Cabo/extensão para conectar anemômetro-receptor da PCE-FWS 20

Joao Silva

Cirrus
Registo
12 Out 2011
Mensagens
33
Local
Lourinhã
Boas pessoal,

Tenho uma PCE-FWS 20 que tal como a maioria das estações meteorológicas mais baratas, tem o cabo que conecta o anemômetro ao receptor exterior muito curto.

Como tenho estado a construir uma torre para colocar o anemômetro a 10 m de altura mantendo o receptor a 2 m, gostaria de saber se algum de vós sabe se é possível encontrar algum cabo e/ou extensão desse comprimento para os conectar e que seja compatível com essa estação?

Obrigado!
Abraços!!
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Ou compras feito, ou mandas fazer, ou se quiseres/puderes faz tu mesmo, uma extensão telefónica com conectores 6P4C (RJ14) - normalmente os conectores que se vendem são e ligas directamente o anemómetro/catavento ao transmissor (termohigrómetro).
 

Joao Silva

Cirrus
Registo
12 Out 2011
Mensagens
33
Local
Lourinhã
Ou compras feito, ou mandas fazer, ou se quiseres/puderes faz tu mesmo, uma extensão telefónica com conectores 6P4C (RJ14) - normalmente os conectores que se vendem são e ligas directamente o anemómetro/catavento ao transmissor (termohigrómetro).

Obrigado pela dica, vou estudar a opção mais em conta e fazer! :)
Tenho dúvidas é se o maior comprimento do cabo não irá quebrar a tensão e adulterar os valores da velocidade do vento!?
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
... mas não pode ser com PC que consome demasiada energia.

Depende do PC! É posível construir um PC com consumo na casa dos 25 a 30 watts apenas, ou menos ainda...
Outra opção é esperares mais algum tempo, pela futura versão Linux do Cumulus, que certamente irá correr num Raspberry.

Já agora, quanto ao cabo. Uma extensão com 10 metros não te irá trazer nenhum problema ao nível de sinal, o problema que poderás ter é que com o tempo o plástico do cabo vai-se degradando, pois normalmente o plástico dessas extensões não tem protecção UV, e acaba ficando resequido e quebradiço. Mas leva tempo... go ahead!
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Joao Silva

Cirrus
Registo
12 Out 2011
Mensagens
33
Local
Lourinhã
Ainda assim é bastante, já que com o Raspberry consegue-se cerca de 5x menos consumo.
Entretanto descobri que existe outro software para esta estação capaz de fazer a função do Cumulus em Linux permitindo usar-se o Raspberry.

Pelo menos para mim, ainda não sei quão complicado é colocá-lo a funcionar, de qualquer forma podes encontrá-lo aqui com os respetivos códigos:

https://jim-easterbrook.github.io/pywws/doc/en/html/index.html

O cabo sempre pode passar por dentro do tubo ou ficar à sombra deste a maior parte do tempo, o importante é saber que vai funcionar bem! Obrigado!
 
  • Gosto
Reactions: CptRena