Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Nos últimos anos o verão tem chegado tarde e entrado pelo outono até outubro, já ouvi dizer aqui que setembro é o melhor mês para praia, mas este ano nem setembro já se safa :rain:, se as pessoas tivessem aguentado mais 1 ano e tivessem dito em maio que este era um ano sem verão seria interessante, pensando bem se para o ano disserem que vai ser o ano + frio dos últimos 1000anos então pode se esperar algo grande talvez tenhamos 40 graus todos os dias :unsure:
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Parece-me incompreensível que certos foristas se designem a apenas vir para aqui "passar o tempo num bota abaixo",
quase que como numas crónicas de escárnio e maldizer tão típico (infelizmente) de muitos portugueses.
E porque é que eu digo isto?
Se esses foristas se dessem ao trabalho de pesquisar aqui no próprio fórum a explicação de muitos dos termos técnicos em inglês,
veriam que infelizmente muitos desses termos, não teem tradução directa para português o que para muitos dificulta a interpretação das previsões.
Eu sei que todos gostamos de "cama, comida e roupa lavada", mas é preciso trabalhar para isso!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Até para mim as previsões do stormy são por vezes demasiado técnicas e não as percebo, sinceramente por vezes nem as leio de forma pormenorizada, mas não desvalorizo a ou censuro por as fazer (tirando quando entra no exagero). Agora, se querem saber de forma simples se vai chover ou não vão ao site do IPMA as previsões oficiais tão lá e não aqui. Se têm saudades das previsões de "determinados membros" bem, eles não vivem para isto, acho que nenhum de nos vive para isto, portanto ninguém tem culpa de por vezes chover e os membros não terem lido isso aqui no forum porque houve alguém x que não fez a previsão.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O problema do Stormy e o mesmo que nos todos , meteoloucos , temos : excesso de entusiasmo .

Em minha casa tambem me dizem que chove sempre menos do que eu lhes tinha dito , o meu entusiasmo faz sempre triplicar a forca dos eventos .

O Stormy tem conhecimentos , fundamenta bem o que diz , mas e um de nos e tambem certamente com entusiasmo pela meteorologia , nao podemos tambem exigir que ele seja uma especie de meteorologista de servico do forum .

So deixava um conselho ao Stormy : que passe a sublinhar a vermelho quando ele diz que ha poucas probabilidades , tem pouca confianca , ha pouca energia disponivel , etc . Se calhar assim muita gente nao criava tantas expectativas .
 
  • Gosto
Reactions: Windchill e CptRena

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Toda a vida ouvi que quem sabe, faz e quem não sabe critica. Isto vale para tudo na vida. Nada contra a crítica em si. Crescemos e aprendemos com ela. Mas quando a crítica é gratuita e principalmente quando quem se limita a criticar não contribui com mais nada, soa a mesquinhez.
 

Jawa

Cirrus
Registo
9 Set 2014
Mensagens
14
Local
Oeste
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

OFF TOPIC:

Já estava á espera que surgisse um Aviso Vermelho para o dia de amanhã, não estou nadinha surpreendido :lol::lol::lol:
(...) Quanto á chuva eu diria que onde houver trovoada há chuva, onde não houver não há chuva !
(...) PS: Não te entusiasmes tanto senão ainda existem pessoas que acham que temos um Furacão semana sim, semana sim !

E até que ponto é que os outros têm que ter conhecimento dos seus gostos ou interesses? Não custa nada fazê-lo por MP... Quantos aos avisos e alertas, quantas cartas já remeteu ao IPMA fazendo as suas queixas?

Muitos olham para as previsões do Stormy como as mulheres a olharem para uma loja de sapatos, ficam completamente fascinadas, ainda que muitas não os possam comprar. Assim parecem estes membros.

:surprise:

Parece-me incompreensível que certos foristas se designem a apenas vir para aqui "passar o tempo num bota abaixo",
quase que como numas crónicas de escárnio e maldizer tão típico (infelizmente) de muitos portugueses. (...)
Eu sei que todos gostamos de "cama, comida e roupa lavada", mas é preciso trabalhar para isso!

Nem mais :thumbsup: Nem é preciso acrescentar mais nada.

Toda a vida ouvi que quem sabe, faz e quem não sabe critica. Isto vale para tudo na vida. Nada contra a crítica em si. Crescemos e aprendemos com ela. Mas quando a crítica é gratuita e principalmente quando quem se limita a criticar não contribui com mais nada, soa a mesquinhez.

