Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014

alentejano

Cumulus
Registo
8 Mai 2014
Mensagens
151
Local
Estremoz
Miséria de verão porquê são raros os dias com temperaturas acima dos 35ºC, temos tido manhã nubladas, poucas noites tropicais e temperaturas acima dos 40ºC, enfim...
Ah e já agora eu trabalho na rua e ao sol ;)

Concordo contigo..............só não usaria o termo "miséria" mas usaria outro tb começado por m...........mas enfim tb te digo que não vale a pena estar a tentar convencer os "nortenhos" ou os "litorais" do que é o Verão alentejano ou melhor do Verão que nós gostamos!......para nós o Verão é uma estação fundamentalmente com as características que descreveste!.............para eles é uma estação que tem alguns dias daqueles!.......
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Miséria de verão porquê são raros os dias com temperaturas acima dos 35ºC, temos tido manhã nubladas, poucas noites tropicais e temperaturas acima dos 40ºC, enfim...
Ah e já agora eu trabalho na rua e ao sol ;)

A média de Beja do mês de Julho 1981-2010, da temperatura máxima é de 33.3ºC e a temperatura mínima é de 15.8ºC, portanto a ocorrência de temperaturas acima de 35ºC não é assim tantos, ainda mais raro acima dos 40ºC, como tu dizes que é normal. Então, as noites tropicais no Alentejo se fossem assim tão normais como dás a acreditar a média das mínimas não seria de 15.8ºC em Beja, mas sim, duns 22ºC, pelo menos. :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Completamente de acordo, o normal é o que ditam as normais climatológicas e ponto final! De acordo com as normais, até chove todos os meses em Portugal, a temperatura min, med e max é x, y e z, porque raio não aceitamos todos o clima que temos?

Para mim está muito bom assim, até para contrapor a tendência acima da média em termos de temperatura, nos últimos anos.

Para quem é mais radical, digo que é tão divertido ter temperaturas extremas máximas como mínimas do mês. Mas se as condições não o propiciarem, prefiro o tempo fresco que favorece e de que maneira o combate aos incêndios. Sim, porque comportamentos de risco de incêndio existem todos os dias, a todas as horas do dia, mas com humidade relativa do ar acima de 30% ajuda e muito mesmo!

Digo mais, como todos sabemos o clima no interior não tem nada a ver com o litoral, podem estar 33C em CBranco e na Figueira da Foz estar a chuviscar até às 12h com sol a partir das 14h (ontem) com 20C, portanto qual é a idéia? É melhor haver incêndios? Ou podemos ter um verão dentro da variabilidade nas normais climatológicas? Temperaturas tropicais à noite, isso é bom para quem? Só com ar condicionado..
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
536
Local
Évora
Boas!

As manhãs nubladas não têm ocorrido só na faixa litoral, um pouco mais para o interior também, e refiro-me ao baixo alentejo, onde moro! De facto a nebulosidade baixa, nevoeiros, orvalhos e temperaturas mínimas um pouco baixas, têm sido muito frequentes e isso manifesta-se nas culturas de verão, sobretudo aquelas que são de regadio, pela baixa qualidade e pelo maior número de doenças e pragas. Para mim tem sido um verão um pouco desequilibrado nos estados do tempos e as plantas não se adaptam tão bem, ora calor, ora tempo mais fresco, ora mais nublado, vento, etc. O clima mediterrâneo sempre foi caracterizado pela variação climática, mas noto esta variação mais acentuada num curto espaço de tempo. O tempo não consegue estabilizar durante umas semanas seguidas, numa semana há sempre variação! O anticiclone não estabiliza, daí o tempo que temos tido.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Quais são as previsões dos modelos mesmo ?
Pensei que este era o tópico do Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014, em vez do tópico de discussão climática ....
Porque não têm essa discussão climática no tópico indicado?
Já raramente comento porque nem vale a pena comentar ..... e por isso limito-me a ler .....
 
Última edição:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tal como o inicio de Julho o mês de Agosto parece prometer começar fresco, fresquidão essa acentuada pelo ECM !

Já agora enquanto o resto do país vai estar mais ou menos nos proximos dias, por aqui no Algarve isto vai estar fresquinho graças á brisa maritima nos proximos dias de Sudoeste.

Por exemplo para amanhã apenas estão previstos 22º C !
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Espero que os modelos se mantenham e que para o início do mês as previsões da possibilidade de uma módica precipitação (no NO) para arrefecer os ânimos e manter a vegetação com alguma humidade se tornem realidade.

É que lembro-me que foi por esta altura, com o regresso dos emigrantes e o início do período de férias da generalidade das pessoas, que os incêndios começaram a irromper.

Por mim podia vir sempre um dia de precipitação por semana. Seria ideal a ninguém morreria.
 
  • Gosto
Reactions: james

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Mais um conjunto de posts foi apagado deste tópico. Pedia de certa forma desculpas se algum comentário menos provocador possa ter sido removido na sequência mas como compreenderão um só post pode provocar uma cascata que não se deseja.

Já foi pedido aqui: tentem manter o on topic, escpecialmente neste tópico...

Obrigado
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Meteograma para Olhão

graphe3_1000___-7.83_37.01_.gif


Apesar, da iso20ºC andar aqui, por cima, pelo menos, aqui no Algarve, talvez lá para 6ªfeira ou sábado com a rotação do vento para Norte é que pode existir uma subida de temperatura, mas até lá, os dias vão continuar sem temperaturas elevadas.