facto que eu faço as previsões com umas 24h de antecendencia, e no mundo da convecção muito pode mudar nesse espaço de tempo.

Estou neste momento a fazer uma estatistica relativa ás previsões, que começou em Março...estou a fazer com a ajuda do Rozzo, que é meteorologista e alem de fazer a estatistica avalia com toda a imparcialidade as previsões, permitindo uma revisão o mais correcta possivel.

Quando tiver uma base estatistica mais alargada publicarei os resultados...:thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã poderemos ter alguns aguaceiros convectivos pelo NE..

Analise/Sinóptica

Em altura uma cut off aproxima-se desde W,com um lobo de forçamento dinamico em altura... uma massa de ar mais estavel avança sobre o litoral e boa parte da metade sul, enquanto que a NE permanece uma massa de ar mais instavel procedente de SE.

Tanto o GFS como o WRF colocam CAPE marginal até 400-800J/Kg, e a circulação de niveis médios associada ao vortice em altura deverá gerar shear igualmente marginal ( 15-20m/s de 0-6shear e até 30kts de 1-8km shear).

Há igualmente uma capping layer de ar seco aos 600hpa, que deverá filtrar os updrafts mais fracos, favorecendo algumas células de caracter disperso, que poderão gerar granizo ou mesmo um microburst.

As condições são condutivas a que surja uma ou outra célula organizada com risco de precipitação excessiva ou granizo...no entanto a falta de apoio dos modelos no que toca á iniciação convectiva indica que a convecção que surgir será demasiado dispersa ( provavelmente/essencialmente associada á orografia), pelo que não há confiança em colocar um nivel amarelo.


tiRhudw.png


Cinzento
- Possbilidade de aguaceiros ou trovoada
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu costumo ver os mapas do estofex modelmaps, eles teem o MLCAPE com base nos primeiros 30hpa ( aprox 500m), enquanto que o GFS dá o MLCAPE com base no 1ºkm.
Eu costumo referir-me ao MLCAPE30 como SBCAPE, apesar de não ser 100% correcto, mas basicamente estamos a tratar de uma camada que é praticamente a superficial..

De resto, muito bom esclarecimento:thumbsup:

Quanto ás falhas...peço desculpa por falhar mais vezes do que todos gostariamos, mas é algo incontornavel...especialmente dado o facto que eu faço as previsões com umas 24h de antecendencia, e no mundo da convecção muito pode mudar nesse espaço de tempo.

Estou neste momento a fazer uma estatistica relativa ás previsões, que começou em Março...estou a fazer com a ajuda do Rozzo, que é meteorologista e alem de fazer a estatistica avalia com toda a imparcialidade as previsões, permitindo uma revisão o mais correcta possivel.

Quando tiver uma base estatistica mais alargada publicarei os resultados...:thumbsup:

O Rozzo é meteorologista :huh::huh::huh::huh:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Este ano, as orvalhadas podem dar lugar às trovoadas.
Não me lembro de uma única noite de S. João que os balões fossem abrilhantados com actividade eléctrica nos céus.Zero. Alguém se lembra?
Pois bem, este ano , na noite mais longa do Porto, em que tanta gente “não é a única a olhar o céu”, haja relâmpagos “manjericados” , trovões em quadras soltas ,fogueiras de aguaceiro ocasional.
Há essa possibilidade. Logo se vê.
Seria a 1ª vez. Épico.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Este ano, as orvalhadas podem dar lugar às trovoadas.
Não me lembro de uma única noite de S. João que os balões fossem abrilhantados com actividade eléctrica nos céus.Zero. Alguém se lembra?
Pois bem, este ano , na noite mais longa do Porto, em que tanta gente “não é a única a olhar o céu”, haja relâmpagos “manjericados” , trovões em quadras soltas ,fogueiras de aguaceiro ocasional.
Há essa possibilidade. Logo se vê.
Seria a 1ª vez. Épico.

Cá no S. João de Braga também nunca vi isso a acontecer, seria mesmo épico tanto observar o fogo de artifício como o voo dos balões enquanto os relâmpagos cruzavam os céus, mas acho que é pedir muito, no entanto a possibilidade está lá. :rolleyes:
A chuva é que seria uma chatice.