E quantos não são já os membros deste forum que estão simplesmente à janela por causa desta "mesquinhez", da critica por critica, porque não não contribíirem para mais nada no Fórum senão para a crítica?

OFF TOPIC: fim

Por favor, não apaguem.
 
  • Gosto
Reactions: LRamos

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

OFF TOPIC:



E até que ponto é que os outros têm que ter conhecimento dos seus gostos ou interesses? Não custa nada fazê-lo por MP... Quantos aos avisos e alertas, quantas cartas já remeteu ao IPMA fazendo as suas queixas?



:surprise:



Nem mais :thumbsup: Nem é preciso acrescentar mais nada.



E quantos não são já os membros deste forum que estão simplesmente à janela por causa desta "mesquinhez", da critica por critica, porque não não contribíirem para mais nada no Fórum senão para a crítica?

OFF TOPIC: fim

Por favor, não apaguem.

Muitos, deduzo. O que compreendo, naturalmente.
Quanto à barbaridade das mulheres e dos sapatos (que não tinha lido anteriormente) é esclarecedora e diz mais do seu autor do que se possa, à partida, julgar.
 
  • Gosto
Reactions: Jawa

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Toda a vida ouvi que quem sabe, faz e quem não sabe critica. Isto vale para tudo na vida. Nada contra a crítica em si. Crescemos e aprendemos com ela. Mas quando a crítica é gratuita e principalmente quando quem se limita a criticar não contribui com mais nada, soa a mesquinhez.

Concordo plenamente com a Claúdia. ;)

O seguimento de modelos agora todos os dias está sempre a escambar, o pessoal parece que anda com stress traumático é com cada bombardeamento que já não há pachorra para aturar isto, nem sei como os moderadores e administradores não começam a apertar mais, visto que estas cenas não nos levam a lado nenhum e só causam mau estar no fórum e nada mais.

O Stormy faz as suas previsões, publica no fórum tem o trabalho de ensinar-nos termos novos, se a linguagem do Stormy fosse há 50 anos atrás, era bem pior, agora qualquer termo que ele usa, existe a wikipédia, o google basta escrever lá o nome e pimba aparece a coisa que procuramos será que custa assim tanto.

Quanto às cores que o Stormy utiliza, seja ela amarelo, laranja, vermelho, rosa às bolinhas (esta ainda não vi por lá):rolleyes:, eu interpreto-as como a probabilidade de ocorrerem, tal como utiliza o Estofex com os níveis ou como utilizava o tiemposevero quando existia, esse fazia uma analogia bastante parecida ao do Stormy e eu como outros membros mais antigos, colocavámos imagens dessas situações e nada mais. Amarelo para mim significa entre 10 a 20% de ocorrerem, laranja entre 20 a 30 % e vermelho entre 30 a 50%, o Stormy devia utilizar um rosa para uma probabilidade superior a 50%, o resto é só ler e saber interpretar e certamente não haverá tanta barafunda como tem havido quase todos os dias nesse tópico.

Já agora, sejam construtivos e ajudem a fazer um fórum melhor e não sempre a criticar aqueles que têem trabalho a publicarem as suas previsões, ou então eu aconselho vivamente o Stormy a criar o seu próprio blog e aí pode expôr as suas previsões e certamente será menos criticado.

O pessoal mais velho está sempre disponível a ajudar, explicar ao pessoal mais novo qualquer dúvida que tenham este foi sempre e será o lema desta casa, não sou moderador nem administrador, mas tinha que desabafar ando aqui há mais de 7 anos e nunca vi o fórum assim tão às aranhas como tem sido nos últimos dias.
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Fiquei abismado quando verifiquei a quantidade de comentários que, aparentemente, o meu post de ontem (AQUI) causou... De forma alguma quero alimentar polémicas. Apenas quero esclarecer alguns aspetos daquilo que disse, pois parece-me que não ficou claro para todos.
1) Não pretendi fazer qualquer crítica negativa ao Stormy nem a qualquer outro membro do fórum.
2) Aquilo que disse expressa apenas um estado de alma, i.e., um sentimento baseado no empirismo e não no ceticismo ou qualquer outra filosofia mais própria da construção do pensamento científico.
3) Não posso, por isso, concordar que se afirme "quem sabe faz, quem não sabe critica". Não sei fazer previsões, é um facto que assumo, mas isso não me retira a autoridade moral para fazer comentários à forma e não ao conteúdo (que foi exatamente o que fiz, comentei a forma).
4) Peço desculpa se por acaso ofendi alguém, em especial ao Stormy, que foi diretamente visado no meu supracitado comentário.

Obrigado pela paciência de lerem o que acabei de escrever! Um bom serão para todos!
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Bem tenho ouvido aqui diversas opiniões acerca do stormy, eu tenho conta á pouco, mas já sigo o fórum á muito tempo, aqui não se trata de o mais novo aprender com o mais velho ou vice-versa, porque todos aprendemos uns com os outros, em relação ao stormy quando é para criticar( desde que a critica seja fundamentada) acho bem, porque é com as criticas que evoluímos e temos mais "força para fazer as coisas bem", mas quando é para elogiar acho que também se deve elogiar
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Devemos estar orgulhosos no reconhecimento e no crescimento deste fórum, era disso que deviamos falar, este fórum não é constituido só por meia dúzia de pessoas, mas sim centenas, umas participam mais do que outras, mas o que interessa é que cada uma possa partilhar as suas aventuras com todos. Já somos conhecidos a nível nacional, já tivemos colegas em direto na televisão e reportagens, cada um de nós dá um bocadinho do seu tempo a este fórum magnífico, de uma maneira mais "profissional" ou "amadora", é disso que devemos estar orgulhosos, e continuar a partilhar.

Em relação ao tempo, esta chuvinha sabe mesmo bem, um verão calmo, sem extremos, temos de aproveitar.
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
279
Local
Castelo Branco (400)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Muitos olham para as previsões do Stormy como as mulheres a olharem para uma loja de sapatos, ficam completamente fascinadas, ainda que muitas não os possam comprar. Assim parecem estes membros.

Existem muitos que ainda não percebam que as previsões dele estão cheias em demasia de termos técnicos, que revelam bastante conhecimento mas demasiada paixão transformando a razão em coração, e muito por isso as suas previsões para variar são hiperbolizadas.

Agora em pergunto, qual a probabilidade de ocorrência de precipitação acima dos 20 a 30 mm numa hora, ou por exemplo 30 a 40 mm em 6 horas por exemplo?
Qual a probabilidade de ventos com rajadas superiores a 100 km/h ?
E acima de tudo qual a probabilidade de ocorrência num determinado local de haver tornados ?

PS: Podem apagar se quiserem, mas é isto que muitos pensam, as suas previsões são hiperbolizadas. E não é uma critica, é uma constatação de um fato evidente .... O Stormy continue as suas previsões mas use menos a paixão e mais a razão ?

Podem apagar depois sff !

Isto irritam-me muito sinceramente, peço desculpas a todos e a ti Aurélio/Tempestade. Cada um faz a sua previsão com aquilo que sabe e aquilo que tem, ele (Stormy) faz a previsão como quer e bem entende de acordo com o que os modelos dizem, etc.
Aqui se prova que nos portugueses e a nossa sociedade é estúpida a um extremo incompreensível (isto é a minha opinião há alguns anos a esta parte e não é por este assunto que a tenho, mas enquadra-se perfeitamente)!
Dou um conselho a ti e a todos os demais, em vez de criticarem, porque não começam vocês próprio a fazer as vossas previsões???
Uma coisa é sugerir ao caro Stormy para juntar uma análise menos técnica e mais abrangente às massas, outra coisa é bater no ceguinho e isto é todos os anos a mesma coisa!!

"Nós Portugueses somos muito de criticar tudo e todos, falar da vida dos vizinhos e não olharmos para a nossa casa e outra também frequente é criticarmos tudo e todos mas não mexemos uma palha para mudar ou tomar a iniciativa a que algo vire o rumo"

Pensem todos nisto e não é um ataque a ninguém nem a ti mesmo Aurélio, mas parem com isso e sejam construtivos, coerentes e minimamente decentes como gente que sabe conversar e debater com pontos de vista diferentes sem ataques pessoais e sem ódios, invejas e rancores :thumbsup:

O mundo já está cheio de guerras e de costas voltas, não precisa de mais :thumbsup:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Como é óbvio e sabido, isto é um espaço descontraído, tipo conversa de café, mas não é para lavar roupa suja e faltas de nível. Naturalmente é muito mau sinal ter de chegar ao ponto de apagar posts num tópico como este.
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93
Estado
Fechado para novas mensagens.