IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

jorge1990

Cumulus
Registo
26 Nov 2010
Mensagens
320
Local
Lamego
O IPMA tem agora os seus AVISOS METEOROLOGICOS de modo descritivo (não sei se será o modo correto de dizer). Encontra-se no separador de "O TEMPO" abaixo de "PREVISÃO DESCRITIVA".
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,702
Local
Loures
O IPMA tem agora os seus AVISOS METEOROLOGICOS de modo descritivo (não sei se será o modo correto de dizer). Encontra-se no separador de "O TEMPO" abaixo de "PREVISÃO DESCRITIVA".

Parece-me um bom update :thumbsup:

sAKZCfK.jpg
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
são detalhes... em Faro no todo estamos com aviso laranja desde as 8 da noite, sei que está a chover bem no barlavento mas aqui em Faro a noite segue tranquila.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,702
Local
Loures
são detalhes... em Faro no todo estamos com aviso laranja desde as 8 da noite, sei que está a chover bem no barlavento mas aqui em Faro a noite segue tranquila.
Algo que apoio desde que me meti nas meteorológicas é que o sistema de avisos do IM/IPMA deveria ser alterado. Quando fizeram a divisão da R.A.M. em zonas distintas, pensei que fizessem o mesmo no Continente, mas tal não se verificou. Penso que uma maneira simples e eficaz de fazer a alteração seria passar a lançar os avisos por concelhos, mas também não me admirava se essa alteração ainda não foi efectuada porque depois seria dificil de apresentar tudo isto de forma clara na comunicação social.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Algo que apoio desde que me meti nas meteorológicas é que o sistema de avisos do IM/IPMA deveria ser alterado. Quando fizeram a divisão da R.A.M. em zonas distintas, pensei que fizessem o mesmo no Continente, mas tal não se verificou. Penso que uma maneira simples e eficaz de fazer a alteração seria passar a lançar os avisos por concelhos, mas também não me admirava se essa alteração ainda não foi efectuada porque depois seria dificil de apresentar tudo isto de forma clara na comunicação social.

Os avisos meteorlógicos que o IPMA começou a publicar com aquela barra são idênticos aos da AEMET. Só que a AEMET tem os avisos divididos por províncias, como por exemplo, a província de Huelva, Sevilha, Cádiz e por aí adiante, depois dentro da província de Huelva tem 3 sub-províncias, o Litoral de Huelva, Andévalo e Condado e depois Aracena. Por exemplo, no Algarve que é uma região longitudinal, devia ser dividida em 2 partes, o Barlavento e o Sotavento, ás vezes temos situações que justifiquem um aviso no Barlavento e no Sotavento nada se passa, como existe o contrário.

Por concelhos, era uma excelente ideia, mas talvez gerasse mais queixas, por exemplo, o concelho de Faro está em aviso amarelo e o concelho de Olhão está verde, as pessoas iriam questionar-se porque raio um está amarelo e o outro ao lado está verde.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Thomar

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sim realmente chegar ao nível de concelhos, embora na teoria fosse o ideal, é complicado, especialmente porque seria caótica a previsão e extremamente redundante no Norte, onde os concelhos são muitos e de área muito mais pequena!

Mas é claro há muitos anos, que a divisão por distritos não chega.
Tal como na Madeira distinguir regiões montanhosas é bom, também já temos visto no continente avisos relativamente às zonas costeiras do estado do mar, o que também é bom, mas claro uma sub-divisão menor que distrito era essencial.

Se o IPMA já usa por definição a separação entre 3 áreas (Norte, Centro e Sul) sem representar distritos específicos ou nenhum critério demasiado rígido, naturalmente era mais que aceitável a sub-divisão de certos distritos, como o exemplo referido do Barlavento e Sotavento no distrito de Faro. Rapidamente as pessoas se habituavam e a informação era muito melhor.

Talvez com uma sub-divisão que aproximadamente duplicasse o número de divisões actuais, complementanda com distinções específicas em casos de fenómenos costeiros e áreas montanhosas, fosse mais que suficiente para melhorar drasticamente a qualidade e utilidade dos avisos.
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Sim realmente chegar ao nível de concelhos, embora na teoria fosse o ideal, é complicado, especialmente porque seria caótica a previsão e extremamente redundante no Norte, onde os concelhos são muitos e de área muito mais pequena!

Mas é claro há muitos anos, que a divisão por distritos não chega.
Tal como na Madeira distinguir regiões montanhosas é bom, também já temos visto no continente avisos relativamente às zonas costeiras do estado do mar, o que também é bom, mas claro uma sub-divisão menor que distrito era essencial.

Se o IPMA já usa por definição a separação entre 3 áreas (Norte, Centro e Sul) sem representar distritos específicos ou nenhum critério demasiado rígido, naturalmente era mais que aceitável a sub-divisão de certos distritos, como o exemplo referido do Barlavento e Sotavento no distrito de Faro. Rapidamente as pessoas se habituavam e a informação era muito melhor.

Talvez com uma sub-divisão que aproximadamente duplicasse o número de divisões actuais, complementanda com distinções específicas em casos de fenómenos costeiros e áreas montanhosas, fosse mais que suficiente para melhorar drasticamente a qualidade e utilidade dos avisos.

E quem vos disse que isso já não estará a ser equacionado? ;)
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
E quem vos disse que isso já não estará a ser equacionado? ;)

Naturalmente ninguém nos disse, senão nem estaríamos a lançar ideias para o ar... Eh eh eh ;)

E se o estiver a ser, e vier a ser implementado, acho um excelente passo, e espero que seja mais um sinal de abertura do IPMA face às críticas do público em geral, e também da comunidade amadora e forista mais próxima.

E também um bom sinal esses projectos do IPMA irem um pouco de encontro ao que falamos aqui (mesmo sem sabermos), sinal que as ideias com pés e cabeça se tornam comuns. Portanto espera-se ansiosamente melhorias no sistema de Avisos!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Neste verão(não sei precisar a data), vi pela primeira vez o distrito de Lisboa sob aviso amarelo devido ao vento/nortada...demorou mas lá apareceu...se a previsão fosse por concelho, Cascais estava constamente em aviso amarelo/laranja.
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
O site do IPMA está a melhorar significativamente e não tarda, o update das imagens radar com sistema zoom será efectuado tal como as imagens do radar de Arouca ficarão disponíveis em breve no site.
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93
M

Membro excluído 274

IPMA a "levar na tromba" a torto e a direito nos media...
Continuo a defender que a culpa é toda do IPMA que não regula nem exige rigor no tratamento dos seus dados por parte da televisões. É urgente que exijam às tv´s boletins dignos, com informação detalhada próxima dos contribuintes... Que adianta a informação estar no site se não chega às pessoas? E quando chega é completamente deturpada nos últimos 10 seg do telejornal por um jornalista que apenas "comenta" um mapa a seu bel prazer...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Que eu saiba, devido á propria orografia de Lisboa que tem pequenos montes, faz com que qualquer pequena carga de água em pouco tempo faça pareçer que passou um Furacão por Lisboa. Sinceramente acredito em valores muito pontuais na ordem dos 30 mm em algum ponto mas nada mais do que isso !
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
sinceramente acho o ipma inocente, como todos sabemos é muito difícil fazer previsões e como se viu choveu torrencialmente em Lx e mais a norte se calhar ninguém deu por nada, no outro dia pôs o pais em alerta laranja e toda a gente, pensava que vinha um diluvio e no final, nada se passou, é preso por ter cão e preso por não ter
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Que eu saiba, devido á propria orografia de Lisboa que tem pequenos montes, faz com que qualquer pequena carga de água em pouco tempo faça pareçer que passou um Furacão por Lisboa. Sinceramente acredito em valores muito pontuais na ordem dos 30 mm em algum ponto mas nada mais do que isso !

:::: OFF TOPIC::::
Caro Aurélio, não quero entrar em discussão consigo, repito, não quero entrar em discussão consigo!
Mas garanto-lhe que pontualmente choveu em Lisboa valores bastante superiores a 30 mm, talvez até superiores a 60 mm!
Choveu durante praticamente duas horas consecutivas na zona onde moro, e esmiuçando essas duras horas, nuns (largos) 40 minutos choveu torrencialmente.
Fui para a rua! Acompanhei a situação na rua! Acredito que houve rate's de chuva superiores a 150 mm/h (no mínimo dos mínimos, e digo isto porque não tenho pluviometro para provar e não quero falar por alto) há muito mas mesmo muito tempo que não via assim tanta chuva tão forte, tão grada, durante tanto tempo, a célula estava totalmente estacionária.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: c.bernardino

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
sinceramente acho o ipma inocente, como todos sabemos é muito difícil fazer previsões e como se viu choveu torrencialmente em Lx e mais a norte se calhar ninguém deu por nada, no outro dia pôs o pais em alerta laranja e toda a gente, pensava que vinha um diluvio e no final, nada se passou, é preso por ter cão e preso por não ter

tens toda a razão! eu fui de Loures a Lisboa (15 km) em Loures pouco choveu.... em Lisboa foi brutal! Não tenho a certeza do nº de mm's mas na zona onde estava foi forte.
E uma coisa é verdade, o IPMA há muitos dias que tem tudo em amarelo/laranja.
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio