Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As últimas células resistentes (únicas descargas registadas depois das 22h locais até à 22h14)
IWCCWpr.jpg


Imagem radar das 22h20 locais
mVbRb2I.jpg
 


PauloAlex

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
38
Local
Bufarda
Aí está uma descarga de respeito, quase 100kAmp! (às 20:09 locais)
gA5cK28.jpg

Não tenho dados para afirmar a qualidade da informação das descargas do IPMA, mas essa descarga, se foi a que me mandou o disjuntor "a baixo" certamente não foi nessa localização, já que após o clarão nem um segundo passou até ao som do trovão, talvez tenha sido mais uns 500/1000m para este. Após esta descarga houve outra, essa sim poderá ter sido nesse local, mas se foi o caso, uma delas não aparece.

De qualquer forma tenho estado a observar dentro do possível o "festival eléctrico" e são claramente mais as descargas que na realidade aconteceram do que as que aparecem no mapa (estive agora mesmo a ver a versão actualizada do IPMA). Desde as 20h tem sido um festival, não passa um minuto sem duas ou três descarga eléctricas (a maioria intra-nuvem).
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não tenho dados para afirmar a qualidade da informação das descargas do IPMA, mas essa descarga, se foi a que me mandou o disjuntor "a baixo" certamente não foi nessa localização, já que após o clarão nem um segundo passou até ao som do trovão, talvez tenha sido mais uns 500/1000m para este. Após esta descarga houve outra, essa sim poderá ter sido nesse local, mas se foi o caso, uma delas não aparece.

De qualquer forma tenho estado a observar dentro do possível o "festival eléctrico" e são claramente mais as descargas que na realidade aconteceram do que as que aparecem no mapa (estive agora mesmo a ver a versão actualizada do IPMA). Desde as 20h tem sido um festival, não passa um minuto sem duas ou três descarga eléctricas (a maioria intra-nuvem).

:thumbsup:É bem verdade que os detectores do IPMA deixam passar uma grande parte das descargas. As falhas de corrente julgo que acontecem quando as descargas atingem ou as linhas de alta tensão ou os postos de transformação e fazem saltar os disjuntores nas estações de distribuição. Nem precisam de ser as descargas mais fortes. A falta de detecção é mais flagrante nas zonas urbanizadas, então pela área da grande Lisboa já se assistiu a "festivais" de muitas dezenas de descargas e aparecem apenas meia dúzia no registo. ;)
 
  • Gosto
Reactions: PauloAlex

PauloAlex

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
38
Local
Bufarda
:thumbsup:É bem verdade que os detectores do IPMA deixam passar uma grande parte das descargas. As falhas de corrente julgo que acontecem quando as descargas atingem ou as linhas de alta tensão ou os postos de transformação e fazem saltar os disjuntores nas estações de distribuição. Nem precisam de ser as descargas mais fortes. A falta de detecção é mais flagrante nas zonas urbanizadas, então pela área da grande Lisboa já se assistiu a "festivais" de muitas dezenas de descargas e aparecem apenas meia dúzia no registo. ;)

Mas neste caso a falha não foi só na rua nos disjuntores da distribuição (o que considero perfeitamente normal e aconteceu), mas o disjuntor que também saltou foi o cá de casa. Já havia luz na rua e nas casas em redor por isso estranhei, fui ver o quadro e o disjuntor principal estava desligado, por isso a descarga foi mesmo muito perto (como foi a minha impressão). Acerca do IPMA em tempos vinha de autocarro de uma formação que fui dar a LX e perto de Torres Vedras assiti a várias descargas, mal cheguei a casa fui ao IPMA, nem uma delas aparecia, voltei várias vezes ao site para ver se era um problema de actualização e cheguei à conclusão que era um problema de dados (nunca apareceram essas descargas).
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Bem, já vi que a tarde foi fértil em acontecimentos, ia a caminho da lagoa de Albufeira quando pelas 16:30h aprox. começa a chover na zona de Fernão Ferro, mas a chegar a lagoa pouco tinha caído, havia muita água acumulada, mas possivelmente da chuva da manhã,

quase a chegar á lagoa

15373207632_3874c0caab_o.jpg

15186821340_abce6c4b1e_o.jpg


esta onde se realiza o festival do Meco, a estrada estava quase seca

15373502645_ec76645158_o.jpg


esta tirada pelas 19:00h

acabei por não ir a banhos :lol: pois estava um pouco ventoso e tinha arrefecido bem, embora a agua estava quase morna,

15373502725_2b5639225b_o.jpg


tirada perto da praia do Meco, um quarto de hora depois

15370348981_a628b6f7c4_o.jpg


já depois de vir do Espichel, começo a ver pequenos clarões mas eram longe, mas ainda apanhei um, pouco visivel ( não tinha tripé para ver, coloquei a máquina no tejadilho do carro, tinha pouca visibilidade do que tirava )

15187000117_59236223de_o.jpg


e assim foi um dia interessante, embora aqui pela zona costeira teve pouco significado em termos de mau tempo, o mais notável foi a diminuição da temperatura,
vamos ver como será o dia de amanhã, espero fazer Alcácer - Comporta e talvez Melides.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Algumas imagens que captei hoje, ao fim do dia, no Cabo Carvoeiro.
Umas com vista para W e outras com vista para SE.

Fica só o link do álbum, para não sobrecarregar a página.
http://imgur.com/a/fW5LJ#4
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mas neste caso a falha não foi só na rua nos disjuntores da distribuição (o que considero perfeitamente normal e aconteceu), mas o disjuntor que também saltou foi o cá de casa.

Portanto a descarga caíu em postes bem perto e afectou especialmente o circuito dessa casa, ou então a tensão de utilização de corrente na casa estava mais perto do limite do quadro e o acréscimo fê-lo saltar.

Acerca do seguimento, por aqui céu estrelado, 19.1ºc 91%Rh (:hehe:). Uns relâmpagos espaçados e distantes a norte.

Aquelas células no mar continuam a resistir à dissipação, a expansão aproximou a sua periferia um pouco mais da Figueira da Foz:
TyPbjtf.jpg
Cr2BpQT.jpg
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bem, já vi que a tarde foi fértil em acontecimentos, ia a caminho da lagoa de Albufeira quando pelas 16:30h aprox. começa a chover na zona de Fernão Ferro, mas a chegar a lagoa pouco tinha caído, havia muita água acumulada, mas possivelmente da chuva da manhã,
esta tirada pelas 19:00h
acabei por não ir a banhos :lol: pois estava um pouco ventoso e tinha arrefecido bem, embora a agua estava quase morna,

15373502725_2b5639225b_o.jpg


tirada perto da praia do Meco, um quarto de hora depois

15370348981_a628b6f7c4_o.jpg


já depois de vir do Espichel, começo a ver pequenos clarões mas eram longe, mas ainda apanhei um, pouco visivel ( não tinha tripé para ver, coloquei a máquina no tejadilho do carro, tinha pouca visibilidade do que tirava )

15187000117_59236223de_o.jpg


e assim foi um dia interessante, embora aqui pela zona costeira teve pouco significado em termos de mau tempo, o mais notável foi a diminuição da temperatura,
vamos ver como será o dia de amanhã, espero fazer Alcácer - Comporta e talvez Melides.

:palmas: Excelente, são as células que terminaram o dia entre a Ericeira e Peniche! Que belas fotos! Espectacular a última! :thumbsup: Bem obtido com o "material" disponível! Estas reportagens no terreno são sempre muito interessantes.:cheers:
 
  • Gosto
Reactions: Vitor TT

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Hoje pelas 15:00 fui até á Serra da Amoreira mesmo aqui em cima. Tirei umas fotos para Sul das quais deixo aqui 2. Tarde abafada por estes lados. Se a situação assim justificar vou tentar ir lá de novo tirar mais umas fotos á maçarico.

62bUXQo.jpg

Bom spot, um bom é o de Montemor a caminho do colégio no alto, apanha-se a ponte Vasco da Gama e por ai abaixo ( quase se vê onde moro ).
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000