Avaria em estação Davis Vantage Pro2

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
A minha estação está localizada numa aldeia distante de todas essas coisas. Aliás até agora tinha funcionado bem
 


*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Apenas porque a versão americana tem uma frequência que choca com a dos serviços de bombeiros e polícia, na europa, cerca de 910 MHz.

Pode eventualmente criar alguma perturbação, mas o checksum final não vai bater certo no receptor e por isso o dado é imediatamente considerado corrompido e não é validado até próximo envio.

O que, quanto muito, poderia acontecer (o que é muito difícil) é todas as comunicações serem dadas como corrompidas e o receptor não apresentar qualquer valor...

Eu aconselhava a desligar tudo, abrir, dar uma limpeza geral, comprar um spray de limpeza de contactos (p.ex. ISTO), aplicar e obviamente colocar aqui algumas fotos do equipamento ;).


PS: tenho também alguma curiosidade no sensor de temperatura usado pela Davis.... tenho visto algumas marcas a colocar termistores e sensores de baixa qualidade como sensores de temperatura.
A redução de custos é lixada... um bom sensor (como o ds18b20) custam 5€ e um termistor custa uns cêntimos...
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
O sensor usado pelas Davis é um Sensirion SHT11 e nem na china custa menos de 15 a 20 Euros, apenas o chip.

Pode tambem funcionar com uma versão mais baratinha que é o SHT10, ou com uma mais "carinha" que é o SHT15. Consultando a datasheet de cada um, verifica-se as diferenças são minimas, mas no preço são máximas!
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
SHT11... pelo menos esses usam alguma coisa que jeito...
Quanto ao preço... um tanto elevado para aquilo que é.

No ebay podemos encontrar os AM2302, uns "substitutos" low cost do SHT11.

Datasheet do SHT11;
Datasheet do AM2302;

Segundo estes documentos (comparando a fig3 dos dois), a versão barata tem um erro de leitura muito menor que o SHT11.

Embora na tabela se possam ver alguns desvios, a diferença de preço não o justifica...


* rbsmr : novidades? Continuas a receber valores "malucos"?
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Eles (vendedores) gostam de dizer que é um substituto, mas tal não é verdade, no sentido de que onde estiver um SHT1x não podemos ligar um AM2302, DHT22 etc, porque não irá funcionar. Para além do protocolo de comunicação, usam matemática diferente para se obter a leitura.

Sobre se o preço de uns vale a pena sobre o preço de outros, não me prenuncio.

Os DHT22 (e familia...) são optimos sensores na medição da temperatura. Fiz testes durantes meses comparando vários DHT22 com um SHT10 (e até com um SHT21) e as diferenças são minimas nas leituras da temperatura (décimas apenas), agora na questão da leitura da humidade relativa, é como da noite para o dia. Os DHT22 e afins são optimos para utilizar em interiores sem elevadas humidades relativas permanentes, caso contrário ao fim de pouco tempo começam a dar erros enormes nas leituras da humidade.

Os Sensirion podem ser caros, mas são fiáveis e tem uma duração média de 3 anos, mesmo quando utilizados em ambientes de elevada humidade relativa persistente. Certamente que é por isso que a Davis os utiliza.
Eu não sou fã das estações Davis, (ou dizendo melhor, não gosto da politica de venda da empresa), mas que aquilo é bom é, e que eles sabem o que fazem, sabem sim senhor.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
SHT11... pelo menos esses usam alguma coisa que jeito...
Quanto ao preço... um tanto elevado para aquilo que é.

No ebay podemos encontrar os AM2302, uns "substitutos" low cost do SHT11.

Datasheet do SHT11;
Datasheet do AM2302;

Segundo estes documentos (comparando a fig3 dos dois), a versão barata tem um erro de leitura muito menor que o SHT11.

Embora na tabela se possam ver alguns desvios, a diferença de preço não o justifica...


* rbsmr : novidades? Continuas a receber valores "malucos"?
Sim continuo a receber os valores malucos! Obrigado por continuarem a postar alternativas mas já optei pela compra de um sensor, no ebay, já montado e pronto a instalar. Estou à espera do receber esta semana.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Eles (vendedores) gostam de dizer que é um substituto, mas tal não é verdade, no sentido de que onde estiver um SHT1x não podemos ligar um AM2302, DHT22 etc, porque não irá funcionar. Para além do protocolo de comunicação, usam matemática diferente para se obter a leitura.

Um com I2C, o outro em onewire...

Não são substitutos para trocar um pelo outro, mas são bastante razoáveis, pelo preço, para que as marcas mais "low cost" os usem...
Em quantidade, isto deve ficar em 1USD cada. Não justifica continuarem com sensores de +-2C...


Sim continuo a receber os valores malucos! Obrigado por continuarem a postar alternativas mas já optei pela compra de um sensor, no ebay, já montado e pronto a instalar. Estou à espera do receber esta semana.

O anemometro continua a dar valores errados?
Esse possivelmente terá mais a ver com algum tipo de falha mecânica... algo se passou com o tacometro possivelmente...
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Felizmente o anemómetro tem estado a funcionar bem. Foi só uma falha de 2 dias.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Dave, pelo menos têm dois cabos diferentes, o que leva a crer que sejam dois cabos diferentes. :confused:Vou colocar um pacotinho de sílica gel na caixa estanque. O que vos parece?
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Então os cabos vão todos para uma caixa onde supostamente estará o emissor certo?

O Pluviometro também está ligado a essa caixa? Ele regista bem?

Eu estou a tentar perceber se o circuito que está nessa caixa tem ou não algum problema, pois se o problema estiver aí, a troca de sensores não irá fazer qualquer diferença...

Não sei muito bem como são as Davis...
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Dave, pelo menos têm dois cabos diferentes, o que leva a crer que sejam dois cabos diferentes. :confused:Vou colocar um pacotinho de sílica gel na caixa estanque. O que vos parece?

Boas a estação esta na garantia? Se não estiver posso arranjar-te um contacto de uma pessoa que te repara isso sem qualquer problema.

Abraço
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Boas a estação esta na garantia? Se não estiver posso arranjar-te um contacto de uma pessoa que te repara isso sem qualquer problema.

Abraço
Não, não está na garantia. De qualquer forma, como disse acima, já mandei vir o sensor mas agradecia o contacto dessa pessoa para uma próxima vez. Obrigado!
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Então os cabos vão todos para uma caixa onde supostamente estará o emissor certo?

O Pluviometro também está ligado a essa caixa? Ele regista bem?

Eu estou a tentar perceber se o circuito que está nessa caixa tem ou não algum problema, pois se o problema estiver aí, a troca de sensores não irá fazer qualquer diferença...

Não sei muito bem como são as Davis...
Sim está ligado à esse emissor. E regista até bem demais :D
A humidade que cai durante a noite dá para acumular 0,2/0,3 mm de precipitação.