Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014



rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
280
Local
Castelo Branco (400)
Mas a anterior era muito parecida se não igual e só o vento é mais forte amanha.:huh:

Independentemente se quarta é mais forte do que amanhã, sugiro antes que sigam assim: "Nas próximas 48h/72h as condições meteorológicas sofreram agravamento e estão previstas chuvas/aguaceiros moderados/forte e granizo; ventos moderados/fortes; ocorrência de trovoada; perigo de inundações rápidas; chances (ainda que baixas) de fenómenos localizados de vento excessivo com downburst e mais prováveis a ocorrer junto da costa litoral, vento moderado a forte nas terras altas inclusivé."

3ª 16/09 - Vento será mais forte que 4ª 17/09
4ª 17/09 - A chuva/aguaceiros terá mais acumulados que 3ª 16/09

(Deverá ser por aqui que estará as intensidades)
 
  • Gosto
Reactions: Névoa e Candy

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boa noite,
Acabei de ver o meteograma gfs para Peniche. Na última saída baixaram de 14 para 7.3 a quantidade de precipitação prevista para as 6h da manhã!
Desde ontem que sigo o radar do ipma e boas células se tem visto. O certo é que acaba tudo mal "tocam" a costa(Cabo Carvoeiro) :( e não tem passado de um ou outro aguaceiro de curta duração e de intensidade fraca.
Será que o que aí vem esta madrugada poderá vir a manter esta tendência ou será que se vai aguentar e entrar terra a dentro?
Agora chove, mas nada de mais.
 
  • Gosto
Reactions: Nuno_1010

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Perfeitamente de acordo com aquilo que os modelos indicam, nada justificaria mais do que um aviso amarelo, pelo menos para já ;)



Eu nao estou a dizer que , tendo em conta a informacao atual , o aviso nao esteja correto . Quero e dizer que , aparentemente , podera ser um evento normal , tenho a sensacao e que ha muitos membros do forum a espera de uma grande tempestade .
 

MicaMito

Cumulus
Registo
21 Out 2013
Mensagens
242
Local
Catarruchos: Montemor-o-velho
Eu nao estou a dizer que , tendo em conta a informacao atual , o aviso nao esteja correto . Quero e dizer que , aparentemente , podera ser um evento normal , tenho a sensacao e que ha muitos membros do forum a espera de uma grande tempestade .
Hum uma grande tempestade com o que se vê no radar!:unsure: tá tudo muito disperço pode haver é eventos muito localizados!:rain:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu nao estou a dizer que , tendo em conta a informacao atual , o aviso nao esteja correto . Quero e dizer que , aparentemente , podera ser um evento normal , tenho a sensacao e que ha muitos membros do forum a espera de uma grande tempestade .

Sabes se vai haver ou não uma grande tempestade sobre determinada zona? alguma célula mais agressiva que passe em zonas urbanas ou povoadas e cause problemas?

Penso que ninguém aqui o pode afirmar, nem que sim nem que não, é ir seguindo o satélite.:huh:


Estamos a falar de previsões com as suas incertezas todas...condições para instabilidade existem, agora da forma como se vão manifestar, só no fim o saberemos, para já também concordo com o aviso amarelo do IPMA, a meu ver o periodo mais favorável à instabilidade é a partir de hoje ao final da manhã em diante.:thumbsup:

Ainda ontem caiu um autêntico dilúvio por aqui, e não estava a contar, pelo menos com tanta água, lá está, as incertezas/surpresas da meteorologia..
 

Jawa

Cirrus
Registo
9 Set 2014
Mensagens
14
Local
Oeste
Perfeitamente de acordo com aquilo que os modelos indicam, nada justificaria mais do que um aviso amarelo, pelo menos para já ;)

Ainda bem, desta fez parece finalmente que entrou em linha com o IPMA, finalmente ! :thumbsup:

Mas essa história dos avisos aqui no seguimento já satura; preferível aqui é discutir os modelos e fazer prognósticos relativamente ao que está para vir (vai sublinhado para depois não esquecerem o que eu escrevi).
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sabes se vai haver ou não uma grande tempestade sobre determinada zona? alguma célula mais agressiva que passe em zonas urbanas ou povoadas e cause problemas?

