Seguimento Sul - Agosto 2014



alentejano

Cumulus
Registo
8 Mai 2014
Mensagens
151
Local
Estremoz
Bom dia!.....manhã de céu limpo com vento fraco e uma temperatura de 23,1º! A noite foi fria bastante fria para Agosto com uma mínima de 13,1º!...........calor volta depressa que já tenho saudades!!!!!!!!!!!!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
19ºC neste momento.

Tenho estado sem dados porque a estação a modos que berrou. Mais um dia de manutenção.

Eu realmente já andava a estranhar, não ver essa estação no mapa... Mas tem resolução ou tem de vir peça nova?

Por aqui vamos com 31,3ºC, já se notou hoje a subida novamente da temperatura, vamos ver se é para manter acima dos 30ºC :p
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e calor.

Máxima: 31.1ºC
mínima: 19.9ºC
actual: 27.7ºC
 
Registo
3 Abr 2012
Mensagens
17
Local
Amadora (150m) e V.R.Sto António (15m)
Se tu veres ao longo do dia, as temperaturas no Algarve vão variando conforme a direcção do vento, nem sempre o vento de NW/N vem quente, em Julho tivemos dias com vento de NW e o disparo não ocorreu, tem que existir calor no interior senão isto já não acontece. Mas, o vento é o principal elemento, está dependente da intensidade e direcção que ele tem no país e tem que ser minimamente capaz de quebrar a brisa marítima, senão nada feito. Nos últimos 3 dias, todo o país tem como vento dominante o NW, como a brisa marítima que afecta o litoral algarvio a partir das 13/14 horas chega sempre, esse fluxo de NW é quebrado e a temperatura desce significativamente, por vezes, existe uma quebra de 3ºC a 7ºC na temperatura, como à medida que a tarde vai passando a brisa marítima tende a enfraquecer e o resto do país está com o fluxo de NW moderado, leva a que o vento mude de SW/W para NW/N e a temperatura dispara entre 4ºC a 8ºC dependente da hora a que dá-se a respectiva mudança.

Depois, tens os dias excepcionais, em que o fluxo de NW/N é tão forte que quebra a brisa marítima por completo e faz com que a temperatura atinja valores bastante elevados, em 2012 no mês de Agosto aconteceu isso em que a máxima foi superior a 40ºC nalgumas estações no Algarve, em Maio de 2012 também houve um dia em que não aconteceu a brisa marítima e a máxima foi aos 38ºC e depois existe o caso mais importante de todos, no mês de Julho de 2004 em que a máxima chegou aos 44.3ºC e eu tive mais de 45ºC.

A entrada de sueste no Algarve, normalmente no 1º dia tende a ser mais quente do que nos dias seguintes, mas a temperatura sobe até ali ao meio-dia/13 horas e depois mantem-se constante e depois é no último dia de levante quando o fluxo de NW já afecta grande parte do país e faz com que o NW apareça e isso faz disparar as temperaturas.





Brilhante explicação, algarvio, parece-me ser tal e qual assim, depois de tantos anos que eu observo o clima algarvio. E essas mudanças são espectaculares, e são particularidades que me fazem adorar o clima do nosso Algarve, a sensação que se tem quando cessa a brisa marítima e vem o vento Norte quente e que se mantém pela noite dentro é sublime, na minha opinião.
Uma vez que nos vamos referindo ao Algarve como um todo, eu acrescentaria só que neste processo há, naturalmente, grandes diferenças entre barlavento e sotavento. O barlavento, por ficar mais próximo da costa Oeste, sofre menos deste efeito, assim como apresenta uma brisa marítima menos pronunciada e duradoura. Em Portimão, por exemplo, a brisa pode começar pelas 14h e acabar às 18h. E muitos dias nem sequer há brisa. Isto entende-se, porque o clima próximo da costa Oeste é menos quente, de modo que o interior (que não dista assim tanto da costa Oeste) aquece menos e tem mais dificuldade em "romper" com a circulação geral. Assim como quando o vento roda para N/NO ao final da tarde trás um ar mais fresco e portanto não se dá propriamente um disparo, a temperatura sobe apenas ligeiramente. Já no sotavento o interior aquece muito e a brisa é quase obrigatória, começa logo pelas 12h e por vezes mantém-se até ao início da noite. Quando o vento roda para Norte traz um ar extremamente aquecido e dá-se então o tal enorme disparo da temperatura. Também este processo vai sendo menos pronunciado do litoral para o interior, como é óbvio. Ele é máximo junto ao litoral, e quando vamos caminhando para o barrocal e depois serra, a brisa marítima vai-se sentindo cada vez menos, - as temperaturas durante a tarde sofrem menos quebra - e ao final da tarde o vento N trás menos disparo térmico, até porque as temperaturas já estavam elevadas durante a tarde, portanto não se nota tanta diferença. Passando a vertente Sul das montanhas e entrando na vertente Norte, o clima passa a ser "alentejano". Aliás, é muito curioso observar que a estação do IPMA de Martim Longo (Alcoutim) apresenta um regime de temperatura muito mais semelhante ao alentejano, apesar de estar no Algarve. Isto é, quanto a mim, apenas devido ao facto de já se encontrar "para lá" das montanhas, ou seja, na vertente Norte. Para terminar gostaria só de dizer que eu penso que a existência da serra a separar o Alentejo do Algarve tem um papel muito importante neste processo. Se fosse tudo planícies desde o Alentejo ao Algarve creio que estes efeitos seriam menos pronunciados, digo eu, mas não sou especialista, apenas curioso.
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas tardes,

Mais um dia bem quente por aqui, com as zonas interiores a escaldar (38ºC neste momento no Sitio das Fontes), e com o litoral a alternar entre os 30ºC e os 26ºC, consoante a direcção do vento.

O final de tarde ontem também foi bem quente, mesmo no litoral, onde as máximas chegaram aos 35,1ºC em Carvoeiro e aos 37ºC no Sítio das Fontes.

Para hoje promete ser similar.:hehe::hehe:
 
  • Gosto
Reactions: CalidumInfluunt