Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
boas,
o fim de semana promete animação para os mesmos de sempre. No Sábado deverão as células surgem nas serras algarvias e subirem para norte como fizeram no outro dia. Esperam-se aguaceiros fortes e trovoadas no Alentejo, Região de Lisboa, Vale do Centro e Beira Baixa.
No Domingo a instabilidade rumará para Norte e Centro.
A partir daí novamente alguns dia de estabilidade mas que poderá ser de curta duração. Neste momento nada é muito certo. Seja como for o caso mais provável será precipitação convectiva, caso venha a ocorrer.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,
Olhando aos modelos eu diria que hoje existem poucas chances de chover, contudo amanhã pela tarde e sobretudo no Sábado podemos vir a ter forte instabilidade com aguaceiros fortes e trovoadas (segundo o Hirlam), aguaceiros normais segundo o ECM ou aguaceiros fracos segundo o GFS. Ou seja situação ainda muito volátil. Domingo um maior consenso com aguaceiros e trovoadas a norte e centro.
Depois disso vários dias sem qualquer instabilidade talvez com alguma chance de cut-off para o final do período (o ECM parece que gosta de modelar essas coisas)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sim, é quase certo.

Na verdade, inicialmente nem se esperava grande coisa hoje ou amanhã, mas pelos vistos já há chances razoáveis hoje no interior Sul, e amanhã boa parte do Sul, e até a zona litoral Centro, incluindo Lisboa poderão ter aguaceiros a partir da tarde.

Hoje:

Mg7c8J1.png


Amanhã:


gBvDQsn.png


Já Sábado, a actividade será bem mais generalizada. Ao longo do fim de semana, existirá a formação de uma linha de instabilidade que irá atravessar o território no sentido Sul - > Norte.

brack1a.gif
 
Última edição:

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Boa tarde,

Espero não estar off topic mas deixo a seguinte questão relativa à última run do GFS:
Quando nas saídas dos meteogramas do MeteoPT aparece uma percentagem de nuvens no céu de 0% e precipitação de 0,5 ou 0,7 mm, isso quer dizer exactamente o quê? Na última saída para Sintra, indica isso na manhã do próximo domingo. Chove sem nuvens ou trata-se de nebulosidade baixa que provoque chuva tipo "molha-parvos"?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Boa tarde,

Espero não estar off topic mas deixo a seguinte questão relativa à última run do GFS:
Quando nas saídas dos meteogramas do MeteoPT aparece uma percentagem de nuvens no céu de 0% e precipitação de 0,5 ou 0,7 mm, isso quer dizer exactamente o quê? Na última saída para Sintra, indica isso na manhã do próximo domingo. Chove sem nuvens ou trata-se de nebulosidade baixa que provoque chuva tipo "molha-parvos"?

De facto por vezes ocorre aparecer isso nos meteogramas.
Não se trata do tipo de nebulosidade, pois a apresentada nos meteogramas é a total, que já inclui os vários tipos. É mesmo um problema de tratar dados de modelos globais, com resoluções espaciais relativamente pobres, e de para gerar os meteogramas ter de se interpolar os dados, tanto de precipitação, como de nuvens, a partir dos 4 pontos mais próximos. Costuma acontecer mais vezes em zonas montanhosas, onde basta apenas um ponto ter precipitação com pouca nebulosidade e os outros todos estarem a zero, para a interpolação no meio dar algo desse tipo. E também geralmente só acontece quando está modelada precipitação em regime de aguaceiros com relativa pouca percentagem de nuvens, podendo haver pontos com precipitação com pouca percentagem de nuvens, e outros com nuvens e precipitação 0, resultando a interpolação para pontos intermédios em algo assim.
De qualquer forma, mesmo com pouca nebulosidade, nunca deveria dar 0. Para isso acontecer, é porque o próprio GFS modela em alguns locais precipitação praticamente sem nuvens, o que já de si é um pouco estranho, mas certamente advém da forma como são parametrizados os aguaceiros na física dos modelos, já assuntos um pouco mais complexos (para não dizer muito).
:)

Na prática, o que quer dizer?
Depende dos casos, mas eu diria que geralmente quer dizer que nas redondezas do local que estás a ver a previsão haverá alguns aguaceiros bastante dispersos entre muitas abertas. Provavelmente de um lado será esse o cenário, e do outro céu limpo. Típico de zonas montanhosas, ou de contrastes em zonas costeiras quando os aguaceiros estão apenas sobre o mar. A interpretação correcta dependerá de caso para caso na prática, pensando nestas várias possibilidades que referi...

Espero ter ajudado um pouco...
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Percebo que a previsão de precipitação, p,ex. para este domingo, não seja fácil numa localização geográfica reduzida.
Sem querer chatear muito a tendência é para que chova mesmo nessa manhã ou trata-se apenas de uma pequena possibilidade?
Pergunto isto porque eu e um grupo de pessoas vamos organizar um evento ao ar livre com cerca de 200 pessoas e o ideal mesmo era não chover ;)

P.S- Edit :Não tinha visto a segunda parte da resposta.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã deveremos ter um dia mais activo no Sul, com convecção pontualmente severa.

Analise/Sinóptica

Em altura uma perturbação avança desde o SE de Espanha e varios maximos de vorticidade provenientes de um cavado no Mediterraneo organizam-se numa nova e compacta cut-off a SW de Lisboa durante a tarde e noite para Sabado.

O fluxo em altura roda lentamente desde E para SW e intensifica-se á medida que a perturbação se consolida.

Areas de forçamento dinamico começam a actuar em torno desta cut off, e em resposta aos movimentos verticais as temperaturas da media troposfera começam a descer, com valores de T500 inferiores aos -15ºC a aparecer..

Á superficie, em resposta ao forçamento dinamico, uma difusa area de baixa pressão começa as surgir no Golfo de Cadiz, e o fluxo de ar seco vindo de E/NE começa a virar para S/SE com entrada de ar humido Mediterraneo...na fronteira das duas massas de ar, uma dry line avança gradualmente para norte durante o periodo, e um low/mid level jet instala-se no sector de advecção humida.

A entrada de ar quente/humido e o arrefecimento em altura deverão desestabilizar gradualmente a Atmosfera, com valores de CAPE a subir até 500-1000J/Kg.

Espera-se que com o aumento da instabilidade e o forçamento devido á dry line/dinamica em altura sejam suficientes para gerar varios focos convectivos em especial de tarde, que se manterão activos durante a noite dada a manutenção de condições termodinamicas favoraveis associada ao regime de advecção quente.

As células que surgirem durante a tarde evoluirão num ambiente de shear fraco, mas com a gradual rotação e intensificação do fluxo em altura,perfis de shear rotacionais com até 30-40Kts de 1-8km shear deverão surgir...
Espera-se assim que as células possam adquirir um grau de organização crescente a partir do meio/fim da tarde, com possivel formação de clusters ou mesmo alguns segmentos lineares.
Durante a noite/madrugada as condições melhoram, e os perfis de shear fortemente rotacionais ( SE á sfc e WSW aos 500hpa) deverão privilegiar a genese de supercelulas discretas.

Os riscos mais evidentes associados a esta actividade prendem-se com a ocorrencia de granizo,que poderá ser pontualmente grande, precipitação excessiva e rajadas marginalmente severas associadas a micro/downbursts.
Para já os modelos não mostram convecção com um grau de cobertura que me dê confiança para lançar um nivel laranja, no entanto poderá haver um upgrade caso a situação assim o exija.

azKBs2N.png
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,
Bem, fiquei surpreendido com as ultimas saidas do ECM, tem carregado na precipitação aqui para a zona, refiro-me a Sábado,situação a acompanhar. :trovao: :rain:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Candy

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas,
Ouvi uns zunzuns de que se aproximam mais uns dias interessantes.
Ao ver o meteograma para Peniche vejo que os valores CAPE e LI para sábado, às 18h, são
CAPE 1043, LI-5.0
No entanto prevêem pouca, ou nenhuma, precipitação. O que isto quer dizer? Vamos ter animação com trovoada, mas o mais provável é ser trovoada seca? Ou não é nada disto e eu ainda não consegui aprender nada? :(
 
  • Gosto
Reactions: Nuno_1010

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O meteograma para um certo ponto do mapa (o facto de o ponto estar nomeado não significa que as características específicas do local estejam integradas no modelo) é apenas uma amostra interpolada de uma área considerável em que os detalhes do relevo, da costa, etc são ignorados (só as coordenadas do centro da área, a altitude média e outros parâmetros médios são tidos em conta). O modelo produz uma previsão de precipitação média para a área não tendo em conta se a precipitação vai ser concentrada em apenas alguns locais ou se vai ser mais ou menos uniformemente distribuída (para o modelo ela é sempre uniformemente distribuída). Então, tomando como exemplo muito simplificado, a situação de em metade da área chover 10mm e na outra metade chover zero, se o modelo tiver previsto 5mm para a área toda terá acertado exactamente na previsão. No caso de aguaceiros ainda mais localizados, podemos ter por exemplo um aguaceiro forte de 10mm numa zona que corresponda apenas a 10% de uma certa área; o modelo distribui esses 10mm pela área e conclui, acertadamente, que a precipitação média para essa área será apenas... 1mm. Portanto, se em Peniche estiverem previstos apenas 1mm, nada impede que se apanhe com o aguaceiro de 10mm em cima (probabilidade 10%) ou que não chova (probabilidade 90%). Assim se percebe o motivo de tantas vezes acharmos que os modelos erraram: é apenas uma questão da resolução com que os modelos trabalham, normalmente quadrados com algumas dezenas de quilómetros de lado, dimensões superiores à maior parte das células que produzem aguaceiros nestas situações.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

todo o País em alerta amarelo por aguaceiros e trovoadas:

Previsão para 6ª feira, 26.setembro.2014

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade na região
Centro para o final do dia.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do
quadrante leste, soprando moderado (20 a 30 km/h) nas terras
altas até ao final da manhã.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales e terras baixas.

REGIÃO SUL:
Períodos de céu muito nublado com ocorrência de aguaceiros, sendo
por vezes fortes e acompanhados de trovoada durante a tarde.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do
quadrante leste.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales e terras baixas.

GRANDE LISBOA:
Céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade a
partir do final da manhã com possibilidade de ocorrência de
aguaceiros.

Vento fraco (inferior a 15 km/h).

GRANDE PORTO:
Céu pouco nublado ou limpo.

Vento fraco (inferior a 15 km/h).

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 21/22ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro,
passando a ondas de sueste.
Temperatura da água do mar: 21ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
PORTO - 15/27ºC
LISBOA - 17/27ºC
FARO - 18/24ºC

METEOROLOGISTAS: Madalena Rodrigues/Bruno Café.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Atualizado a 26 de setembro de 2014 às 0:40 UTC

Cá está o mapa:

7DUHHrG.png


http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

O avisos são só a partir do dia 28/09,para certos distritos é para hoje e amanhã mas quem abre o site pensa que são para hoje que está tudo em aviso amarelo...:huh: Por exemplo, Faro está em alerta amarelo já a partir de hoje, mas o Porto é só a partir de 28/09..

De qualquer modo o IPMA faz bem em antecipar, pode é induzir em erro, a quem não clicar nos distritos..
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Firefigther