Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2014

Lipegno

Cirrus
Registo
14 Mar 2011
Mensagens
23
Local
Madeira
Boas,

Relativamente ao aviso vermelho nas montanhas, ainda bem que não se verificou nada de muito grave, mas para ser sincero concordo que o mesmo tenha sido lançado.

Eu moro numa zona que foi muito castigada pelos últimos temporais, e que neste momento está em obras. O facto de ter sido lançado o aviso vermelho vez com que as empresas a de construção a trabalhar aqui na zona fizessem horas extra e limpar a ribeira e os ribeiros, e a proteger zonas mais frágeis. Muito provavelmente se fosse outro tipo de aviso nem queriam saber.
(claro que podemos sempre discutir se é necessário um aviso vermelho para haver isto tipo de precaução mas pronto isso é outra história)
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Quando há uns anos atrás aconteceu a tragédia na Madeira, os modelos que agora se estão a referir também não previam nada de especial...

Lembro-me que na altura criticaram e muito o IPMA por não ter lançado o aviso vermelho.

Eu com as imagens de satélite de ontem à tarde se tivesse a responsabilidade nos ombros certamente que lançaria aquele aviso. Isto sem esquecer os mesoscala a que o IPMA tem acesso e que já acertaram muita vez (noutras também falham obviamente). Mas alguém lança um aviso vermelho por dá cá aquela palha??

Acho sinceramente que a onda crítica começa a atingir certos píncaros que só me poem a pensar que felizmente há meteorologistas profissionais. Nos sítios certos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Quando há uns anos atrás aconteceu a tragédia na Madeira, os modelos que agora se estão a referir também não previam nada de especial...

Lembro-me que na altura criticaram e muito o IPMA por não ter lançado o aviso vermelho.

Eu com as imagens de satélite de ontem à tarde se tivesse a responsabilidade nos ombros certamente que lançaria aquele aviso. Isto sem esquecer os mesoscala a que o IPMA tem acesso e que já acertaram muita vez (noutras também falham obviamente). Mas alguém lança um aviso vermelho por dá cá aquela palha??

Acho sinceramente que a onda crítica começa a atingir certos píncaros que só me poem a pensar que felizmente há meteorologistas profissionais. Nos sítios certos.

Por aquilo que me lembro nos modelos creio que por exemplo o GFS indicava entre 40 a 60 mm nesse dia ...
E a situação esteve prevista vários dias antes .... e depois disso começou-se a lançar avisos vermelhos por tudo e por nada ....

Mas da minha parte assunto encerrado, já disse o que tinha a dizer ....
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Nenhum modelo indicava nada !

Modelo WRF

->
anigif.gif
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Por aquilo que me lembro nos modelos creio que por exemplo o GFS indicava entre 40 a 60 mm nesse dia ...
E a situação esteve prevista vários dias antes .... e depois disso começou-se a lançar avisos vermelhos por tudo e por nada ....

Mas da minha parte assunto encerrado, já disse o que tinha a dizer ....




Sou obrigado a concordar contigo .

Agora , falharam por excesso , outras vezes por defeito , ou seja , falham quase sempre .

Pessoalmente , ja nao lhes atribuo credibilidade .

Mas, verdade seja dita e isto e que para mim e o cerne da questao ,os avisos nao servem para nada , ninguem liga nada , a comecar pela protecao civil . Viu - se este ano no aviso vermelho para ondulacao e as pessoas a tirar fotos em cima do mar , carros a fazer filas para ver o espetaculo e nem sequer cortaram estradas ( so cortaram depois de alguns incidentes ) . E , noutras situacoes com avisos mais graves , em que nem sequer se condiciona o acesso aos locais criticos .

Enfim , depois o tuga e que gosta de criticar , claro quando se ve um Estado que nao funciona .

Assunto encerrado da minha parte .
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Os alertas deviam de se basear numa matriz de risco que relaciona a probabilidade da ocorrência com a severidade do seu impacto (semelhante ao.sistema inglês).

Critérios "rectos" em função da quantidade de precipitação sem ter em conta factores cumulativos como saturação dos solos, encostas desprotegidas devido a incêndios, obras nos cursoa de água, etc serão sempre desvirtuados e sjeitos a descredibilização.

O segredo está numa análise caso a caso. Se tivesse visto o eumetsat ontem a meio da tarde, sabendo do historial da Madeira nestes casos, sabendo dos incêndios recentes nas zonas altas, sabendo das obras nos principais cursos de água, e sabendo dos milhares de pessoas que nesta altura do ano cruzam os trilhos e estradas das montanhas da Madeira, lançaria também um alerta vermelho.
 
Registo
8 Set 2014
Mensagens
33
Local
ponta delgada
Bom dia,

Sigo com ceu nublado, sol escondido, temperatura amena e pausa na chuva desde as 10h e tal, sensivelmente, no caminho da levada, ponta delgada. Choveu torrencialmente toda a noite e os terrenos agricolas ja estao alagados de tanta chuva tem caido nos ultimos dias e o verao ainda nem terminou.sera que estou enganada ou vamos ter um inverno ainda mais chuvoso que o de 2012-2013?
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
491
Local
Angra do Heroísmo
Bom dia a todos, sigo com céu nublado e vento moderado. Não chove agora mas durante a noite houve chuva.

Os modelos para 4ª feira colocam uma baixa pressão a norte do arquipélago, com pressões inferiores a 1000, será que vai afetar-nos?
 
Registo
8 Set 2014
Mensagens
33
Local
ponta delgada
De acordo com as previsoes do site tempo.pt vamos ter chuva torrencial, todos dias em Pdl ate pelo menos dia 22 deste mes com destaque para sexta, dia 12 e domingo, 14. Por isso, digo que talvez possamos ser afetados nos acores por essa baixa pressao.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom dia a todos ... Saúdo os dois novos participantes no fórum :)

Por aqui no dia de ontem tivemos tempo bastante instável com células localizadas a causar precipitação em algumas zonas ... Sobretudo tem sido imprevisível nestes tempos saber ao certo onde vai cair uma enorme rega ... Ontem em passeio pela Serra da Ribeirinha deu para perceber este fenómeno na totalidade ... Durante a noite o vento aumentou um pouco de intensidade ... De momento aqui pela alta de Angra do Heroísmo tudo calmo embora o céu permaneça nublado ...

Em relação ao IPMA não querendo me alongar muito nessa discussão em que todos os que aqui postaram tem um pouco de razão entendo que são um organismo fundamental para a comunidade mas que pelo menos falando aqui nos Açores falta por vezes uma informação mais detalhada e actualizada durante os fenómenos meteorológicos ... A crítica quando bem estruturada de uma forma construtiva não deve ser encarada como algo negativo mas como algo a reter em situações futuras ... Ninguém aqui põe em causa a competência dos meteorologistas profissionais ... O que se questiona por vezes é a política de avisos e o não esclarecimento das questões ... Eu pessoalmente entendo que os avisos nunca são exagerados mesmo que não se passe nada e prefiro que se peque por excesso do que por ausência mas não custa nada explicar às populações a razão do aviso e a razão para as condições climatéricas que resultaram nesse aviso vermelho felizmente não se terem realizado ...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
2 situações importantes este ano em que se acertou... aquele temporal no mar que provocou abundante destruição na costa portuguesa a 6 de janeiro e depois a onda de mau tempo que varreu o país no dia 9 de fevereiro.

A experiência em ciclogeneses passadas prova o grau excepcional de destruição em zonas habitadas, as quedas de árvores e a destruição de redes eléctricas e de comunicações.

Este ano calhou num evento desportivo onde estava muita gente. Nessa altura a crítica foi sobre o não adiamento do jogo.

O IPMA tem experiência/memória de situações semelhantes. A Madeira também tem experiência de situações passadas que não correram bem. Antes seja por excesso de preparação.
 

AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
491
Local
Angra do Heroísmo
Wessel1985, penso que nos Açores há alguma falta de critério e atenção na emissão de avisos, já aconteceu estar a chover torrencialmente desde as 20h e o IPMA só colocar em alerta às 22h, embora coloquem a data do início de aviso como sendo 20h.

Outra coisa que deveria ser mudada na minha opinião é a falta de especificação. Muitas vezes o aviso que deveria estar na Terceira é diferente das outras ilhas do central, às vezes assemelha-se mais ao do Oriental. O grupo central é muito extenso, nalgumas situações podiam ter em atenção e especficar algumas ilhas.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Concordo contigo AzoresPower e entendo que o que as pessoas dizem aqui tem o intuito de melhorar os serviços e nunca de os degradar ... Se ao invés de levarmos tudo a mal tivéssemos mais esta noção de construção permanente talvez o país não estivesse embrulhado em algumas situações em que por vezes está envolvido ...

Em relação à situação dos avisos localizados percebi que no caso do Arquipélago da Madeira isso já acontece mas que em relação aos Açores ainda não se evoluiu para essa situação ... Talvez existam razões para essa questão mas mais uma vez era outra situação que não custaria muito esclarecer para percebermos o porquê de isso não acontecer ... :)
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Aero

Cirrus
Registo
26 Set 2011
Mensagens
35
Local
Horta / Nazaré
Está a desenvolver-se a nordeste do arquipélago uma ciclogenese, que terá pressões tão baixas como 985 hPa, e que ira influenciar o estado do tempo no arquipélago pela próxima semana pelo menos.

A junção de ar tropical com ar de origem polar, tem influenciado a instabilidade das situações actuais. a aproximação de uma frente que se juntará a esta situação vai potenciar a situação actual e criar uma ciclogenese, que ira se desenvolver na região do arquipélago.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
essa depressão estacionária e aparentemente desligada da circulação geral de oeste promete dar problemas nas ilhas, algumas delas já bastante afectadas pela chuva.