Luz nocturna sem explicação - 20/09

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
Boa tarde pessoal.
Desde já dou os parabéns pela nova plataforma, está 5 estrelas.

Todas as noites, como qualquer amante de astronomia, gosto de observar o céu nocturno.
Gosto de ver a ISS, Iridiuns, e tenho já bastante experiência nestas observações.

Ontem à noite, neste local (lng=-9.42937553,lat=38.87260880), observei um fenómeno bastante estranho, e para mim, sem explicação. Já procurei em heavens above, sites da especialidade ovni, tudo e mais alguma coisa, mas não encontro explicação. O céu estava praticamente limpo.

Cá vai:
23.06H - Observo uma luz azul escura com contornos esbatidos, com um brilho aproximado de -1/-2, a cerca de 75º de altitude a dirigir-se
aproximadamente a 10ºN. Pensei que fosse a ISS (brilho fixo durante todo o curso até ao horizonte), mas exclui quase automaticamente devido ao brilho azul esbatido.

23.08H - A luz segue o rumo 10ºN, embora já numa altitude reduzida (40º aproximdamente)

23.10H - A luz começa a perder a intensidade, brilho, para uns 0/+1,

23.11H - Chegando à altitude aproximada a que se deixa de ver estes fenómenos (+- 10/12º altutude), a luz começa a curvar para oeste, mudando o rumo para aproximadamente 310ºN. Neste momento, deixei de poder observar a luz porque desapareceu no horizonte.

Alguma explicação? Alguém por aqui que faça observações já viu alguma vez um fenómeno destes?
Alguma explicação para a luz ter mudado de rumo +- 100º num ápice?

Com centenas de Iridium observados, dezenas de passagens da ISS, nunca tinha observado tal coisa.
O brilho era diferente a tudo o que tinha observado.
Encontrei uma imagem que mostra a cor e brilho aproximado do que observei:
http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2010/11/08/article-1327790-0BF884BA000005DC-923_468x271.jpg

Fico a aguardar a vossa ajuda para tentar desvendar este "mistério"

:thumbsup:
 


Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Por acaso vi algo estranho ontem já depois da meia noite, por acaso também eram azuis, mas creio que o fenómeno foi diferente.
Estava a olhar para o céu e vejo uma luz muito fraca azul, mas a ganhar intensidade até que fica um azul forte, no sentido este - oeste, de inicio pareceu me um meteoro, porque deu me a ideia de estar a entrar na atmosfera, mas por incrível que pareça o objecto continuou o seu trajecto para oeste a uma velocidade menor, sendo visível o seu deslocamento. Ao acompanhar o objecto, vejo o que parece um replay do que tinha visto, desta vez mais a oeste, novamente o brilho intenso e um segundo objecto com o mesmo deslocamento mas não se encontravam muito próximos.
Este verão já é o terceiro fenómeno estranho que vejo no céu, já vi outros, sem uma explicação lógica, mas este foi algo de muito intenso, até fiquei arrepiado, este fenómeno foi visto por outras pessoas que se encontravam comigo e ficou tudo boquiaberto.
De facto entrou algo na atmosfera, acompanhando o possível trajecto e altitude os objectos dirigiam-se para o EUA
 
  • Gosto
Reactions: supercell

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Também já vi fenómenos parecidos, inclusive uma luz branca e brilhante a baixa velocidade, começando por piscar e efetuando uma reta e desaparecendo..
 

Sciroco

Cirrus
Registo
21 Set 2014
Mensagens
3
Local
Cascais
Boas,

por acaso na noite de sábado, foi captada esta foto pelas 23.30, em Sintra, os ditos pontos luminosos moviam-se de forma vectorial, o que me põe a duvidar de serem (balões com leds, ou semelhantes...)
já coloquei a questão neste fórum á pouco, para ver se alguém podia esclarecer.

abr
 

Attachments

  • Sintra 20_09_14.pdf
    21.1 KB · Visto: 64

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
sucata espacial? Sabemos que uma parte dos países/empresas não costumam anunciar a morte dos seus produtos.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boas,

por acaso na noite de sábado, foi captada esta foto pelas 23.30, em Sintra, os ditos pontos luminosos moviam-se de forma vectorial, o que me põe a duvidar de serem (balões com leds, ou semelhantes...)
já coloquei a questão neste fórum á pouco, para ver se alguém podia esclarecer.

abr

Neste caso específico, tal como já tinha dito no outro tópico, são efectivamente os balões com led's que se tornaram habituais em festas e casamentos. Já vi várias vezes e o efeito é precisamente esse. Curioso que a última vez que vi cheguei a comentar "a partir deste momento não tenho dúvidas que vão começar relatos de ovnis e afins :) )
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
sucata espacial? Sabemos que uma parte dos países/empresas não costumam anunciar a morte dos seus produtos.

