O pânico do Verão inexistente



Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Meu caro, estou enganado aonde? Então leia lá o que eu escrevi e o que o outro membro escreveu. Eu afirmei que TAMBÉM aumenta a sensação de calor enquanto o outro membro afirmou que POR SI SÓ aumenta a sensação de frio.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
A humidade é um factor determinante no acentuar do calor para valores de temperatura elevados. Já no caso de valores baixos de temperatura o factor mais importante para aumentar a sensação de frio é o vento.
Eu não consigo sentir diferença no teor de humidade com valores de temperatura da ordem de 0ºC ou menos, para mim é tudo tempo seco, mesmo -5ºC e nevoeiro. Já 28ºC com elevado teor de humidade é bem mais desconfortável que 28ºC e uma humidade relativa de 25%.
 
  • Gosto
Reactions: Z13 e Costa

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
A mim parece-me óbvio que humidade elevada amplifica o desconforto tanto em situações de calor como de frio. Isto focando apenas nas variáveis temperatura e humidade e desprezando as outras. A principal diferença é que a variável vento tem efeitos opostos nos dois extremos. Suaviza o desconforto com temperaturas altas e acentua o desconforto com temperaturas baixas. Ou seja, com frio joga para o mesmo lado que a humidade, mas com calor contraria o efeito da humidade.
Daí a nossa percepção de o vento ser mais relevante quando está frio, e a humidade mais relevante quando está calor. Mas é um facto que a humidade acentua o desconforto nos dois extremos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
A humidade é um factor determinante no acentuar do calor para valores de temperatura elevados. Já no caso de valores baixos de temperatura o factor mais importante para aumentar a sensação de frio é o vento.
Eu não consigo sentir diferença no teor de humidade com valores de temperatura da ordem de 0ºC ou menos, para mim é tudo tempo seco, mesmo -5ºC e nevoeiro. Já 28ºC com elevado teor de humidade é bem mais desconfortável que 28ºC e uma humidade relativa de 25%.

Sem dúvida Dan. Aliás, hoje o Algarve andou com uma humidade relativa entre 50% e os 80% e a temperatura a rondar os 28/30ºC o que faz uma sensação à volta dos 35ºC, mais coisa, menos coisa e foi todo o dia assim, sempre a suar.
Enquanto o regime de ventos é a nortada que vem quente e chega aos 34/35ºC e a humidade relativa anda entre os 20/30% sente-se um ar seco e custa bastante menos, do que dias como o de hoje.

Hoje parece que estou em Manaus. :D
 
  • Gosto
Reactions: Albifriorento

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
A humidade só por si aumenta a sensação de frio desde quando? A humidade só por si também aumenta a sensação de calor para que fique a saber.
Mas eu disse o contrário??

Apenas me limitei a assinalar o facto de a húmidade acentuar a sensação de frio. Não disse que não acentuasse o calor, o que é algo que também é sobejamente conhecido, e a razão de ter-mos arranjado um belo par de patins no último Mundial :angry:.

Edit: Lembro-lhe que estávamos a discutir sobre o frio e não sobre o calor.

EDIT2: Já agora, já lhe deram o exemplo dos Ucranianos em Portugal, dou-lhe o meu exemplo também. Quando neva aqui em CB, se tivermos HR's baixas normalmente ando á vontade na rua sem problema, no último nevão, 2010, fiquei quase uma hora na varanda a olhar para a neve a cair e só depois de muito tempo é que reparei que os meus pés estavam completamente gelados. Nesse mesmo ano, cerca de 10 ou 15 dias depois voltou a cair neve logo de manhã, fui á rua e não parei de bater o dente, e depois por volta das 9/10 da matina passou a água-neve, engraçado, como já lhe disse, é que isto não aconteceu no famoso 10 de Janeiro de 2010, e práticamente não havia vento nesses dois dias. Óbviamente diferentes pessoas têm sensibilidades diferentes, por isso algumas pessoas serão mais sensíveis á húmidade do que outras. Já agora, esta pequena estória é a razão pelo qual escolhi o meu nickname... Sem dúvida tenho muito mais frio com HR's altas do que com baixas... mesmo que as temperaturas sejam baixas.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Posso dizer que as coisas mais degradáveis que há é nevoeiro ou muita humidade com temperaturas abaixo dos 5ºC, e se estiver vento então é gelo autêntico, tal como também é desagradável talvez ainda mais que o frio humidade alta a partir dos 20ºC, e se estiver associado a nuvens e pouco vento é terrível :calor:. Para comprovar ambas basta ir aos Açores ou estar tempo pertubado de SW que acontece muito no Outono isto pro calor. Para o frio basta ir à Serra da Estrela, até as calças congelam se forem de ganga.
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
A humidade é um factor determinante no acentuar do calor para valores de temperatura elevados. Já no caso de valores baixos de temperatura o factor mais importante para aumentar a sensação de frio é o vento.
Eu não consigo sentir diferença no teor de humidade com valores de temperatura da ordem de 0ºC ou menos, para mim é tudo tempo seco, mesmo -5ºC e nevoeiro. Já 28ºC com elevado teor de humidade é bem mais desconfortável que 28ºC e uma humidade relativa de 25%.

Precisamente... Mesmo o ar saturado a uma temperatura muito baixa resulta num ar que, a nível absoluto, é bastante pobre em vapor de água. Só em termos relativos é que está, de facto, bastante húmido/saturado.

(Importante também verificar a influência da temperatura na pressão e vice-versa, mas que neste caso se considera desprezável...)


Exemplo da pressão do vapor vs. pressão de vapor de saturação a várias temperaturas.

preview_html_m24e0c28e.png
 
  • Gosto
Reactions: Dan

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Daniel, claro que a capacidade do ar reter humidade é totalmente diferente em temperaturas baixas e altas, mas penso que o que aqui se discutia é a influência da humidade relativa na sensação térmica corporal em condições quentes versus frias.

Aliás, se fosse em conteúdo absoluto e não relativo de humidade, nem faria sentido a comparação, pois a quantidade de água na atmosfera para estarem p.ex. 90% de humidade com 30º seria um "disparate" p.ex. a 0º, seria o equivalente a uma HR muitíssimo superior a 100%, seria um nevoeiro a escorrer por todos os lados.
:)

Se não há dúvidas nem parece haver discussão sobre a humidade intensificar o desconforto térmico em temperaturas elevadas, posso usar um exemplo completamente extremo e exagerado para o caso de temperaturas baixas, mais uma vez ignorando o vento, que acho também que já concordámos que no caso do frio é o mais significativo:

O que é mais desconfortável, estar ao ar livre sem vento com o ar a 5º, ou estar dentro de água parada, com esta água a 5º?
:D
É um exemplo extremado obviamente, quase absurdo, mas parece-me claro que a existência de mais vapor de água na atmosfera também intensifica a sensação de frio.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Nem se pode comparar nada com a água, visto que a conductividade térmica da água e a sua capacidade térmica são altíssimas... Logicamente que a condução do «frio» desta para o corpo é muito superior ao do ar...

Concordei apenas com o Dan no sentido em que ele disse que «mesmo nevoeiro com 5 ºC é ar seco»
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Por falar em conforto térmico, nada melhor que consultar o IPMA, que possui por si mapas horários com o índice de conforto térmico que adotaram (UTCI - universal termal climate índex):

https://www.ipma.pt/pt/ambiente/biometeo/utci/index.jsp?page=utci00.xml

Para o cálculo deste índice, as variáveis de input são as seguintes:
- Temperatura ambiente, Ta;
- Radiação, Tr;
- Humidade, (rH, Pa);
- Vento, Va
- (...).

Mais explicações na página:

https://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/amb.atmosfera/index.bioclima/?page=utci.xml

Desta forma, podemos guardar um mapa com determinadas condições e respetivo índice e compará-lo posteriormente com condições atmosféricas diferentes (por exemplo, à mesma temperatura).

Desta forma os critérios deixam de ser subjetivos ou da sensibilidade de cada um, para serem universais.
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
O verao este ano tem estado anemico , poucas foram as noites tropicais , temperaturas de 10 graus é mais tipico da primavera e nao do verao .

Mas lá está o anticiclone é que nos "orienta"
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Verão instável estraga “severamente” negócio de concessionários de praias do Norte
O verão instável no litoral Norte do país tem penalizado "severamente" os concessionários de praias e bares da região, que, "na sua generalidade", se encontram numa grave situação económica.

O verão instável que se tem registado no litoral Norte do país tem penalizado “severamente” os concessionários de praias e bares da região, que, “na sua generalidade”, se encontram numa grave situação económica, com acumulação de prejuízos.

“Aqui a Norte temos sido severamente penalizados [com o tempo instável]. Os empresários desta área de negócio dos apoios de praias e das praias estão numa situação muito grave em termos económicos. Não sei como vai ser no final da época balnear”, afirmou hoje, em declarações à Lusa, o presidente da Associação de Concessionários de Praias e Bares da Zona Norte, Luís Carvalho.

Luís Carvalho, que representa cerca de 60 concessionários, de Espinho, Gaia e Matosinhos, contabiliza pelos dedos das mãos os “bons dias de praia” desde o início da época balnear (15 de junho) até esta segunda quinzena de agosto e estima que no final deste período (15 de setembro) “muitas contas ficarão por pagar”.

A precipitação que caiu em julho, que, de acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi “o oitavo mais chuvoso desde 1931 e o mais chuvoso deste século”, e um registo semelhante na primeira quinzena de agosto, afetou muito o negócio dos bares e do aluguer de barracas de praia.

“Nós dependemos muito, quase em exclusivo, do mês de agosto, por causa das férias e dos emigrantes, que são quem tem sustentado este negócio na zona Norte. Quando o tempo está instável as pessoas não aparecem, não consomem e este verão tem sido assim”, lamentou Luís Carvalho.

(...)

http://observador.pt/2014/08/20/ver...e-negocio-de-concessionarios-de-praias-norte/
 
  • Gosto
Reactions: CptRena