Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Grande ventania para amanha de manhã,principalmente no litoral.

Vento médio


wgovep.gif



Em principio, amanhã será o menu completo, chuva,trovoada,granizo,vento...
 


LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Nao sei se é o topico correcto, mas gostava dedebater um bocadinho o estado do tempo nos ultimos tempos...
É normal em setembro termos estas "depressoes" com ventos de sul e muita chuva?
É que tenho ideia que estes ventos de sul presistentes e com chuva eram mais provaveis durante o inverno, meses de dezembro, janeira, fevereiro, mas posso estar errado. Pelo menos nao me lembro dos ultimos 5 anos haver um setembro assim como este.
Será que como quem diziam alguns num topico que o outono tinha vindo mais cedo, será que podemos dizer agora tambem que o inverno veio mais cedo?
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O Stormy não disse que ia haver tornados, granizo do tamanho de laranjas, etc. Ele disse que há condições/probabilidades de poder ocorrer, mais em determinadas áreas do que outras (na sua opinião), o que é muito diferente!

É um facto que amanhã há condições termo/hidrodinâmicas favoráveis à ocorrência de eventos convectivos severos, o próprio IPMA (profissionais) na previsão descritiva falam claramente em granizo e trovoada. Obviamente que não vão falar em tornados, mas neste tipo de eventos é sempre uma possibilidade, como já aconteceu várias vezes antes no nosso país em sinópticas deste género!

Sinceramente, julgo que quer o membro Stormy quer a situação meteorológica prevista para amanhã merecem mais respeito.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Nao sei se é o topico correcto, mas gostava dedebater um bocadinho o estado do tempo nos ultimos tempos...
É normal em setembro termos estas "depressoes" com ventos de sul e muita chuva?
É que tenho ideia que estes ventos de sul presistentes e com chuva eram mais provaveis durante o inverno, meses de dezembro, janeira, fevereiro, mas posso estar errado. Pelo menos nao me lembro dos ultimos 5 anos haver um setembro assim como este.
Será que como quem diziam alguns num topico que o outono tinha vindo mais cedo, será que podemos dizer agora tambem que o inverno veio mais cedo?

A ideia é correcta... aconteceu que as massas de ar no final do verão tomaram uma configuração diferente em que a europa central e do norte está com altas pressões, o anticiclone dos açores está retirado para oeste e entre os 2 anticiclones estamos nós, por onde a corrente polar vai lançar um dos seus braços.

Mas é uma situação pontual, as estações do ano continuam nos sítios normais do calendário.
 

Seavoices

Cirrus
Registo
10 Out 2005
Mensagens
90
Local
Odivelas
Nao sei se é o topico correcto, mas gostava dedebater um bocadinho o estado do tempo nos ultimos tempos...
É normal em setembro termos estas "depressoes" com ventos de sul e muita chuva?
É que tenho ideia que estes ventos de sul presistentes e com chuva eram mais provaveis durante o inverno, meses de dezembro, janeira, fevereiro, mas posso estar errado. Pelo menos nao me lembro dos ultimos 5 anos haver um setembro assim como este.
Será que como quem diziam alguns num topico que o outono tinha vindo mais cedo, será que podemos dizer agora tambem que o inverno veio mais cedo?

Este tempo tanto pode acontecer no inverno como nesta altura. Depende do tipo de depressões que entram pelo nosso país.

Agora, não é de estranhar este tempo nesta altura. Há excepções que fizeram com que esta depressão se mantivesse durante muito tempo a "navegar" junto à nossa península mas este tempo é típico e normal na altura das transições das grandes estações, ou seja, verão-outono e inverno-primavera.

O que acontece é que há anos em que é mais fraca, noutros é mais forte e noutros não existe. É por isso que a meteorologia é tão interessante!!!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Penso que será possivel a formação de células mais potentes muito localizadas que possam dar granizo com algum tamanho assinalável (depende dos topos das nuvens), trovoadas e vento que será mais forte na ordem dos 80 km/h durante a passagem da frente. Em células mais agressivas poderão surgir rajadas mais fortes.
 
  • Gosto
Reactions: JoaoCodeco

MicaMito

Cumulus
Registo
21 Out 2013
Mensagens
242
Local
Catarruchos: Montemor-o-velho
Uns 25%, pois temos que pegar nos dados do Stormy e dividir por 2 ou por 4 consoante os casos.

Agora a sério penso que será possivel a formação de células mais potentes muito localizadas que possam dar granizo com algum tamanho assinalável (depende dos topos das nuvens), trovoadas e vento que será mais forte na ordem dos 80 km/h durante a passagem da frente. Em células mais agressivas poderão surgir rajadas mais fortes.

Ainda não estamos com temperaturas muito elevadas para haver granizo?:rain:
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Nao sei se é o topico correcto, mas gostava dedebater um bocadinho o estado do tempo nos ultimos tempos...
É normal em setembro termos estas "depressoes" com ventos de sul e muita chuva?
É que tenho ideia que estes ventos de sul presistentes e com chuva eram mais provaveis durante o inverno, meses de dezembro, janeira, fevereiro, mas posso estar errado. Pelo menos nao me lembro dos ultimos 5 anos haver um setembro assim como este.
Será que como quem diziam alguns num topico que o outono tinha vindo mais cedo, será que podemos dizer agora tambem que o inverno veio mais cedo?


Uma das primeiras coisas que me fascinaram em Portugal foram as tempestades de início de outono, e isso há quase 30 anos atrás. De facto, são bastante comuns ao menos no norte, e mesmo em anos de transições quentes como 2011 elas marcaram presença. A única coisa que acho um pouco fora do normal é o calor que se faz sentir aqui no norte, de resto não vejo nada de espantoso.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Nao sei se é o topico correcto, mas gostava dedebater um bocadinho o estado do tempo nos ultimos tempos...
É normal em setembro termos estas "depressoes" com ventos de sul e muita chuva?
É que tenho ideia que estes ventos de sul presistentes e com chuva eram mais provaveis durante o inverno, meses de dezembro, janeira, fevereiro, mas posso estar errado. Pelo menos nao me lembro dos ultimos 5 anos haver um setembro assim como este.
Será que como quem diziam alguns num topico que o outono tinha vindo mais cedo, será que podemos dizer agora tambem que o inverno veio mais cedo?




Este estado de tempo nao tem nada de extraordinario . E tipico num quadro de transicao verao / outono . A unica diferenca e que este ano veio mais cedo ,. normalmente ocorre a partir do final de setembro .
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Colegas vejam s.f.f. a saída das 18h para Coimbra e digam-me como é que amanha será mais gravoso que 4ª feira?