Boas,

Quando tentei arranjar explicações para o que vi, de imediato me veio a cabeça o lixo espacial, quando se fala em ovni, não tem de ser uma nave alienígena, por isso tento arranjar explicações para que vejo.
Mas este fenómeno que observei não me parece que tenha sido uma re-entrada de lixo espacial, porque a intensidade de luz foi breve, cerca de 2 segundos, lixo espacial por norma é mais longo e com um rasto amarelado, que não observei.
Como disse, os objectos continuaram numa direcção este-oeste, numa velocidade mais lenta do que o normal para uma re-entrada, foi visível uma perda controlada de velocidade.
Sinceramente, acredito em tecnologia espacial norte america, os eua estão novamente a desenvolver naves para a iss, devido as sanções na russia
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Neste caso específico, tal como já tinha dito no outro tópico, são efectivamente os balões com led's que se tornaram habituais em festas e casamentos. Já vi várias vezes e o efeito é precisamente esse. Curioso que a última vez que vi cheguei a comentar "a partir deste momento não tenho dúvidas que vão começar relatos de ovnis e afins :) )
Já estive num casamento onde fizeram isso e realmente foi curioso de se ver, mas imagino a reação daqueles que os viram voar por onde passaram, já que eram imensos :D
 

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Mas esses lançamentos são ilegais, para isso é necessário pedir autorização ao INAC e a FAP, sei disso porque a 3 anos tive que reportar colisão com esses objectos na aproximação à pista, além de terem provocado danos na aeronave, apanhei um susto dos diabos por aquilo apareceu me por baixo do nada, inclusive fiquei com um dos led, que têm forma de uma bala cravado na asa.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e CptRena

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Mas esses lançamentos são ilegais, para isso é necessário pedir autorização ao INAC e a FAP, sei disso porque a 3 anos tive que reportar colisão com esses objectos na aproximação à pista, além de terem provocado danos na aeronave, apanhei um susto dos diabos por aquilo apareceu me por baixo do nada, inclusive fiquei com um dos led, que têm forma de uma bala cravado na asa.
E piloto?
deve ser um cagaço ir a descolar e apanhar uma cena destas
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Boa tarde pessoal.
Desde já dou os parabéns pela nova plataforma, está 5 estrelas.

Todas as noites, como qualquer amante de astronomia, gosto de observar o céu nocturno.

Cá vai:
23.06H - Observo uma luz azul escura com contornos esbatidos, com um brilho aproximado de -1/-2, a cerca de 75º de altitude a dirigir-se
aproximadamente a 10ºN. Pensei que fosse a ISS (brilho fixo durante todo o curso até ao horizonte), mas exclui quase automaticamente devido ao brilho azul esbatido.

23.08H - A luz segue o rumo 10ºN, embora já numa altitude reduzida (40º aproximdamente)

23.10H - A luz começa a perder a intensidade, brilho, para uns 0/+1,

23.11H - Chegando à altitude aproximada a que se deixa de ver estes fenómenos (+- 10/12º altutude), a luz começa a curvar para oeste, mudando o rumo para aproximadamente 310ºN. Neste momento, deixei de poder observar a luz porque desapareceu no horizonte.

Alguma explicação? Alguém por aqui que faça observações já viu alguma vez um fenómeno destes?
Alguma explicação para a luz ter mudado de rumo +- 100º num ápice?



:thumbsup:

Ricardo,

Também sou amante de astronomia e em muitos anos, muitas noites inteiras em céu escuro e nunca vi nada de esquisito.

Há uma possibilidade. Por acaso não poderia ser um drone, quadcopter? há váios deles que têm uns LED de elevadissim o rendimento (azul???) que para além de iluminar têm a função de encontrar o aparelho em caso de acidente.

Muitas pessoas de aeromodelismo andam nessa onda pois os preços baixaram bastante.

É só uma hipotese mas parece enquadrar-se na tua descrição,

cps
 

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Ricardo,

Também sou amante de astronomia e em muitos anos, muitas noites inteiras em céu escuro e nunca vi nada de esquisito.

Há uma possibilidade. Por acaso não poderia ser um drone, quadcopter? há váios deles que têm uns LED de elevadissim o rendimento (azul???) que para além de iluminar têm a função de encontrar o aparelho em caso de acidente.

Muitas pessoas de aeromodelismo andam nessa onda pois os preços baixaram bastante.

É só uma hipotese mas parece enquadrar-se na tua descrição,

cps

Passei 25 anos sem ver nada, até que um dia, ou porque encontrei um local propenso a avistamentos ( Serra Monchique ) ou porque fiquei mais atento e não bebo medronho...
 

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Mas isto é como tudo, nem tudo o que parece é, a uns anos estava a pesca, e durante algum tempo vi uma luz ténue esverdeada, fazia movimentos bruscos, até que me apercebi que era um pirilampo..
 
  • Gosto
Reactions: jorgeanimal

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Por acaso vi algo estranho ontem já depois da meia noite, por acaso também eram azuis, mas creio que o fenómeno foi diferente.
Estava a olhar para o céu e vejo uma luz muito fraca azul, mas a ganhar intensidade até que fica um azul forte, no sentido este - oeste, de inicio pareceu me um meteoro, porque deu me a ideia de estar a entrar na atmosfera, mas por incrível que pareça o objecto continuou o seu trajecto para oeste a uma velocidade menor, sendo visível o seu deslocamento. Ao acompanhar o objecto, vejo o que parece um replay do que tinha visto, desta vez mais a oeste, novamente o brilho intenso e um segundo objecto com o mesmo deslocamento mas não se encontravam muito próximos.
Este verão já é o terceiro fenómeno estranho que vejo no céu, já vi outros, sem uma explicação lógica, mas este foi algo de muito intenso, até fiquei arrepiado, este fenómeno foi visto por outras pessoas que se encontravam comigo e ficou tudo boquiaberto.
De facto entrou algo na atmosfera, acompanhando o possível trajecto e altitude os objectos dirigiam-se para o EUA


Também vi isso nessa noite (estava eu na Serra da Carregueira). Pareceu-me que se deslocava a uma velocidade tremenda.