Castro laboreiro, casas de inverno e verão

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Hoje por uma reportagem na SIC fiquei a saber algo que desconhecia acerca do pessoal que vive em Castro Laboreiro (Melgaço, Minho), desconhecia que os habitantes da Serra da Peneda tivessem casas de verão e casas para inverno, pelo pouco que entendi (não consegui ouvir bem) terá a ver com a neve e o frio que faz em altitude no inverno o que também prejudica as pastagens, e no verão dá-se o inverso, o pessoal vem de baixo para cima em altitude para estar mais fresco.

Alguém consegue esmiuçar melhor esta questão ? Fiquei com curiosidade :D.
 


camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
E efectivamente transumância e era muito frequente em quase todas as serras do país, não era tanto pelo calor mas pela qualidade dos pastos. No inverno crescem melhor em altitudes baixas e é ai que ficam os animais no verão é o oposto e os rebanhos sobem a serra. Acontecem por todo o mundo, em Espanha há uma transumâcia muito famosa onde os animais atravessam o centro de Madrid
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
As povoações de verão são as Brandas, onde se vive 9 meses, e as utilizadas no inverno são as Inverneiras, onde se vive os outros 3 meses.

É uma transumância com um carácter muito especial. Digamos, uma transumância levada ao extremo, porque tudo, absolutamente tudo, mudava de um lugar para o outro, famílias, animais domésticos, recheio da casa, etc. Em tempos remotos, em alguns casos, até a porta da casa era transportada. A professora/professor primário também acompanhava este deslocamento.
Hoje em dia este costume ainda se mantém em algumas famílias, mas apenas transportam a roupa e pouco mais. Fazem-no mais por tradição, por terem o costume enraizado, do que por obrigação.

O grande geógrafo e historiador Orlando Ribeiro chegou a escrever sobre este tema.

http://www.academia.edu/6875449/_Brandas_e_Inverneiras_o_nomadismo_peculiar_de_Castro_Laboreiro_

https://www.youtube.com/watch?v=yg4txWUUU00

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=534601&tm=8&layout=122&visual=61