IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Então quer dizer que a célula conseguiu aterrar no meio de todas as estações amadoras e "profissionais" para nenhuma ter tido mais do que uns 20 mm numa hora. Sinceramente já vi muito disto em Lisboa (inundações) e por aquilo que me lembro por vezes até com 10 mm numa hora isto acontece.

Fim de assunto relativamente aos valores ....

Quanto ao IPMA, acho que esteve bem, não tem culpa de Lisboa ser "especial"
 
  • Gosto
Reactions: Paelagius


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
E isto de acusar o IPMA é uma vergonha autentica para a ProCiv de Lisboa! A Protecção Civil tem de estar preparada para tudo em qualquer momento e sem aviso prévio! Isso é uma boa ProCiv!!

Em caso de sismo também acusam o IPMA por não o prever??!!
Que tinha sido diferente se o IPMA tivesse lançado um aviso vermelho? Era o igualzinho!

Que ProCiv é este que acusa o IPMA por as inundações de hoje quando em Fevereiro passado o IPMA lançou aviso vermelho e mesmo assim o estádio da luz encheu à espera de um jogo que não se realizou nesse dia porque o arbitro decidiu que não havia condições???!!! Onde estava a ProCiv a salvaguardar e proteger as pessoas num estádio que ficou danificado? Onde painéis metálicos foram arrancados pelo vento! (E sou benfiquista!).
Foi um milagre não haver uma autentica desgraça nas mãos da Protecção Civil de Lisboa!!

Mas ainda relativamente a hoje, A ProCiv não ia evitar as inundações ocorridas, o que podia ser diferente seria apenas o número de operacionais disponíveis de imediato...
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Totalmente de acordo Gil_Algarvio, nota-se a léguas, que a protecção civil está a sacudir a água do capote...
Este organismo volta e meia vai mostrando aquilo que vale...e quão util é para a sociedade...
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Mais culpado é quem está a dar leis na câmara e não trata de arranjar as sarjetas e sumidouros e traçar um melhor planeamento urbano. Ainda quer o Costa ser primeiro ministro:lmao::lmao::lmao::lmao: (não quero com isto entrar em questões políticas)
 

j0TTa_bE

Cirrus
Registo
16 Set 2014
Mensagens
13
Local
Vila Nova de Gaia
Boa noite. Não sei se o local será o mais apropriado para colocar a minha questão. Necessitava do mapa das DEA's do dia 21/9 no período compreendido entre as 15:00 e as 23:59 UTC. Tentei praticamente o dia todo obter essa info na plataforma do IPMA mas a mesma não se encontrava operacional. Alguma sugestão onde obter a info pretendida? Antecipadamente grato. JB
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Totalmente de acordo Gil_Algarvio, nota-se a léguas, que a protecção civil está a sacudir a água do capote...
Este organismo volta e meia vai mostrando aquilo que vale...e quão util é para a sociedade...
Cuidado... A ProCiv é extremamente importante para as populações. Graças a deus que ainda não fez realmente falta.
Simplesmente tem de funcionar em condições. Com uma boa ou excelente organização e funcionamento acreditem que muita coisa seria possivelmente diferente, ou melhor.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Então quer dizer que a célula conseguiu aterrar no meio de todas as estações amadoras e "profissionais" para nenhuma ter tido mais do que uns 20 mm numa hora. Sinceramente já vi muito disto em Lisboa (inundações) e por aquilo que me lembro por vezes até com 10 mm numa hora isto acontece.

Fim de assunto relativamente aos valores ....

Quanto ao IPMA, acho que esteve bem, não tem culpa de Lisboa ser "especial"

A G.Coutinho registou 21mm entre as 22h30 e as 23h30. Apesar da muita chuva não houve ocorrências em Lisboa. Porquê? À tarde, nas estações do IPMA nem chegou a 20mm.

O IPMA não tem culpa do urbanismo, das sarjetas entupidas, do declive da cidade, etc. Mas... Comunicados destes:
Tendo em conta a análise de imagens de radar, é provável que noutros locais da cidade de Lisboa os valores de precipitação possam ter sido mais elevados.

Quando se tem um radar em Coruche capaz de estimar o valor acumulado da precipitação com alta precisão e resolução espacial....

