Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2014



james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Isso dos avisos , ca no Continente e a mesma coisa tambem .

Emitem aviso amarelo quando nao vai vir nada de nada ou emitem aviso amarelo quando se aproxima algo perigoso ( como num evento no ano passado em outubro , olhar para o ceu ate arrepiava , mas o ipma so emitiu a pressa um aviso laranja quando as estradas ja eram rios ) .

O IPMA precisa de rever urgentemente o criterio de emissao de avisos , sob pena de um dia destes ninguem os levar a serio .
 

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Isso dos avisos , ca no Continente e a mesma coisa tambem .

Emitem aviso amarelo quando nao vai vir nada de nada ou emitem aviso amarelo quando se aproxima algo perigoso ( como num evento no ano passado em outubro , olhar para o ceu ate arrepiava , mas o ipma so emitiu a pressa um aviso laranja quando as estradas ja eram rios ) .

O IPMA precisa de rever urgentemente o criterio de emissao de avisos , sob pena de um dia destes ninguem os levar a serio .

Um dia deste ninguem leva a serio?
Eu já não levo a serio a muito tempo !!!!!! :lol:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Só se o pós frontal se é que eu posso dizer assim trouxer aguaceiros muito fortes. :unsure:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
É fácil dizer mal depois das coisas acontecerem ou não e sem ter responsabilidade civil. Obrigado! Eu naturalmente só prestei atenção à situação depois de ver o alerta vermelho. E sinceramente, pelo que vi das imagens de satélite e de alguns modelos, embora não fosse das situações mais marcadas, achei razoável o alerta para as zonas montanhosas. Vi pelo menos um modelo a modelar totais acima de 100 mm. Não quero com isto dizer que o IPMA não tem de melhorar e muito o seu sistema de avisos, mas este nem me parece o mais flagrante. Queria ver se fosse exactamente o oposto... Acho ridículo é classificar este aviso de tesouro deprimente, penso que havia algum potencial para ser uma situação com alguma gravidade. E felizmente parece ir falhar, e ainda bem.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Bem-vindo ao fórum Sediento!

Sigo com céu parcialmente/muito nublado e vento moderado a fresco com rajadas. No final da tarde, caíram aguaceiros moderados a fortes.

Os avisos para os Açores foram atualizados há poucas horas, estando os Grupos Central e Oriental novamente sob Aviso Amarelo devido a precipitação pontualmente forte e a trovoada.


AVISO METEOROLÓGICO 80A/2014

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:
Na sequência do comunicado anterior, emite-se:

*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 21UTC de 2014-09-08 e as 12UTC de 09-09-2014
TROVOADA No período entre as 21UTC de 2014-09-08 e as 12UTC de 09-09-2014

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 21UTC de 2014-09-08 e as 12UTC de 09-09-2014
TROVOADA No período entre as 21UTC de 2014-09-08 e as 12UTC de 09-09-2014



Já foi retirado o aviso vermelho para as Regiões Montanhosas e foi atualizado para aviso amarelo.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Isso dos avisos , ca no Continente e a mesma coisa tambem .

Emitem aviso amarelo quando nao vai vir nada de nada ou emitem aviso amarelo quando se aproxima algo perigoso ( como num evento no ano passado em outubro , olhar para o ceu ate arrepiava , mas o ipma so emitiu a pressa um aviso laranja quando as estradas ja eram rios ) .

O IPMA precisa de rever urgentemente o criterio de emissao de avisos , sob pena de um dia destes ninguem os levar a serio .

Boas.
Sou apenas um curioso e aficionado nestas coisas e sem me referir exactamente ao que está escrito acima, pois por vezes (como treinador de bancada) tambêm penso que os avisos do IPMA são um pouco ao lado, mas neste caso todos vimos as imagens de satélite e o potencial que poderia causar nessa zona montanhosa com tudo o que isso implica.
Posso estar enganado, mas antes da chegada da frente não li nenhum comentário que tivesse posto o aviso vermelho em causa, mas repito, posso estar enganado.

Cumprimentos;)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Oliveiraj

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Antes de batermos no ceguinho se calhar temos todos de ver que a situação na realidade justificava aviso vermelho. Era um cluster de células bem desenvolvidas que podia causar grandes males nas zonas montanhosas. Ora, o IPMA, observando tal, meteu aviso vermelho.
O IPMA não é mágico e não sabe que a estrutura se vai dissipar assim que chegar àquela zona, portanto mantém o aviso, com cautelas. Ora, dissipou-se e passaram o aviso a amarelo. Onde está o problema?
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito e Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Antes de batermos no ceguinho se calhar temos todos de ver que a situação na realidade justificava aviso vermelho. Era um cluster de células bem desenvolvidas que podia causar grandes males nas zonas montanhosas. Ora, o IPMA, observando tal, meteu aviso vermelho.
O IPMA não é mágico e não sabe que a estrutura se vai dissipar assim que chegar àquela zona, portanto mantém o aviso, com cautelas. Ora, dissipou-se e passaram o aviso a amarelo. Onde está o problema?

Estranho seria se não mudassem...:hehe: