Bioluminescência em Portugal

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Belém, provavelmente ja disseste por aqui, mas se não te importares pedia-te que recordasses por favor :)

A ideia que muitas pessoas têm dos pirilampos é de seres voadores com luz. De facto quer quando era novo, na zona da Sertã, quer em alguns verões passados em Coimbra, avistei luzes brancas que piscavam e efectivamente se deslocavam. No caso de Coimbra, eram por vezes ás dezenas em noites quentes nas zonas de mato.

No entanto no ano passado na Foz do Arelho vi já um pirilampo imóvel, de forma semelhante a uma larva, cuja luz verde ainda relativamente viva, não piscava.

Esta diferença entre formas voadoras e não voadoras ainda me causa dúvidas. Temos espécies larvares que evoluem, espécies diferentes larvares e não larvares?

Se já disseste aqui desculpa lá estar a chatear-te, mas acho esta temática bastante interessante :)
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá Vitamos

Compreendo as tuas dúvidas.
Decidi improvisar e fiz um pequeno artigo simplificado (para facilitar o entendimento) dedicado à identificação das espécies (pirilampos) que conhecemos até agora em Portugal.


http://pirilampos-lightalive.blogspot.pt/

São uns 4 posts abaixo do último que está no topo.

Espero que ajude e já sabem, mandem reportagens dos vossos avistamentos.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e CptRena

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Olá Vitamos

Compreendo as tuas dúvidas.
Decidi improvisar e fiz um pequeno artigo simplificado (para facilitar o entendimento) dedicado à identificação das espécies (pirilampos) que conhecemos até agora em Portugal.


http://pirilampos-lightalive.blogspot.pt/

São uns 4 posts abaixo do último que está no topo.

Espero que ajude e já sabem, mandem reportagens dos vossos avistamentos.

Muito obrigado! :thumbsup:
 

andre patro

Cirrus
Registo
6 Jan 2013
Mensagens
14
Local
odivelas
eu este ano já avistei pirilampos em dois locais diferentes, pinheiro de loures e praia da fonte da telha
presumo que sejam de espécies diferentes porque os que avistei no pinheiro de loures, a luz que emitiam não era continua enquanto que os que avistei na fonte da telha a sua luz era continua apesar de serem de tamanhos semelhantes
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
eu este ano já avistei pirilampos em dois locais diferentes, pinheiro de loures e praia da fonte da telha
presumo que sejam de espécies diferentes porque os que avistei no pinheiro de loures, a luz que emitiam não era continua enquanto que os que avistei na fonte da telha a sua luz era continua apesar de serem de tamanhos semelhantes

Interessante e quando isso foi (se te lembrares)?


oix7xg.png


Mapa simplificado da distribuição geográfica recente (segundo os últimos relatos confirmados), para a espécie Lampyris noctiluca.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

andre patro

Cirrus
Registo
6 Jan 2013
Mensagens
14
Local
odivelas
os que vi no pinheiro de loures foi em meados de Abril e os que na praia da fonte da telha foi no dia 10 de Julho, mas na fonte da telha já é normal eu avista-los, sempre entre Julho e Agosto e só aparecem nos dias em que esta pouco vento, mas quando os avisto é junto da arriba
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
os que vi no pinheiro de loures foi em meados de Abril e os que na praia da fonte da telha foi no dia 10 de Julho, mas na fonte da telha já é normal eu avista-los, sempre entre Julho e Agosto e só aparecem nos dias em que esta pouco vento, mas quando os avisto é junto da arriba

Ok, obrigado.

Se houver oportunidade, tira uma fotografia aos que aparecem junto à arriba.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já agora gostaria de deixar aqui um desafio, em especial, ao pessoal que vive no Distrito de Viana do Castelo (mas o interesse estende-se a outros distritos, claro): se virem pirilampos (em particular dos que brilham com uma luz constante no chão), tentem tirar fotografias e descarreguem aqui (ou enviem-me pm)as imagens.

Obrigado pela preciosa colaboração!
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite. Andava à pouco pelo meu pátio quando me deparei com uma luzinha verde constante (acho eu), percebi logo que se tratava de um pirilampo. Ficam as fotografias:

8LQrXoC.jpg


OYEIBL9.jpg


gAVQw2j.jpg


GyiZvZn.jpg


mrvmtwy.jpg
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Já agora gostaria de deixar aqui um desafio, em especial, ao pessoal que vive no Distrito de Viana do Castelo (mas o interesse estende-se a outros distritos, claro): se virem pirilampos (em particular dos que brilham com uma luz constante no chão), tentem tirar fotografias e descarreguem aqui (ou enviem-me pm)as imagens.

Obrigado pela preciosa colaboração!

Apesar de agora ser apenas nos fins-de-semana, nada tem visto por Óbidos e Peniche.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boas fotos, Mr. Neves.
Pelo que tudo indica (fiz zoom), trata-se de um belo exemplar (vigor na côr, luminosidade e nas proporções) de fêmea adulta de Lampyris iberica.
E trata-se de um novo registo para a região (o mais próximo que conheço é de Viseu).
Obrigado!

Obrigado Lousano, pelo testemunho.
Dentro de poucos dias, devo ir para a zona de Óbidos.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Mr. Neves