Penso que ninguém aqui o pode afirmar, nem que sim nem que não, é ir seguindo o satélite.:huh:


Estamos a falar de previsões com as suas incertezas todas...condições para instabilidade existem, agora da forma como se vão manifestar, só no fim o saberemos, para já também concordo com o aviso amarelo do IPMA, a meu ver o periodo mais favorável à instabilidade é a partir de hoje ao final da manhã em diante.:thumbsup:

Ainda ontem caiu um autêntico dilúvio por aqui, e não estava a contar, pelo menos com tanta água, lá está, as incertezas/surpresas da meteorologia..




O que vai vir ao certo nao sei , pois ainda nao prevejo o futuro .

Mas pelos vistos , ontem , o IPMA esqueceu - se do aviso amarelo . . .
Agora , tenho lido que ha possibilidades de ocorrerem eventos severos e depois e colocado um aviso amarelo , algo nao bate certo , para nao variar .
Espero que nao estejam a espera do acontecimento severo para subir gravidade do aviso .

PS 1 - alguem atras disse que nao se deve discutir avisos , era so o que faltava haver dogmas , quem nao quiser nao leia

ps 2- esqueci - me que estava neste topico , a moderacao pode passar - me para o seguimento livre
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para o dia de amanhã esperam-se condições favoraveis á ocorrencia de convecção severa, em especial em partes do centro..

Analise/Sinóptica

Em altura uma robusta depressão com um nucleo frio associado ( T500<-15ºC) torna-se estacionária a WNWde PT continental.

Uma dorsal reforça-se entre Marrocos e o leste de Espanha.

Entre as duas, uma area de forte fluxo em altura ( mid/upper jet) afecta em especial o centro e sul de PT continental, e no seio deste, varias perturbações avançam de SW para NE.

Nos niveis médios e baixos, a circulação predomina de S, e uma nova bolsa de ar tropical sobe até á região centro..a entrada deste ar quente á sfc em conjunto com o aquecimento diurno e a presença de ar frio em altura deverá gerar bastante instabilidade, com até 1000-1500J/Kg de CAPE.

A norte e NW, uma massa de ar algo mais fria orbita em torno da depressão centrada a W/NW...entre esta massa de ar mais fria e o ar que chega vindo de S, algumas linhas de convergencia/frontogenese deverão formar-se ao longo do litoral centro.

A presença de forçamento dinamico adequado deverá gerar varios focos convectivos.

Devido aos perfis de fluxo favoraveis, com vento de SW a 25-35m/s na camada 300-500hpa, e 10-15m/s de S aos 850hpa, shear moderado deverá evoluir, permitindo a organização da convecção, principalmente em clusters multicelulares e segmentos lineares.

Neste ambiente, as células poderão gerar granizo, precipitação excessiva e em menor grau rajadas marginalmente severas.

Dado que os perfis de fluxo nos niveis médios são menos interessantes que aqueles verificados hoje, as condições não parecem favoraveis nem a tornados nem a rajadas superiores ao limite minimo de 80-100km.h...assim sendo o maior risco recai sobre a precipitação e não há confiança para colocar um nivel vermelho exclusivamente devido á ocorrencia de precipitação excessiva.

Sendo assim, um nivel laranja parece mais adequado, em especial na região centro, onde há mais sobreposição entre as condições dinamicas e termodinamicas.

3fnGVLX.png
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Estando aqui no seguimento de previsão do tempo e modelos e analisando a ultima saída do GFS, existe alguma tendência para uma alteração significativa no estado do tempo a partir das 150 horas?
Será essa a altura em que esta baixa pressão irá abandonar esta zona do Atlântico e dar lugar a uma maior predominância do anticiclone dos Açores?
Essa possível tendência é para se ter em conta ou ainda estamos muito longe em termos temporais para que isso se possa afirmar?
Obrigado.