Detector de Trovoada - blitzortung

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Boas pessoal,
No mapa em tempo real do Blitzortung quando é detectado uma descarga aparecem umas linhas desse a estação ao local da descarga.
Estas linhas umas são doe cor azul e outras verdes alguém me pode explicar o significado?
Acho que também deveríamos ter info acerca da potência da descarga e se seria positiva ou negativa não acham?

Obrigado.
Abc

Li algures que as linhas azuis são das estações que calculam o raio, geralmente as mais perto. As verdes são as descartadas. :thumbsup:
 


Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Já que esta noite as trovadas nos visitaram de novo, e devem continuar por cá amanhã e durante a próxima semana, pareceu-me uma boa altura para deixar aqui o link para duas novas páginas, quase acabadinhas de fazer, dedicadas a informação sobre descargas electricas atmosféricas na zona Oeste do país.

Mapa de DEA's zona OESTE : http://www.meteocercal.info/wxlocalblitz.php
Estatísticas de DEA's até 150km da MeteoCercal: http://www.meteocercal.info/wxlocalblitzstats.php

E pronto é tudo por hoje, despeço-me com amizade.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Obrigado Miguel.
Já agora a tua estação está a portar-se muito bem. Está assim dado, mais um importante passo para a nossa rede de cobertura nacional.
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Obrigado Miguel.
Já agora a tua estação está a portar-se muito bem. Está assim dado, mais um importante passo para a nossa rede de cobertura nacional.

Pois está :D.
Graças a vocês.
Acho que se esta a portar muito bem sim senhor até eu estou espantado, mas falta algum trabalho ainda, protecções etc.
Se calhar depois já não vai apanhar muita coisa com caixas etc, vamos ver.

O que se passa com Alcochete?
Esta inactiva alguém sabe porquê?

Abc
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Pois está :D.
Graças a vocês.
Acho que se esta a portar muito bem sim senhor até eu estou espantado, mas falta algum trabalho ainda, protecções etc.
Se calhar depois já não vai apanhar muita coisa com caixas etc, vamos ver.

O que se passa com Alcochete?
Esta inactiva alguém sabe porquê?

Abc


A de Alcochete, Loulé e Póvoa de Varzim nunca aparecem no mapa realtime do Blitzortung.:(
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
A de Alcochete, Loulé e Póvoa de Varzim nunca aparecem no mapa realtime do Blitzortung.:(

Quando estão online aparecem sim.
Essas estações, estão as três instaladas em escolas. Talvez tenham feito, ou façam ainda parte de algum projecto escolar. Não sei.
Todas elas são do tipo Green, ou seja as primeiras versões, que requeriam estar ligadas a um PC para funcionar. Talvez por esse facto e por estarem num local onde provavelmente nem sempre tem gente (especialmente nos peridos de férias), estejam tantas vezes offline. Qualquer problema com o PC as deixará off.
Os novos sistemas RED já não precisam de nenhum PC, e são muito mais autónomos.

É pena que não estejam mais tempo online, especialmente a do norte e do sul do país, pois aí não existe ainda complementaridade. De qualquer forma, acho que não será muito de contar com estas 3 estações para a nossa rede nacional. Se a coisa não tem dono...

Isto são conjecturas que estou a fazer e posso estar completamente enganado, pois não tenho qualquer informação real sobre quem gere cada uma dessas três estações.
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Li algures que as linhas azuis são das estações que calculam o raio, geralmente as mais perto. As verdes são as descartadas. :thumbsup:

Encontrei, se calhar foi aqui que leste:

Quote:

25. June 2014
To see lightning in almost real-time, we have added a new animation. Each lightning strike is marked with a white expanding circle. The locations of the stations involved with the computation are visualized by green and blue lines. The blue lines are pointing to the stations whose information is definitely used. These are at most 12 of the nearest stations. The green lines are pointing to the stations that also have received the strike. The delay is usually between 3 and 6 seconds. If the storm is more than 2 km away, it can be seen earlier on the map as the thunder is heard.

Obrigado.
Abc
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Boas,
Ora nem mais parece que o pessoal de Alcochete nós ouviu.
Penso que já estava trabalhar.
Pelo menos agora durante a tarde vi que eles têm sinal, vamos ver se é para continuar, muito fixe :).

5 estações neste momento :)
Abc
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Eu estou completamente convencido que caso venha a acontecer a instalação de novas estações na Madeira e especialmente nos Açores, isso poderá implicar uma mudança radical no mapa de cobertura actual. Quer pela cobertura dos próprios locais, mas especialmente pela zona sul de Portugal continental (terra e mar) e norte de Africa, além de que podem surgir algumas surpresas que me parecem estar a ser implementadas... já reparam como começam a ser registadas discargas em pleno oceano atlântico a distancias consideráveis da costa Portuguesa (700 e mais km) e não só perto dela? E as nossas estações tem responsabilidade nisto!
Não esqueçamos que temos (ou deveriamos ter) muitos interesses no mar.
Devemos pensar nisto como um sistema em rede e não como um detector para nós próprios. É a rede, ou seja é a união que faz a força.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Eu estou completamente convencido que caso venha a acontecer a instalação de novas estações na Madeira e especialmente nos Açores, isso poderá implicar uma mudança radical no mapa de cobertura actual. Quer pela cobertura dos próprios locais, mas especialmente pela zona sul de Portugal continental (terra e mar) e norte de Africa, além de que podem surgir algumas surpresas que me parecem estar a ser implementadas... já reparam como começam a ser registadas discargas em pleno oceano atlântico a distancias consideráveis da costa Portuguesa (700 e mais km) e não só perto dela? E as nossas estações tem responsabilidade nisto!
Não esqueçamos que temos (ou deveriamos ter) muitos interesses no mar.
Devemos pensar nisto como um sistema em rede e não como um detector para nós próprios. É a rede, ou seja é a união que faz a força.

Com uma ou duas estações na Madeira e uma 3 ou 4 nos Açores e era possível fazer uma monitorização de praticamente todo o Atlântico Norte ocidental. :thumbsup: