Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2014



Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu encoberto e vento moderado, com tendência a fresco.

Foram renovados os avisos para os Grupos Central e Oriental, que continuam sob Aviso Amarelo devido a precipitação pontualmente forte e a trovoada.


AVISO METEOROLÓGICO 78/2014

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:
“Na sequência do comunicado anterior, emite-se:”

*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 21UTC de 2014-09-07 e as 12UTC de 08-09-2014.
TROVOADA No período entre as 21UTC de 2014-09-07 e as 12UTC de 08-09-2014.

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 21UTC de 2014-09-07 e as 07UTC de 08-09-2014.
TROVOADA No período entre as 21UTC de 2014-09-07 e as 07UTC de 08-09-2014.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Durante a manhã de hoje, verificou-se chuva forte no Grupo Central, com destaque para a Ilha do Faial, onde a chuva que caiu foi significativa numa hora. Para além disso, verificou-se trovoada com frequência, em especial na Ilha do Faial e na Ilha do Pico durante um período de tempo.

Parece que hoje aconteceu um incidente devido ao mau tempo que se verificou nestas ilhas.
Segundo o que eu li num grupo de meteorologia dos Açores do Facebook, devido às descargas elétricas muito frequentes, algumas pessoas foram atingidas por um raio na Ilha do Pico, quando estas estavam num cabeço chamado Topo, tendo algumas sido projetadas e outras ficado com ferimentos, como queimaduras.

Não ouvi isto nas notícias, mas estas informaçőes foram fornecidas ao grupo por um familiar de algumas pessoas que se encontravam no tal cabeço, por isso acho que a história é verdadeira.

Mais alguém ouviu falar disto? Não vi em lado nenhum qualquer referência a este acontecimento.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Durante a manhã de hoje, verificou-se chuva forte no Grupo Central, com destaque para a Ilha do Faial, onde a chuva que caiu foi significativa numa hora. Para além disso, verificou-se trovoada com frequência, em especial na Ilha do Faial e na Ilha do Pico durante um período de tempo.

Parece que hoje aconteceu um incidente devido ao mau tempo que se verificou nestas ilhas.
Segundo o que eu li num grupo de meteorologia dos Açores do Facebook, devido às descargas elétricas muito frequentes, algumas pessoas foram atingidas por um raio na Ilha do Pico, quando estas estavam a subir a montanha, tendo algumas sido projetadas e outras ficado com ferimentos, como queimaduras.

Não ouvi isto nas notícias, mas estas informaçőes foram fornecidas ao grupo por um familiar de algumas pessoas que se encontravam na montanha, por isso acho que a história é verdadeira.

Mais alguém ouviu falar disto? Não vi em lado nenhum qualquer referência a este acontecimento.

Bolas!

Mas também do que é que essa gente está à espera subir a montanha em dia de mau tempo? Só mesmo de gente muito irresponsável desculpem lá, mas mais irresponsáveis ainda são os guias de montanha. Falta de juízo, mas já nem digo mais nada....

Se não há avisos todos se queixam pela falta de competência do ipma, e se os há, a população ignora e depois as coisas acontecem.
Isso faz me lembrar a história do Pedro e do Lobo...enfim!

Por aqui zona oeste vento sopra com alguma intensidade. Da tarde choveu forte. De momento não chove mas pela humidade e direcção do vento ela não tarda aí outra vez...
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Bolas!

Mas também do que é que essa gente está à espera subir a montanha em dia de mau tempo? Só mesmo de gente muito irresponsável desculpem lá, mas mais irresponsáveis ainda são os guias de montanha. Falta de juízo, mas já nem digo mais nada....

Se não há avisos todos se queixam pela falta de competência do ipma, e se os há, a população ignora e depois as coisas acontecem.
Isso faz me lembrar a história do Pedro e do Lobo...enfim!

Por aqui zona oeste vento sopra com alguma intensidade. Da tarde choveu forte. De momento não chove mas pela humidade e direcção do vento ela não tarda aí outra vez...



Julguei que quando foi referido no grupo que essas pessoas foram "subir o topo", se estavam a referir a subir a montanha, mas ao que parece o Topo é um cabeço situado na Ilha do Pico.

Peço desculpa pela minha má interpretação. Assim sendo, a responsabilidade foi então do grupo, que não ligou aos avisos de mau tempo do IPMA.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,974
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas ... eu também vi isso no referido grupo do facebook mas confirmo que a notícia não apareceu em nenhum órgão de com. social portanto temos de colocar isto em dúvida por ainda não ter sido confirmada a informação ... Mas se de facto aconteceu concordo com o Azor ... Com aquele mau tempo subir um cabeço ou seja o que for é no mínimo imprudente ... Há que respeitar os avisos e com a natureza não se brinca ... Árvores e raios não combinam ainda mais estando longe de algum pára-raio ... Por aqui na ilha Terceira tudo muito mais calmo que nas ilhas do sul do Grupo Central ... Pelo menos aqui por Angra nenhum sinal de trovoada, chuva fraca e pouco persistente ...
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e StormRic

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Sigo com céu parcialmente nublado, sol e vento bonançoso. Caiu um aguaceiro forte por volta das 10h10/10h15.

Durante a madrugada, o vento soprou com alguma intensidade, com rajadas por vezes fortes.

Vigora um Aviso Amarelo para o Grupo Oriental devido a precipitação pontualmente forte e a trovoada.


AVISO METEOROLÓGICO 79/2014

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:
Na sequência do comunicado anterior, emite-se:

*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 12UTC de 2014-09-08 e as 22UTC de 08-09-2014 Aguaceiros pontualmente FORTES.
TROVOADA No período entre as 12UTC de 2014-09-08 e as 22UTC de 08-09-2014



Continuação de uma boa segunda-feira.
 
Registo
8 Set 2014
Mensagens
33
Local
ponta delgada
Ola,

Infelizmente o incidente ocorrido na ilha do Pico e verdadeira. Ja saiu na imprensa a nivel nacional. Podem ler a noticia no site "noticias ao minuto".segundo a noticia, algumas pessoas estavam feridas e o cao que as acompNhava foi morto atingidos pelo raio ao tirarem uma foto de familia na montanha.cumprimentos a todos os que frequentam o forum. Sou leiga na materia, e o meu primeiro registo aqui na comunidade, apesar de consultar as vossas conversas muitas vezes a fim de ficar bem esclarecida sobre os desenvolvimentos do tempo nos Acores, onde vivo, em ponta delgada. Espero vir a contribuir no futuro com informacoes pessoais sobre o tempo a minha volta. Neste momento, sigo com sol, pouco nublado, mas fresco, no caminho da levada, sao pedro, ponta delgada.provavelmente ira chover bastante ao longo da tarde e noite, conforme as previsoes,

Bem hAja,

Paula oliveira
 

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
Eu estava a achar estranho a notícia que tinha saído da comunicação social uma vez que era incongruente.

Com o tempo que estava era quase impossível subir a Montanha do Pico e ninguém no seu perfeito juízo o fazia, ainda para mais com crianças.

O raio não caiu na montanha do Pico o raio caiu no Topo a segunda elevação mais alta da ilha que fica sobrançeira à Vila das Lajes, e foi essa elevação que eles foram subir porque já era uma tradição.

O que não deixa de ser errado dadas as condições atmosféricas.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Bem-vinda ao fórum, paulaazores1975!


Eu estava a achar estranho a notícia que tinha saído da comunicação social uma vez que era incongruente.

Com o tempo que estava era quase impossível subir a Montanha do Pico e ninguém no seu perfeito juízo o fazia, ainda para mais com crianças.

O raio não caiu na montanha do Pico o raio caiu no Topo a segunda elevação mais alta da ilha que fica sobrançeira à Vila das Lajes, e foi essa elevação que eles foram subir porque já era uma tradição.

O que não deixa de ser errado dadas as condições atmosféricas.


Hoje de madrugada, eu próprio apercebi-me do erro e esclareci logo depois do post do Azor que se tratava de uma interpretação incorreta da minha parte das informações dadas ao grupo. Peço desculpa mais uma vez.

No site da RTP Açores, a notícia está incorreta, uma vez que faz referência à montanha e não ao Topo, onde realmente caiu.
 
Registo
8 Set 2014
Mensagens
33
Local
ponta delgada
Parece que o Verao se esta a despedir dos portugueses, e o outono parece que quer entrar com todz a forca em terras lusas. O engracado eque as temperaturas continuam a ser de verao, mas o tempo e de inverno, chuva, vento, trovoada, etc.ja pzrecem as moncoes tropicais. Sera que no futuro tambem vamos ter praias de areias douradas com coqueiros e papagaios a solta? A ver vamos, onde eque isso das alteracoes climaticas vao dar no futuro....
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e racevw

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alerta vermelho para as regiões montanhosas da Madeira na próxima madrugada.

Deverá começar a chover dentro de duas horas na zona oeste da ilha da Madeira
0KgjO4h.jpg


O início do aviso amarelo para a costa está colocado às 18:00 e parece-me estar de acordo com a presente velocidade de progressão da frente.

http://www.procivmadeira.pt/
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Deverá começar a chover dentro de duas horas na zona oeste da ilha da Madeira
0KgjO4h.jpg


O início do aviso amarelo para a costa está colocado às 18:00 e parece-me estar de acordo com a presente velocidade de progressão da frente.

boa tarde


pelas imagens de satelite dá a sensação de estar a dissipar-se ao vai passar de raspão.
acha que justifica se um aviso vermelho?