Seguimento Sul - Julho 2014



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Agora no Verão quero calor típico do Alentejo, nós estamos habituados a 40ºC e noites tropicais, até em muitas entidades empregadoras os horários de trabalho no Verão são feitos em função disso, começa-se a trabalhar de madrugada e de tarde já não se trabalha.
Os 40ºC fazem parte do nosso Alentejo, da nossa identidade, do nosso dia-a-dia no verão :)

Também estão habituados a dias com Tmáx < 30ºC e Tmin < 12ºC.

Não fosse isso, a média das Tmáx não seria 34ºC e a média das mínimas de 16ºC.

Em jeito de curiosidade, Beja tem em média somente 9 noites tropicais por ano.
E dias com Tmáx >40ºC, contam-se pelos dedos das mãos.
 
  • Gosto
Reactions: Dan

alentejano

Cumulus
Registo
8 Mai 2014
Mensagens
151
Local
Estremoz
No inverno quero dias de chuva, nublados, trovoadas, etc.
Agora no Verão quero calor típico do Alentejo, nós estamos habituados a 40ºC e noites tropicais, até em muitas entidades empregadoras os horários de trabalho no Verão são feitos em função disso, começa-se a trabalhar de madrugada e de tarde já não se trabalha.
Os 40ºC fazem parte do nosso Alentejo, da nossa identidade, do nosso dia-a-dia no verão :)

Ora ai esta quem fala como deve ser.................tb desejo o calor alentejano.....as noites quentes os dias de "torrar"!!!!!!!!!!!1 é disso que eu gosto é isso o nosso Alentejo!!.............
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
No inverno quero dias de chuva, nublados, trovoadas, etc.
Agora no Verão quero calor típico do Alentejo, nós estamos habituados a 40ºC e noites tropicais, até em muitas entidades empregadoras os horários de trabalho no Verão são feitos em função disso, começa-se a trabalhar de madrugada e de tarde já não se trabalha.
Os 40ºC fazem parte do nosso Alentejo, da nossa identidade, do nosso dia-a-dia no verão :)

No Verão queres o calor típico do Alentejo, os tais 40 ºc ou superiores e de preferência durante dias a fio..... :calor:, no Outono/Inverno queres a chuva típica do Norte e sobretudo do Litoral Norte :rain: ...:D:thumbsup:

Bem, off topic à parte...por vezes acontecem anos assim, o Verão mostra-se "envergonhado" e tarda a entrar em toda a sua plenitude, mas eu estou convencido que ainda este mês iremos ter uns dias bem soalheiros e com temperaturas a condizer com a época, se vêm os tais 40ºc isso não sei, mas na minha opinião essas temperaturas de 40ºc ou superiores não são nada desejáveis...:calor: não é preciso haver calor extremo para termos uns dias de Verão "a sério"... mesmo falando do Alentejo :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: david 6 e ALBIMETEO

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
No Verão queres o calor típico do Alentejo, os tais 40 ºc ou superiores e de preferência durante dias a fio..... :calor:, no Outono/Inverno queres a chuva típica do Norte e sobretudo do Litoral Norte :rain: ...:D:thumbsup:

Bem, off topic à parte...por vezes acontecem anos assim, o Verão mostra-se "envergonhado" e tarda a entrar em toda a sua plenitude, mas eu estou convencido que ainda este mês iremos ter uns dias bem soalheiros e com temperaturas a condizer com a época, se vêm os tais 40ºc isso não sei, mas na minha opinião essas temperaturas de 40ºc ou superiores não são nada desejáveis...:calor: não é preciso haver calor extremo para termos uns dias de Verão "a sério"... mesmo falando do Alentejo :thumbsup:

Ele quer as temperaturas de quando não tinha Radiation Shield em que todos os dias chegava aos 40ºC ás 10h00, e então os alentejanos da casa dele habituarem-se a ser normal haver 40ºC sempre durante o Verão mesmo que estivesse a registar mais 4/5 ºC do que seria o correcto !
Quando se habituam a dados errados, depois estranham quando não atingem os valores normais.

O normal não é o tempo que temos agora, mas também não é os 40ºC pois isso são extremos, normal nesta algura do ano no Alentejo é entre uns 34 a 36º C !

Olhando aos modelos não acredito que este venha a ser o mês que tu queres !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Ora ai esta quem fala como deve ser.................tb desejo o calor alentejano.....as noites quentes os dias de "torrar"!!!!!!!!!!!1 é disso que eu gosto é isso o nosso Alentejo!!.............

Agora, é que falaste como deve ser e ficou tudo esclarecido, ficou aqui provado que ter 40ºC e noites tropicais é o teu gosto mas depois caracterizas que é assim o teu Alentejo, tu queres transformar os teus gostos na realidade que é o Alentejo e depois as contas saem furadas. Em relação às noites tropicais isso é quase uma miragem na maior parte do Alentejo, ter 9 noites tropicais que é a média num ano em Beja é quase uma miragem para mim, tendo em conta, as noites tropicais que eu tenho. As zonas mais propícias a noites tropicais é o Sotavento Algarvio e a zona de Portalegre, estas duas são imbatíveis em noites tropicais e é onde as temperaturas mínimas são mais elevadas, Faro tem o recorde com 32.2ºC, logo podem chorar à vontade que esse recorde só pode ser ultrapassado por Portalegre ou Faro e nada mais.

Por aqui, dia de céu nublado, já caiu umas pinguinhas de manhã cedo e estão 21.8ºC. :D
 

alentejano

Cumulus
Registo
8 Mai 2014
Mensagens
151
Local
Estremoz
Não me venham com a conversa de que é normal este tempo!!!!!!!!!!!!!! Em muitas décadas a assistir á procissão da Rainha Santa Isabel não me lembro de estar em risco de ser cancelada por causa de chuva! Chove como se fosse Inverno a temperatura não sobe dos 20º!............sei que nada posso fazer senão lamentar e portanto lamento bem alto!.................Quero o Verao quero o calor quero o fim desta "tragedia" de tempo
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Ora ai esta quem fala como deve ser.................tb desejo o calor alentejano.....as noites quentes os dias de "torrar"!!!!!!!!!!!1 é disso que eu gosto é isso o nosso Alentejo!!.............

Uma questão: se é isso o vosso Alentejo, como explicas isto?

M8qMlpL.jpg


...
 
  • Gosto
Reactions: Freamunde!Allez

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
No inverno quero dias de chuva, nublados, trovoadas, etc.
Agora no Verão quero calor típico do Alentejo, nós estamos habituados a 40ºC e noites tropicais, até em muitas entidades empregadoras os horários de trabalho no Verão são feitos em função disso, começa-se a trabalhar de madrugada e de tarde já não se trabalha.
Os 40ºC fazem parte do nosso Alentejo, da nossa identidade, do nosso dia-a-dia no verão :)

Eu sou Alentejano e não gosto de calor, odeio calor.

Esta manhã esteve fantástica, chuva e fresco.

Estive ai em Serpa com 25 graus, na zona histórica e já achei insuportável, nem quero pensar com 40 graus.

Ainda há-de haver tanto calor que vão rezar para que ele se vá embora.
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
No inverno quero dias de chuva, nublados, trovoadas, etc.
Agora no Verão quero calor típico do Alentejo, nós estamos habituados a 40ºC e noites tropicais, até em muitas entidades empregadoras os horários de trabalho no Verão são feitos em função disso, começa-se a trabalhar de madrugada e de tarde já não se trabalha.
Os 40ºC fazem parte do nosso Alentejo, da nossa identidade, do nosso dia-a-dia no verão :)

Se queres temperaturas quentes tens que ir é para os lados dos Emirados e Catar lá é que é costume às 9 da manhã já teres uma brasa lá fora com 39 graus :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estremoz: a média da temperatura mínima entre o dia 1 e hoje foi de 14,3 ºC. A média da temperatura mínima para Julho entre 2007 e 2013 foi de 17,3 ºC. Não será assim tão normal registar tantos dias seguidos com temperaturas tão baixas... Ou só não será normal se a diferença fosse de 6 ºC ?

A anomalia da temperatura mínima, tanto em Junho como no início deste mês, tem sido muito maior que a anomalia da temperatura máxima.

Portalegre, que é provavelmente um dos locais do Alentejo com a Tmin média mais elevada no verão, tem para a normal 81-10, 17,4ºC.
Em Évora a normal é 16,6ºC.

Ainda que a média da Tmin em Estremoz seja 17ºC, ter uma anomalia de -2,7ºC em 6 dias é irrisório... Pouca ou nenhuma importância tem.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Portalegre, que é provavelmente um dos locais do Alentejo com a Tmin média mais elevada no verão, tem para a normal 81-10, 17,4ºC.
Em Évora a normal é 16,6ºC.

Ainda que a média da Tmin em Estremoz seja 17ºC, ter uma anomalia de -2,7ºC em 6 dias é irrisório... Pouca ou nenhuma importância tem.

Eu só não percebo uma coisa ....

Porque é quando está uma temperatura de 40ºC no interior e até mesmo no litoral quase todos acham normal, mas quando acontece o reverso da medalha já acham uma fatalidade !

Há uns tempos em Agosto por aqui choveu cerca de 40 a 60 mm no sotavento !
Muito mais anormal por aqui do que em qualquer outro ponto do nosso país.

Façam lá o seguimento e deixem a choradeira antes que seja necessário um barco com tanta choradeira :D
 
  • Gosto
Reactions: supercell