asteróide recentemente descoberto vai fazer "voo rasante" já este Domingo



Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Mesmo que fosse visível, o céu deverá estar encoberto o que impedirá a visualização do asteroide. É muito estranho o facto da NASA só ter descoberto este asteroide agora, qualquer dia algum asteroide colide com a Terra e ninguém sabe de nada. Com tanta tecnologia acho estranho, mas pronto.
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Segundo o site space.com (http://www.space.com/27026-asteroid-2014-rc-earth-flyby-sunday.html) o asteróide vai passar a 40.000Km da Terra e tem um diâmetro médio real de 20m. Calculando o tamanho aparente em segundos de arco (por esta fórmula: ângulo em arcsec = 206265(L/R) sendo L o tamanho do objecto e R a sua distância ao observador) dá 0,1". Por comparação, esse é o tamanho aparente de Plutão neste momento e esta é a melhor imagem de sempre de Plutão obtida a partir da Terra (telescópio Gemini em Mauna Kea, Hawaii, com espelho principal de 8m):

pluto-best-visible-light-photo-earth.jpg


Outra comparação, a Estação Espacial Internacional orbita a Terra a cerca de 379Km e tem dimensões de 108,5m x 72,8m. Considerando a dimensão máxima, o diâmetro aparente da ISS é de 206265 ( 108,5 / 379000) = 60".

A resolução angular de um telescópio de 8 polegadas (20cm) como o que eu tenho é de 0,68", ou seja, nunca seria mais do que um pontinho (ou uma mancha caso eu exagerasse na ampliação).

Com binóculos será sempre um pontinho ;)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e CptRena

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Mesmo que fosse visível, o céu deverá estar encoberto o que impedirá a visualização do asteroide. É muito estranho o facto da NASA só ter descoberto este asteroide agora, qualquer dia algum asteroide colide com a Terra e ninguém sabe de nada. Com tanta tecnologia acho estranho, mas pronto.

Mesmo assim, temos um conhecimento muito melhor do que há apenas 10 anos atrás, com uma série de missões já realizadas e outras em curso para mapear estes corpos.

Este asteróide tem exactamente a dimensão do meteoro de Chelyablinsk do ano passado (20m). Mesmo que entrasse na atmosfera, seria provavelmente um superbólide a explodir antes de atingir a superfície, com possibilidade de provocar alguns sustos e vidros partidos com a onda de choque. É muito pequeno e mesmo a melhor tecnologia que temos não nos permite conhecer todos os objectos deste tamanho que temos nas vizinhanças.

É óptimo que possamos detectá-los com algum tempo de antecedência (este foi descoberto a 31 de Agosto, ou seja, uma semana antes da maior aproximação à Terra), pois permite desencadear algum mecanismo de emergência caso exista perigo.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e CptRena

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Segundo o site space.com (http://www.space.com/27026-asteroid-2014-rc-earth-flyby-sunday.html) o asteróide vai passar a 40.000Km da Terra e tem um diâmetro médio real de 20m. Calculando o tamanho aparente em segundos de arco (por esta fórmula: ângulo em arcsec = 206265(L/R) sendo L o tamanho do objecto e R a sua distância ao observador) dá 0,1". Por comparação, esse é o tamanho aparente de Plutão neste momento e esta é a melhor imagem de sempre de Plutão obtida a partir da Terra (telescópio Gemini em Mauna Kea, Hawaii, com espelho principal de 8m):

Outra comparação, a Estação Espacial Internacional orbita a Terra a cerca de 379Km e tem dimensões de 108,5m x 72,8m. Considerando a dimensão máxima, o diâmetro aparente da ISS é de 206265 ( 108,5 / 379000) = 60".

A resolução angular de um telescópio de 8 polegadas (20cm) como o que eu tenho é de 0,68", ou seja, nunca seria mais do que um pontinho (ou uma mancha caso eu exagerasse na ampliação).

Com binóculos será sempre um pontinho ;)

Realmente são normalmente detectados outros até menores do que este.
Costumo acompanhar esta página:
http://spaceweather.com/
 
  • Gosto
Reactions: adiabático