É demasiado ridículo...
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,344
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Depois de olhar para o radar do IPMA e para as imagens de satélite do mesmo não terá sido um pouco exagerado emitir AVISO LARANJA para quase todos os distritos ?

eu acho que não e´ assim tão descabido, se reparares os modelos preveem a partir de agora muitos a aguaceiros a "explodir" para a tarde, como se sabe os aguaceiros são fenomenos localizados, não se sabe ao certo onde irá cair e assim acho que quiserem prevenir o que aconteceu ontem em Lisboa que aconteça em mais algum lugar, ate pode acabar por ser exagerado, mas vale mais tar a mais do que a menos, e´ a minha opinião
 

Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
eu acho que não e´ assim tão descabido, se reparares os modelos preveem a partir de agora muitos a aguaceiros a "explodir" para a tarde, como se sabe os aguaceiros são fenomenos localizados, não se sabe ao certo onde irá cair e assim acho que quiserem prevenir o que aconteceu ontem em Lisboa que aconteça em mais algum lugar, ate pode acabar por ser exagerado, mas vale mais tar a mais do que a menos, e´ a minha opinião

Sim poderá vir a existir e pelo que se vê no radar já existe nalguns pontos do país principalmente no interior alentejano e algum litoral algarvio vê-se bastantes células em tons amarelados... mas o que me parece mesmo é que este AVISO LARANJA se deve ao que se passou ontem com a discussão em torno do aviso ao SMPC de Lisboa ( que a meu ver eles não teem razão nenhuma nas afirmações que fazem pois eles já se encontravam em AVISO AMARELO) vamos ver o que nos espera a tarde..
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Sei que numa reportagem hoje penso que na TVI disseram que tinha havido acumulados locais na ordem dos 200mm, estimados via radar, mas não confiar muito, não tenho a certeza exactamente do que foi dito. Sei que falaram numa estimativa radar específica.

Noutro assunto, este link está escondidíssimo e não sei há quanto tempo lá estará, mas agora a sismicidade também tem um mapa sem ser em Flash.
http://www.ipma.pt/pt/geofisica/sismicidade/index.jsp
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Raios partam este nosso país !!!! Será possivel que NINGUEM se lembra de através acordos previamente feitos com os media, de que cada vez que haja um alerta laranja/vermelho isso ser comunicado logo na emissao em directo dos 4 canais ?

É assim tao dificil pensar e realizar isto ? Poupava-se milhares de € em prejuízos porque há sempre alguem que está a ver tv e avisa os familiares/amigos.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Também recentemente disponibilizada foi a nova versão da app do IPMA, que agora permite que submitamos relatos para o IPMA "on the fly", extremamente intuitivo e finalmente adicionaram a função de mostrar os avisos.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

aqpcb

Cumulus
Registo
4 Jan 2010
Mensagens
113
Local
Quinta do Anjo, Palmela, Setubal
Sim poderá vir a existir e pelo que se vê no radar já existe nalguns pontos do país principalmente no interior alentejano e algum litoral algarvio vê-se bastantes células em tons amarelados... mas o que me parece mesmo é que este AVISO LARANJA se deve ao que se passou ontem com a discussão em torno do aviso ao SMPC de Lisboa ( que a meu ver eles não teem razão nenhuma nas afirmações que fazem pois eles já se encontravam em AVISO AMARELO) vamos ver o que nos espera a tarde..
Não querendo por lenha na fogueira e sabendo que este local não é omais indicado acho um pouco descabido o pais estar em alerta laranja
 

thunderstorm87

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
496
Local
Cacilhas
boas.cada vez mais compreendo o porquê das pessoas ja não ligarem nenhuma aos avisos meteorológicos.o território está praticamente todo a Laranja.Acho que não é necessário.atendendo as imagens de radar e satélite....não se vê nada de muito significativo, a meu ver. Às vezes é mais o alarido que outra coisa.compreende se e muito bem que ninguém manda no tempo.so que com tantos avisos amarelos e laranjas a serem emitidos e os cidadãos a verem e comentarem que até nem é "nada de mais", o que pode ocorrer é que num dia que realmente se justifique um aviso laranja ou vermelho numa determinada situação, as pessoas ignorem por completo, pensado que se trata apenas de mais um aviso sem fundamento.esta e a minha opiniao e é o que oiço muitas pessoas a comentar.