Ajuda conversão de unidades e índices de pluviosidade

dvds

Cirrus
Registo
27 Jun 2014
Mensagens
5
Local
Aveiro
Boas :D

Aproveito para me apresentar visto este ser o meu primeiro post, sou o David, Engenheiro Civil de profissão. Atualmente estou a elaborar um estudo sobre drenagem de águas pluviais em vias de comunicação, estudando a hidroplanagem.

Devido a este fato de tentar perceber melhor questões relativas a metererologia encontrei este forum e decidi inscrever-me e expor as minhas duvidas esperando alcançar a vossa ajuda.

1) Como consigo converter o indice de pluviosidade em m3/m2.s para mm/h?

2) A nivel das chuvadas em Portugal que niveis devo considerar para:
2.1) Chuvada tipica de inverno, no norte, centro e sul?
2.2) Chuvada extrema de inverno, no norte, centro e sul?

Os melhores cumprimentos :p
 


dvds

Cirrus
Registo
27 Jun 2014
Mensagens
5
Local
Aveiro
Relativamente a conversão já tentei o seguinte raciocinio mas não sei se estará correto:

1mm/h=1mm/m2.h = 1mm/(1m2*3600s) = 0.001*m3/(1m2*3600s)

Assim sendo considerando a taxa de conversão de 0.001/3600 multiplicando no caso de ter pluviosidade em mm/h para passar a m3/m2.s e dividindo para fazer o inverso.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Relativamente a conversão já tentei o seguinte raciocinio mas não sei se estará correto:

1mm/h=1mm/m2.h = 1mm/(1m2*3600s) = 0.001*m3/(1m2*3600s)

Assim sendo considerando a taxa de conversão de 0.001/3600 multiplicando no caso de ter pluviosidade em mm/h para passar a m3/m2.s e dividindo para fazer o inverso.

Viva e bem vindo ao forum.

1mm de precipitação equivale a 1L/m^2. Sendo assim a tua primeira conversão está correcta, mas depois fiquei com dúvidas. Vamos por partes. Supondo que partes de uma valor de 50 m3/m2.s.
Se divideres por 1000 : 0,05 mm/s
Se 0,5mm caiem num segundo, numa hora cairá 0,05*3600:

Ou seja 180mm/h.

Se o meu raciocinio estiver correcto não me parece que seja a relaçao que tens...

Sobre as restantes questões não consegui encontrar fontes de informação, se alguém souber que se chegue à frente.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Boas :D

Aproveito para me apresentar visto este ser o meu primeiro post, sou o David, Engenheiro Civil de profissão. Atualmente estou a elaborar um estudo sobre drenagem de águas pluviais em vias de comunicação, estudando a hidroplanagem.

Devido a este fato de tentar perceber melhor questões relativas a metererologia encontrei este forum e decidi inscrever-me e expor as minhas duvidas esperando alcançar a vossa ajuda.

1) Como consigo converter o indice de pluviosidade em m3/m2.s para mm/h?

2) A nivel das chuvadas em Portugal que niveis devo considerar para:
2.1) Chuvada tipica de inverno, no norte, centro e sul?
2.2) Chuvada extrema de inverno, no norte, centro e sul?

Os melhores cumprimentos :p

Vou tentar dar uma resposta à questão das chuvadas:
A precipitação (chuva) pode ser elevada em curto espaço de tempo...em termos gerais a partir de 10 mm/h já pode causar problemas em áreas urbanas - dando origem ao "Flash flood" e podem ocorrer em certas situações meteorológicas, em qq parte do território de Portugal em especial no Outono...tem a ver com a quantidade de água precipitável existente na massa de ar normalmente em células convectivas, associadas a depressões. Como curiosidade o máximo de precipitação em 1 hora registado em Lisboa (I. Geofísico) foi de 53 mm em 18 de Novembro de 1983 e em Monchique (Algarve) 93 mm/1h em 26 de Outubro de 1997...Os valores de precipitação superiores a 80 mm em 24 horas, sendo raros acontecem um pouco por todo o território.
Precipitações mais moderadas mas persistentes (horas, dias ou semanas) normalmente ocorrem no Outono /Inverno e a região do litoral Norte é a mais afectada incluindo as regiões montanhosas do Minho, são situações associadas a passagens de sucessivos sistemas frontais - fluxo zonal. Nestes anos ocorrem cheias nos rios.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Boas :D

Aproveito para me apresentar visto este ser o meu primeiro post, sou o David, Engenheiro Civil de profissão. Atualmente estou a elaborar um estudo sobre drenagem de águas pluviais em vias de comunicação, estudando a hidroplanagem.

Devido a este fato de tentar perceber melhor questões relativas a metererologia encontrei este forum e decidi inscrever-me e expor as minhas duvidas esperando alcançar a vossa ajuda.

1) Como consigo converter o indice de pluviosidade em m3/m2.s para mm/h?

