Lobo Ibérico

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Finalmente uma boa notícia...embora não goste da postura da EDP, pelo menos não voltam as costas aos problemas que criam, e tentam aplicar uma pequena parte (deveria ser bem maior) na mitigação dos impactes causados!
 


lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa

É muito interessante a referência que o surgimento da população de lobos implicou de alguma forma uma relocalização da população de veados em Yellowstone, que por sua vez, permitiu o crescimento de vegetação e floresta em zonas que estavam "decapitadas" por "excessiva alimentação" a partir dos mesmos.
Será que na zona do Parque de Montezinho existem informações que permitam fazer exercicios teórico-práticos similares?
Tenho a consciência que entre Yellowstone e Montezinho existe uma distância muito grande, entre outras razões, porque a grandeza territorial e a pressão humana são muito diferentes.
Mas fica a linha interessante de pensamento e a sua "aplicabilidade" a outras realidades.
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Para vosso conhecimento, hoje no CORREIO DA MANHÃ, online

----------------------------------------------------------------------

Distrito da Guarda

Lobos matam animais em propriedades

José Felícia, de 54 anos, já perdeu cinco cabeças de gado este ano.



Ovelhas, vacas e até burros. Nos últimos meses, os lobos andam à solta nas explorações de animais na região da Guarda, Sabugal e Figueira de Castelo Rodrigo. Na madrugada de ontem atacaram numa propriedade em Freixo, Almeida.

Foi a quinta cabeça de gado que José Felícia, de 54 anos, perde este ano para as bocas esfomeadas dos lobos. "Desfizeram uma vaca a três meses de dar uma cria. Se a vendesse hoje, nunca seria por menos de mil euros", lamenta.


Nos últimos meses, na mesma localidade, outros criadores têm contado elevados prejuízos, de vários milhares de euros, causados pelos predadores que, durante a noite, atacam e despedaçam animais de criação.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
lobos? se eu fosse o icnb via bem, isso não me parece de lobos, infelizmente os lobos têm costas largas para ataques feitos por cães vadios, os lobos não atacam ao desbarato e o ibérico é famoso pelo medo que tem as pessoas e se for por fome eles não deixam nada ao contrario de cães ferais que não sabem como fazer o serviço
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
lobos? se eu fosse o icnb via bem, isso não me parece de lobos, infelizmente os lobos têm costas largas para ataques feitos por cães vadios, os lobos não atacam ao desbarato e o ibérico é famoso pelo medo que tem as pessoas e se for por fome eles não deixam nada ao contrario de cães ferais que não sabem como fazer o serviço

Segundo sei, estes casos são escrutinados adequadamente pelas instâncias nacionais que acompanham a matéria. Vamos acreditar que desta vez vão novamente actuar à semelhança do que já têm feito.
Também não podemos esquecer que existem registados confirmados de lobo na região
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
sim, mas apesar de serem quase a mesma espécie os cães não sabem matar como o lobo. O lobo ataca em relação a sua fome, um par de lobos não ataca uma vaca ou burro ou javali, eles vão a galinhas e cabras e ovelhas e tendem a comer tudo. Os cães vadios matam mas depois não comem. O que se pode fazer e como no Gerês dando cães de guarda corpulentos como serra da estrela e laboreiro que são muito bons a afugentar lobos e cães
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Não estou a dizer que não existam alcateias na guarda, estou a dizer que não parece ataque de lobos, que como já disse os lobos têm uma forma própria de atacar e matar, eles matam a medida da alcateia. Muitos ataques são feitos por cães vadios que depois não comem o animal e os lobos levam com as culpas. É mais fácil culpar o lobo pois um animal morto é pago e se for um cão o pastor não recebe nada
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

ICunha

Cirrus
Registo
11 Jun 2014
Mensagens
12
Local
Braga
Boas

A revista National Geographic Portugal, do mesmo de Setembro trás uma reportagem sobre o trabalho desenvolvido por uma equipa de investigadores/CIBIO, com uma das espécies mais emblemáticas da nossa fauna, o Lobo ibérico, com a companhia do grande fotografo João Cosme que nos proporciona imagens fantásticas do lobo ibérico em Ambiente selvagem.

Vale a pena comprar a revista por esta grande Reportagem ao maior predador terrestre da nossa Fauna
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boas

A revista National Geographic Portugal, do mesmo de Setembro trás uma reportagem sobre o trabalho desenvolvido por uma equipa de investigadores/CIBIO, com uma das espécies mais emblemáticas da nossa fauna, o Lobo ibérico, com a companhia do grande fotografo João Cosme que nos proporciona imagens fantásticas do lobo ibérico em Ambiente selvagem.

Vale a pena comprar a revista por esta grande Reportagem ao maior predador terrestre da nossa Fauna

Já tive oportunidade de ler e também recomendo a leitura. Depois de ler esse artigo fico com uma ideia que já vinha a ter algum tempo. Acho que se deveria fazer outro senso nestes próximos 2 anos pois de facto ninguém sabe se nestes últimos dez anos a população se manteve, diminuiu ou aumentou.
 

ICunha

Cirrus
Registo
11 Jun 2014
Mensagens
12
Local
Braga
Já tive oportunidade de ler e também recomendo a leitura. Depois de ler esse artigo fico com uma ideia que já vinha a ter algum tempo. Acho que se deveria fazer outro senso nestes próximos 2 anos pois de facto ninguém sabe se nestes últimos dez anos a população se manteve, diminuiu ou aumentou.

Concordo plenamente acho que ja esta na altura de o fazerem para se ter uma ideia como esta o estado do lobo em portugal era algo interessante.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
alguem viu hoje de manhã a reportagem sobre o ataque de lobos em Almeida vou tentar descrever as melhores linhas. "Ataque selvagem de lobos em Almeida", "ataque provavelmente por brincadeira pois nenhum animal foi comido" continuo a dizer LOBOS? Já referi um lobo ataca para comer como qualquer predador, não ataca para se divertir pois podem-se ferir e isso é o fim e pela enormidade de animais que foi atacado, a unica coisa que acertaram foi o facto de o estado pagar meia duzia de patacos por animal
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Qualquer pessoa que faça umas caminhadas por esses montes vê cães soltos por todo o lado. É impossível que esses cães não causem danos.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa