Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
  • Gosto
Reactions: MIGUEL_DKs e Zapiao

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Reparem na atividade elétrica a sul... não se vê lá nada mas tem atividade ou é um bug do sat24

Sem_T_tulo.png
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Reparem na atividade elétrica a sul... não se vê lá nada mas tem atividade ou é um bug do sat24

Sem_T_tulo.png
Será certamente um bug. Não há qualquer assinatura nas imagens de satélite compatível com essas localizações de descargas.

As próximas horas de facto tendem a ser mais calmas. Ainda assim, a qualquer altura podem surgir aguaceiros fortes do nada, está propício. Coisas mais organizadas só daqui a mais algumas horas à partida.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para o dia de amanhã esperam-se de novo condições propicias á ocorrencia de convecção por vezes severa em especial no interior centro e sul.

Analise/Sinóptica

Em altura uma nova perturbação associada a um eixo de vorticidade aos 500-300hpa entra de SW para NE.

Associada a esta, uma area de maior fluxo em altura ( mid/upper jet) entra pelo litoral SW e avança até á região do sistema central.

Nos niveis médios e baixos, uma area de baixa pressão forma-se sob o eixo de vorticidade, em resposta ao aumento do forçamento dinamico...esta area de ciclogenese avança lentamente de oeste e torna-se estacionaria ao largo do litoral centro.

Uma massa de ar quente e humido é ejectada desde SW e cobre o centro e sul de PT continental, e uma linha de convergencia marca o limite maximo de propagação do ar quente ao longo do litoral centro até á Galiza.

Região NW

A advecção quente de sul em conjunto com o aquecimento diurno e a aproximação de ar frio nos niveis altos tornam a atmosfera instavel, com CAPE até 1000J/Kg.

O eixo de vorticidade deverá gerar forçamento dinamico, e em conjunto com a formação de uma extensa area de convergencia á superficie, deverão gerar varios focos convectivos.

Apesar disto, junto ao eixo de vorticidade o fluxo em altura estará estagnado, e não haverá shear, pelo que as células que nascerem serão pulsantes e não beneficiarão de condições para se organizarem.

Ainda assim, há um risco claro de precipitação excessiva convectivo-estratiforme, e um nivel amarelo está garantido por esse motivo.

Realça-se que este nivel amarelo está num patamar de transição para o nivel laranja já que os modelos estão bastante confiantes em iniciar convecção...no entanto existe alguma incerteza quanto á localização exata da maior actividade, e resolvi não arriscar o nivel laranja.

Interior Centro e Sul

Á frente do eixo de vorticidade em altura e da depressão á sfc, ar quente e forçamento dinamico abundante afectam a região em especial durante a tarde.

Algum ar seco oriundo de Marrocos infiltra-se nos niveis médios formando uma capping layer que contribuirá para concentrar a energia durante a tarde.

O aquecimento diurno em conjunto com o arrefecimento em altura disparão o CAPE para valores localmente até 1000-1500J/Kg ( WRF2km; WRF M.G.).

A presença de fluxo moderado de SW/WSW nos niveis altos e de S/SSE á superficie geram perfis de shear razoaveis e de componente rotacional, com 0-6km shear até 10-20m/s e 1-8km shear até 30-40kts.

Nestas condições alguma convecção organizada deverá surgir durante a tarde, com alguns segmentos lineares multicelulares e células discretas.
Dada a componente rotacional do shear, não se podem excluir supercelulas.

Os maiores riscos associados a esta actividade prendem-se com a ocorrencia de precipitação excessiva, granizo e rajadas pontualmente severas.


Existe confiança para lançar um nivel laranja por estes motivos.


9HmYUgz.png
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Acho que as previsoes do Stormy são para amanha essa frente vai chegar hoje

Tb penso que sejam previsões para amanhã.

Quanto a essa frente entrará por volta de que horas?

EDIT: Upss... desculpem pensava que estava noutro tópico.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Essa massa de nuvens está associado ao nucleo da depressão.
Amanhã vamos ter um eixo de vorticidade, que é como uma onda, que vai orbitar esse nucleo e entrar por PT..

Essa onda já se vê na extremidade sudoeste dessa mancha de nuvens...deverá enrolar-se á volta dela e entrar pelo território a partir da manhã de amanhã.