2) A nivel das chuvadas em Portugal que niveis devo considerar para:
2.1) Chuvada tipica de inverno, no norte, centro e sul?
2.2) Chuvada extrema de inverno, no norte, centro e sul?

Os melhores cumprimentos :p

Boas,

Ao nível da intensidade da precipitação o Decreto Regulamentar 23/95 define as curvas IDF para todo o país, definindo 3 regiões geográficas. As curvas IDF relacionam a intensidade da precipitação com a sua duração e a probabilidade da sua ocorrência.

Há um outro estudo, da Cláudia Brandão, mais pormenorizado, que obteve as curvas IDF para uma série de locais do país. Facilmente encontras com uma pesquisa no Google por "Brandão Precipitações Intensas".

A adjectivação de "típica" e "extrema" deve depender da velocidade de projecto, da importância da estrada e do seu pavimento. Quanto mais importante a estrada, maior deve ser o período de retorno considerado (período de retorno = inverso da probabilidade de ocorrência).

O Vitamos já respondeu correctamente à questão 1, é só multiplicar por 3,6.
 

dvds

Cirrus
Registo
27 Jun 2014
Mensagens
5
Local
Aveiro
Relativamente as questões de conversão, ou seja o raciocinio correto será do tipo:

25mm/h = (25/3600)mm/s = (25/3600)*1000 = 6.9m3/m2.s ?

Relativamente as chuvadas usar o valor de referencia da ordem de 20mm/h é aceitável e efetuar uma análise para um caso extremo de 50mm/h poderá considerar-se aceitável? Irei ler a bibliografia também recomendada pelo caro amigo David Sf :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,025
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Relativamente as questões de conversão, ou seja o raciocinio correto será do tipo:

25mm/h = (25/3600)mm/s = (25/3600)*1000 = 6.9m3/m2.s ?

Relativamente as chuvadas usar o valor de referencia da ordem de 20mm/h é aceitável e efetuar uma análise para um caso extremo de 50mm/h poderá considerar-se aceitável? Irei ler a bibliografia também recomendada pelo caro amigo David Sf :D

1mm de altura de água por metro quadrado é um litro por metro quadrado, ou seja, 1 decímetro cúbico por metro quadrado e não um metro cúbico (1000 litros) por metro quadrado. Assim 25mm/h=25(l/m2)/3600s=0,00694 (l/m2)/s=6.9(ml/m2)/s , portanto um pouco mais que meia colher de sopa por metro quadrado por segundo. :rain: Vendo assim até nem parece nada de especial não é? :) Mas efectivamente 3600 meias colheres de sopa são 25 litros, dois baldes e meio despejados num metro quadrado, já parece inundação, certo? ;)
 

dvds

Cirrus
Registo
27 Jun 2014
Mensagens
5
Local
Aveiro
10484984_791121294254340_8207004247260214183_n.jpg


A minha grade duvida está com esta expressão, visto que ainda não consegui compreender as unidades. Caso siga o que se encontra nesta descrição com 0.0069/1000m3/m2.s obtenho valores extremamente baixos. Já encontrei esta formula com a descrição de ip=mm/h. Alguém já utilizou esta expressão?
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
com m3 vais ter sempre valores com muitas casas decimais, mm parece-me melhor, é que por exemplo muitas cidades portuguesas não chegam as 250mm de precipitação num ano. não conheço a equação e pode ser falta de interpretação minha mas m3 parece um abuso, isso é quase como ter uma receita em toneladas
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
10484984_791121294254340_8207004247260214183_n.jpg


A minha grade duvida está com esta expressão, visto que ainda não consegui compreender as unidades. Caso siga o que se encontra nesta descrição com 0.0069/1000m3/m2.s obtenho valores extremamente baixos. Já encontrei esta formula com a descrição de ip=mm/h. Alguém já utilizou esta expressão?


1 m³/m²·s = 1 m/s = 3,6 mm/h e

1 mm/h = 1/3,6 m/s = 1/3,6 m³/m²·s

Como nessa expressão é pedido a intensidade de precipitação em m/s então deverá ser necessário converter os usuais valores de precipitação reportados pelas observações meteorológicas de mm/h ou in/h (no caso de dados reportados em unidades do sistema imperial) para m/s


Também encontrei numa pesquisa no google os seguintes documentos sobre o assunto, só que usando fórmulas um pouco diferentes e com intensidade de precipitação em mm/h e/ou polegadas/hora

-> http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/viewFile/144/169

-> http://static.publico.pt/docs/local/hidroplanagemosec22112009.pdf
 

dvds

Cirrus
Registo
27 Jun 2014
Mensagens
5
Local
Aveiro
10403160_796926967007106_547192147077185322_n.jpg


(Índice de pluviosidade 30mm/h)
Gostaria que tecessem comentários sobre esta análise tendo em conta as trajectórias das particulas dadas pela seguinte figura:


10342402_796928047006998_3158670022143838050_n.jpg