O pânico do Verão inexistente

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Eu acho que as pessoas têm é a memoria muito curta, eu não me lembro de nenhum verão como este e pessoas mais velhas dizem me o mesmo, não falemos só de temperaturas, nunca me lembro de um verão com nevoeiro serrado em Lisboa, em Julho tivemos 3 dias assim, não me lembro de um Agosto em Lisboa com rajadas de vento como tivemos esta semana e com vários episódios de chuva, não que me lembro de um Agosto onde à noite tivesse de andar com casaco, este ano em Julho e em Agosto já perdi a conta, nunca vi um Agosto com exepção das velhinhas, a procura de chapéus de chuva, na loja da minha fámilia, já se venderam mais de 200 chapéus de chuva este Verão (Julho e Agosto) e estiveram esgotados nos fornecedores.

Tens mesmo a memória muito curta, porque moro no Algarve e já vi noites frescas, inundações em pleno Agosto, chover em Junho e Julho, trovejar no Verão, chover por esta altura no Festival do Marisco, ir à Fatacil a Lagoa e ter de vestir um casaco à noite e agora, foi só este ano é que o clima avariou. :D Este ano, em Julho não choveu por aqui e Agosto também não. :lol:
 


Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
não que me lembro de um Agosto onde à noite tivesse de andar com casaco, este ano em Julho e em Agosto já perdi a conta,

Uh?? Chiça, essa é forte, por outro lado eu sempre me recordo que na segunda quinzena de Agosto já está mais fresco, e que por vezes é necessário casaco, especialmente a partir da meia-noite... E olhe que por aqui temos fama de ter noites bem quentes.

Como alguém já lhe disse, parece que tem memória curta, ou então... só diz o que lhe convém.
 

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Algarvio 1980 e Albifriorento não sei qual foi a parte de no texto Lisboa que não perceberam, é preciso fazer um desenho que Lisboa não é o todo de Portugal, e já agora para o Algarvio1980, que de facto tem memoria muito curta ou estava por outras terras em Julho, que posso garantir em Julho um episódio de trovoada com chuva em Olhão, estava lá e chove um pouco, não se lembra é? Mas é normal em Julho existir episódios de trovoadas no Algarve.
Agora os vosso comentários são mesmo de quem ou não sabe ler ou não sabe o que quer dizer, um é de Castelo Branco e outro de Olhão localidades com climas totalmente diferentes de Lisboa.
 

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Mas este fórum desculpem lá as vezes dá para rir, fiz um comentário sobre um aspecto em Lisboa, e não que os três que citaram e vieram me criticar, um é de Ponte de Lima, Minho e Lisboa o clima deve de ser igual, outro é de Castelo Branco, aquilo já e quase Espanha, outro de Olhão que está mais perto de Marrocos de que Lisboa, epá por favor, antes de escreverem ou criticarem o que quer que sejam caiam na vossa realidade, e eu não me ando a chorar por o verão ser assim, estou a poupar nos gastos energéticos em casa ( consumi menos 100€ de electricidade em Julho e Agosto)
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
bem a verdade é que toda a gente usa os dados da maneira que melhor lhe serve, o governo faz e por aí adiante. Sei que alguém vai comentar este post so peço educação porque também a vou usar.
Este ano não esta a ser normal toda a gente os diz, a maturação das uvas e de outras culturas atestam a anormalidade, se virem os posts do cubensis tem relatado que na zona onde habita no Japão, na Europa a zona norte tem estado mais quente. Acho que todos aceitam que o clima varia é uma realidade
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu acho que as pessoas têm é a memoria muito curta, eu não me lembro de nenhum verão como este e pessoas mais velhas dizem me o mesmo, não falemos só de temperaturas, nunca me lembro de um verão com nevoeiro serrado em Lisboa, em Julho tivemos 3 dias assim, não me lembro de um Agosto em Lisboa com rajadas de vento como tivemos esta semana e com vários episódios de chuva, não que me lembro de um Agosto onde à noite tivesse de andar com casaco, este ano em Julho e em Agosto já perdi a conta, nunca vi um Agosto com exepção das velhinhas, a procura de chapéus de chuva, na loja da minha fámilia, já se venderam mais de 200 chapéus de chuva este Verão (Julho e Agosto) e estiveram esgotados nos fornecedores.

Junho teve uma anomalia da temperatura de +0,06ºC. Julho de -0,6ºC. Considerando que qualquer mês com anomalia inferior a 1ºC é considerado normal (eu pelo menos considero-o), pode-se dizer que este Verão tem sido normal.

A sensação de anormalidade advém de termos passado por um período com vários anos com um Verão extremamente quente, logo temos a ideia de que este ano temos um Verão frio. Mas, e considerando as tendências para a segunda quinzena de agosto, aposto que a anomalia térmica de Verão se deverá situar entre os -0,3 e os -0,5ºC, conclusão, Verão dentro do normal.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Algarvio 1980 e Albifriorento não sei qual foi a parte de no texto Lisboa que não perceberam, é preciso fazer um desenho que Lisboa não é o todo de Portugal, e já agora para o Algarvio1980, que de facto tem memoria muito curta ou estava por outras terras em Julho, que posso garantir em Julho um episódio de trovoada com chuva em Olhão, estava lá e chove um pouco, não se lembra é? Mas é normal em Julho existir episódios de trovoadas no Algarve.
Agora os vosso comentários são mesmo de quem ou não sabe ler ou não sabe o que quer dizer, um é de Castelo Branco e outro de Olhão localidades com climas totalmente diferentes de Lisboa.

Trovoada e chuva em Julho, aqui em Olhão, é que não foi de certeza absoluta e meto as minhas mãos no fogo, a única coisa que caiu foi uma murrinha que não durou mais de 1 minuto, num dia em que a neblina era rainha e trovoada zero e eu estava no campo nesse dia, a 3 kms de Olhão.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite a todos (ou outra coisa dependendo da hora a que me lerem:D).

Não está mau, não senhor, este verão.
Pouco calor, poucos fogos, menos stress hídrico.
Para a praia, fora um ou outro dia, não tem estado muito mau.
A água do mar anda boa na zona norte, mas no Algarve nem por isso (pelo menos vai quente o ambiente por lá).

É natural que hajam queixas, que o ser humano queira sempre "tudo e mais alguma coisa". Mas a realidade é esta e as queixas tem de ser ouvidas\lidas "como elas são", não mais.

Posto isto, já aqui foi referida a questão das médias.
As médias fazem-se entre os verões quentes, os normais e os frios.
Sabendo nós que para uma média temos de contar com os extremos, é natural que por vezes tenhamos de contrapor um verão quente a um verão fresco. É natural...
Muitas vezes fazemos referência às normas.
As normas dizem-nos que temos de comparar os dados atuais com as ditas (normais) de décadas passadas. A que está em vigor é a de 1971-2000.
Até podemos ter o caso de um determinado verão ser mais fresco que todos os Verões referenciados nas normais em vigor, mas ser equivalente a um ou vários dos das normais anteriores. Isso não pressupõe propriamente uma anormalidade mas sim que nas últimas 3 décadas não foi comum uma situação dessas.
Se recorrêssemos às normais anteriores, o mais provável era encaixar este verão como absolutamente normal. Não tenho dados que o suportem, mas como estou a referir a uma altura mais "fresca" que a atual, penso que poderei estar aproximado à realidade.
Só no final do verão, com os dados todos em nossa posse poderemos ter a noção exacta do que se passa.
Certo é que muitas vezes a memória nos atraiçoa e por isso temos de manter a "mente aberta"...:)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Como já disse não dá para agradar a toda a gente, se olharmos para o resto da Europa ele esta a ser muito atípico, com muito calor em zonas onde não costuma e frio noutras, num padrão associado ao vortex polar. E esperemos que o que esta a tornar este verão fresco e mais chuvoso não nos traga um inverno e primavera secos e um próximo verão quente
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sendo nós a comunidade meteorológica amadora, o que pressupõe que á partida percebemos de meteorologia e climatologia, e sabemos que existe variabilidade meteorológica e consequentemente climática, e juntando esses factores de entendimento então deveriamos ser nós a saber do que estamos a falar, correcto ?

Em relação á temperatura média o que nós tivemos nos ultimos 30 dias, pode ser consultada aqui: http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/temperature/weur_30temp.shtmlhttp://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/temperature/weur_30temp.shtml
Curiosamente é-nos dito que em termos de temperatura média tem sido perfeitamente normal apenas com uma ligeira anomalia negativa. Pequena excepção a zona de Lisboa com uma anomalia de -1.36 ºC !

E chuvoso será que tem sido ?
Bem no mesmo site aparece como não tendo chovido em nenhum desses locais com precipitação acumulada nos ultimos 30 dias, com excepção do Porto com 14.5 mm nos ultimos 30 dias.

se algum dado estiver incorrecto certamente não serei eu o responsável

Consultando os dados do IPMA relativamente ao mês de Julho de forma geral foi um mês extremamente chuvoso com excepção da região do Algarve enquanto que a nível de temperaturas esteve cerca de -0.5 ºC abaixo do normal.
Recordo que em Junho o processo foi ao contrário e portanto Junho e Julho anulam-se no que toca a temperaturas ;)

Mais uma vez e para os mais distraídos um mês extremamente chuvoso em Julho nada quer dizer porque as médias são muito baixas. Em Faro 1 mm é muito chuvoso ... looolll
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Nas últimas semanas a Tmáxima não tem sido expressiva mas a Tmínima tem sido amena por aqui, pelo que a Tmédia está próxima ao normal. E parece-me que tem sido assim um pouco por todo o país...
Como é a Tmáx que que serve como ponto de "validação social" do clima no verão, eis que surge um pouco por todo o lado o Pânico do verão inexistente ;)
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Agora os vosso comentários são mesmo de quem ou não sabe ler ou não sabe o que quer dizer, um é de Castelo Branco e outro de Olhão localidades com climas totalmente diferentes de Lisboa.

Será? Pois então veja, Lisboa é uma zona mais húmida que CB devido á presença do Tejo, (e a humidade, só por si, aumenta a sensação de frio), por outro lado não tem tantas noites tropicais, como CB... Se aqui em CB fica frio de noite em Agosto com HR's relativamente baixas o que que é que estava á espera que acontecesse em Lisboa que é mais amena (especialmente em temperaturas nocturnas).

O meu post foi neste sentido, não houve qualquer mal-entendido.
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Água do mar vai continuar fria
Os portugueses têm mesmo razões para recordar este Verão: a temperatura da água do mar está abaixo da média registada no ano passado e vai continuar assim pelo menos até à primeira semana de Setembro.

«Até ao final da primeira semana de Setembro prevê-se que a temperatura da água do mar continuará abaixo da normal para a época, na costa Oeste a sul da Figueira da Foz e no Algarve», disse ao SOL fonte oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Motivo: «A costa portuguesa, em especial o litoral a sul do Cabo Carvoeiro, encontra-se actualmente na região atlântica de anomalia negativa da temperatura da água superficial». E, acrescenta a mesma fonte, «não há previsão de alteração desta situação».

Segundo os registos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera entre os dias 21 de Julho e 4 de Agosto, a temperatura do mar variou entre 16º e 18º C em Leixões, entre 17º e 19º C em Sines e entre 19º e 20º C em Olhão.

A razão destas baixas temperaturas para a época está no chamado afloramento costeiro, típico da costa portuguesa. «A persistência de corrente de noroeste desde finais de Junho na parte ocidental da Península Ibérica, e que tem sido mais intensa no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, origina o afloramento da água oceânica mais fria das camadas abaixo da superfície», o que resulta no «arrefecimento da água superficial», explica fonte do IPMA.

Algarve sem Levante e igual a Sines e Leixões

Mais a sul, no Algarve, além desta influência, há outra explicação para o arrefecimento atípico: «A não ocorrência, por períodos longos, de Levante (vento do quadrante leste que origina o afloramento da água mais quente do Mediterrâneo)».
Ontem, os termómetros indicavam 17.9º C em Sines e em Leixões. Enquanto isso, a bóia de Faro marcava, segundo o Instituto Hidrográfico, 17.7º C.

As temperaturas observadas este ano na costa algarvia, ao contrário do que sucede na costa oeste, têm estado «abaixo das observadas nos quatro anos anteriores (entre 25 de Julho e 5 de Agosto e a partir de 7 de Agosto)», confirmou ao SOL fonte oficial do Instituto Hidrográfico. No dia 25 de Julho, os termómetros registaram mesmo um mínimo de 17.6º C.

«Mas este valor não está longe dos 17.62º C observados em 7 de agosto de 2012», observa a mesma fonte, acrescentando que «não é evidente uma tendência de aumento ou diminuição sistemática das temperaturas ao longo dos anos, sendo normais as variações de temperatura inter-anuais».

Em 2011, por exemplo, os meteorologistas registaram o mesmo fenómeno de arrefecimento da água do mar em toda a costa ocidental, devido à forte pressão atmosférica resultante da localização do anticiclone dos Açores e das depressões sobre a Europa ocidental e a Península Ibérica. Nesse ano, em Leixões e em Sines registaram-se temperaturas bem inferiores às sentidas este Verão.

E quem ainda não foi de férias não tem razão para mudar de planos: segundo as estatísticas do IPMA, é entre Setembro e Outubro que o Atlântico atinge valores mais elevados. No Algarve, a água do mar costuma ser mais quente entre Julho e Setembro.

Sol
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Será? Pois então veja, Lisboa é uma zona mais húmida que CB devido á presença do Tejo, (e a humidade, só por si, aumenta a sensação de frio), por outro lado não tem tantas noites tropicais, como CB... Se aqui em CB fica frio de noite em Agosto com HR's relativamente baixas o que que é que estava á espera que acontecesse em Lisboa que é mais amena (especialmente em temperaturas nocturnas).

O meu post foi neste sentido, não houve qualquer mal-entendido.

A humidade só por si aumenta a sensação de frio desde quando? A humidade só por si também aumenta a sensação de calor para que fique a saber. Já experimentou temperaturas na casa dos 18/24ºC com uma HR de 70/90% e a mesma temperatura com 10/20%? É que não me parece, pode questionar qualquer membro do litoral norte acerca do desconforto da 1ª semana de Agosto para ter uma resposta acerca se a HR aumenta ou diminuiu a sensação de frio.

E quanto ao nº de noites tropicais em Castelo Branco e em Lisboa também me parece que está meter os pés pelas mãos. As TMins médias em Castelo Branco são de 17.6ºC/17.5ºC para Julho/Agosto enquanto em Lisboa são de 18.2ºC/18.6ºC, por isso não creio que as noites em Castelo Branco sejam mais quentes do que em Lisboa, as médias desmentem-no.