Ajuda conversão de unidades e índices de pluviosidade

dvds

Cirrus
Registo
27 Jun 2014
Mensagens
5
Local
Aveiro
Boas :D

Aproveito para me apresentar visto este ser o meu primeiro post, sou o David, Engenheiro Civil de profissão. Atualmente estou a elaborar um estudo sobre drenagem de águas pluviais em vias de comunicação, estudando a hidroplanagem.

Devido a este fato de tentar perceber melhor questões relativas a metererologia encontrei este forum e decidi inscrever-me e expor as minhas duvidas esperando alcançar a vossa ajuda.

1) Como consigo converter o indice de pluviosidade em m3/m2.s para mm/h?

2) A nivel das chuvadas em Portugal que niveis devo considerar para:
2.1) Chuvada tipica de inverno, no norte, centro e sul?
2.2) Chuvada extrema de inverno, no norte, centro e sul?

Os melhores cumprimentos :p
 


dvds

Cirrus
Registo
27 Jun 2014
Mensagens
5
Local
Aveiro
Relativamente a conversão já tentei o seguinte raciocinio mas não sei se estará correto:

1mm/h=1mm/m2.h = 1mm/(1m2*3600s) = 0.001*m3/(1m2*3600s)

Assim sendo considerando a taxa de conversão de 0.001/3600 multiplicando no caso de ter pluviosidade em mm/h para passar a m3/m2.s e dividindo para fazer o inverso.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Relativamente a conversão já tentei o seguinte raciocinio mas não sei se estará correto:

1mm/h=1mm/m2.h = 1mm/(1m2*3600s) = 0.001*m3/(1m2*3600s)

Assim sendo considerando a taxa de conversão de 0.001/3600 multiplicando no caso de ter pluviosidade em mm/h para passar a m3/m2.s e dividindo para fazer o inverso.

Viva e bem vindo ao forum.

1mm de precipitação equivale a 1L/m^2. Sendo assim a tua primeira conversão está correcta, mas depois fiquei com dúvidas. Vamos por partes. Supondo que partes de uma valor de 50 m3/m2.s.
Se divideres por 1000 : 0,05 mm/s
Se 0,5mm caiem num segundo, numa hora cairá 0,05*3600:

Ou seja 180mm/h.

Se o meu raciocinio estiver correcto não me parece que seja a relaçao que tens...