Detector de Trovoada - blitzortung

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Ultimamente a encomenda de kits tem sido tão grande, que agora só há mais para depois do verão. Acho que encomendei na altura certa!!!

Dear potential TOA Lightning detection participants,

welcome to Blitzortung.org.

Due to the huge demand in the last few weeks, we are unfotunately sold
out. Our stock is empty. We are not able to send further kits before our
summer break on July 11. Please check back after the summer break in
Augst, if you are then still interested in our project.

Regards and much fun,
Egon Wanke
DL1YDB
 


Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Umas imagens sempre ajudam a dar ideias...

Pré Amplificador RED
RED_preamp.jpg


Probe E-Field 150mm
RED_ant.jpg


Amplificador RED
RED_amp.jpg



Controller RED + AS3935
RED_controller.jpg

E o resultado aqui: http://www.meteocercal.info/wxeuroblitz.php

Mais uma ou duas estações no Norte do País, era fantástico.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa tarde. Umas questões, o kit trás os esquemas de montagem? E no fim o equipamento tem de estar fora de casa ou pode estar dentro?
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Existem instruções super detalhadas sobre como fazer a montagem, incluindo a ordem pela qual devem ser montados os componentes, por forma a que os que eventualmente sejam mais complexos e requeiram mais espaço para o ferro de soldar sejam montados primeiro.
É mesmo só seguir indicações. Montei o meu por estas instruções e parecem-me muito pormenorizadas.

Consulte este link.

Se optar pelo sistema E-Field, o mais recente é até um pouco mais em conta, a unica coisa que deve ser instalada fora de casa é a "probe" (parece uma antena, mas técnicamente não é) que inclui um pré-amplificador. Essa "probe" liga por cabo coaxial (recomendado até 30 metros) ao amplificador que pode e deve ser montado já dentro de casa. Por sua vez o amplificador liga ao controlador por cabo de rede blindado. O controlador deverá ser depois ligado a um router ou switch com acesso à internet. Não precisa ligação ao fisica ao computador. Acede ao web server interno do controller atravez da sua rede, para configurar ou ver pormenores..
Resumindo, no exterior só mesmo a "probe", o resto pode instalar dentro de casa, se possivel não muito longe do router ou switch.

A imagem seguinte talvez mostre melhor a montagem do amplificador e do controlador.
Podem tambem ser montados em caixas separadas, e hà quem diga que um pouco mais afastados um do outro é melhor... optei por esta forma, porque testei os niveis de ruído com eles mais afastado e não notei grande diferença. Importante é usar cabos de rede blindados (Cat6) entre eles.


RED_ampcont.jpg
 

lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Re: Aquisição de Detector de Trovoada (MeteoTomar e MeteoMoita) - blitzortung

Está previsto mais um aqui para o norte :-) Só estamos a espera que estejam mais disponíveis para encomenda :-)
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
:palmas::palmas::palmas:

Fantástico! No norte faz falta mesmo.
Existe uma na Póvoa do Varzim, mas está quase sempre offline (hoje por acaso acordou por algumas horas).
 

lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Re: Aquisição de Detector de Trovoada (MeteoTomar e MeteoMoita) - blitzortung

Pois, esse esta muito tempo off... este vai ficar em Felgueiras
 

lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Re: Aquisição de Detector de Trovoada (MeteoTomar e MeteoMoita) - blitzortung

Estou a pensar na E-Field... Q achas?
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Sou ainda muito novato nestas andanças, pelo que possívelmente com a opinião de alguem mais experiente ficarias mais bem servido... no entanto arrisco algum comentário.

O que vejo pelos fóruns nos EUA, é que quem tem as H-Field está a acrescentar as E-Field, e os novos utilizadores parece-me estarem a ir para as E-Field. No entanto penso que o melhor para decidir por um ou outro tipo é fazer uma análise cuidada do local da instalação. As E-Field são muitos sencíveis a campos eléctricos, pelo que instalação em locais próximos de linhas electricas, não é muito recomendável... já as H-Field são mais sensiveis a campos electromagnéticos, e pelo que tenho lido é preciso escolher muito bem o local da instalação da antena, sendo que por vezes a diferença de resultados mudando o local da antena de apenas um metro é significativa.

Como disse, a opinião de alguem mais experiente pode ser-te importante.
Cumps
 

lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Re: Aquisição de Detector de Trovoada (MeteoTomar e MeteoMoita) - blitzortung

Vou investigar mais sobre o assunto, obrigado!
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Sou ainda muito novato nestas andanças, pelo que possívelmente com a opinião de alguem mais experiente ficarias mais bem servido... no entanto arrisco algum comentário.

O que vejo pelos fóruns nos EUA, é que quem tem as M-Field está a acrescentar as E-Field, e os novos utilizadores parece-me estarem a ir para as E-Field. No entanto penso que o melhor para decidir por um ou outro tipo é fazer uma análise cuidada do local da instalação. As E-Field são muitos sencíveis a campos eléctricos, pelo que instalação em locais próximos de linhas electricas, não é muito recomendável... já as M-Field são mais sensiveis a campos electromagnéticos, e pelo que tenho lido é preciso escolher muito bem o local da instalação da antena, sendo que por vezes a diferença de resultados mudando o local da antena de apenas um metro é significativa.

Como disse, a opinião de alguem mais experiente pode ser-te importante.
Cumps

Bom se porventura eu vier a instalar isso então se calhar não devo comprar uma E-field, a probe teria de a colocar numa varanda ao nível do telhado provavelmente. Eu tenho cabos de eletricidade a passar mesmo à frente de uma janela de minha casa virada a Oeste. E dos cabos elétricos à tal varanda deve haver aí uma distância de 10/15m (só medindo). Como funcionam as H-field?
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Boas amigos,
eu já encomendei o meu kit na semana passada e estou a espera que chegue.
Para já tenho a placa STM32F4DISCOVERY e a antena GPS mas falta o resto que me foi aconselhado pelo autor, porque é o mais usado na Europa segundo ele:

A.) Controller 10.4 kit
B.) H-Field Amplifier 12.3c kit
E.) two 20cm ferrite rod antennas (you also can build your own loop antennas)

F.) STM32F4DISCOVERY board
G.) external GPS antenna (SMA 5m)

Pergunto ao Salvador se isto esta correcto, se não falta nada, mas foi o que o Egon me sugeriu.

Mas quando tiver o material todo vou ter o mesmo problema de muitos que é soldar os componentes.

Vamos crescer rapidamente para termos um rede portuguesa.
ABraço a todos
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Vamos crescer rapidamente para termos um rede portuguesa.

A coisa está a compor-se... com a tua e a futura do lmviana teremos 8 estações em Portugal.
É pena que a de Alcochete esteja offline desde hà algum tempo, mas certamente voltará!

Espero que o teu kit chegue em breve, acho que ainda foste a tempo.
Segundo noticia no site, o Egon tentará enviar todas as encomendas feitas até dia 7 do corrente mês. Depois dessa data será uma longa espera de várias semanas.