Sites sobre meteorologia



supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,243
Local
Aveiro
Olá pessoal, de todos os sites que existem com imagens de satélite e radar, gostava de saber qual é o melhor deles todos (o com actualizações mais regulares e com melhor qualidade) em termos do território nacional, para além do IM. ;)
Já procurei muito, mas os melhores são os dos estados unidos, nunca encontrei um que fosse mesmo bom e que fizesse referência a Portugal. :unsure:
Gostava de ver as vossas opiniões.
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,243
Local
Aveiro
Sim, tens razão, por acaso até já conhecia sat24, estva um pouco apagado ;)
Onde se vê intervalos de actualização dele? Parece que são um pouco tardios, será? :huh:
E de radar, depois do IM, também há algum bom?
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Na barra em baixo, na imagem. Não te esqueças que a hora portuguesa é +1 em relação à UTC, ou seja, para nós é UTC+1(h).

Radares sei poucos, para a zona norte do país tens este, do MeteoGalicia, penso que seja "fiável".
Ainda tens outros do Aemet: região norte, Bragança, Centro/Sul e Sul. Desconheço também a fiabilidade. Quando mencionei as regiões são as regiões de Portugal que são visíveis no Radar, visto que estes radares estão situados em Espanha.
 

Shimmy

Cirrus
Registo
27 Mai 2010
Mensagens
42
Local
Lisboa
Não sei se já tinha sido mencionado aqui, mas no meu trabalho como Oficial de Operações de Vôo utilizo o sempre seguinte site antes de planear as rotas optimizadas, para ter uma ideia geral de onde está a jet e a turbulência: http://earth.nullschool.net/#current/wind/isobaric/850hPa/orthographic=-41.68,30.44,703

Apesar de à primeira vista parecer apenas uma protecção de ecrã "bonita", ao carregar na palavra "earth" temos variadíssimas opções muito interessantes.

Já fiz crosscheck com os METAR's em vários pontos, ao nível da superfície, e é muito muito accurate.

Truques:
- clickar num ponto do mapa permite ver vento e os dados do overlay escolhido.
- arrastar para mover e scrool no rato para zoom
- nas setinhas do "control" pode avançar-se ou recuar 3h de cada vez no tempo
- para quem, como eu, utilize no âmbito da aviação, a tabela abaixo poderá ser útil:
FL50 (850 hPa)
FL100 (700 hPa)
FL140 (600 hPa)
FL180 (500 hPa)
FL240 (400 hPa)
FL270 (350 hPa)
FL300 (300 hPa)
FL320 (275 hPa)
FL340 (250 hPa)
FL360 (225 hPa)
FL390 (200 hPa)
FL450 (150 hPa)
FL530 (100 hPa)
FL600 (70 hPa)

Have fun :)

PS - Se algum jeitoso de informática conseguir transformar isso em fundo de ecrã ou protector de ecrã, com refresh automático, eu estarei muito interessada!
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Boas tardes
Gostava de saber se alguém conhece uma app para android onde pudesse consultar os avisos do meteoalarm e do estofex

Os avisos do meteoalarm são os mesmos que o IPMA (no caso de quereres só os de Portugal), poranto podes baixar a app do IPMA.

Para o ESTOFEX tens o Meteoscout, que para além dos avisos do ESTOFEX, tem uma panóplia de cartas de diferentes modelos meteorológicos.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

bisnaga33

Cirrus
Registo
26 Mai 2009
Mensagens
56
Local
almada
Os avisos do meteoalarm são os mesmos que o IPMA (no caso de quereres só os de Portugal), poranto podes baixar a app do IPMA.

Para o ESTOFEX tens o Meteoscout, que para além dos avisos do ESTOFEX, tem uma panóplia de cartas de diferentes modelos meteorológicos.




Boa noite obrigado pela resposta em relação a app do ipma não consigo ver os alertas mas o que procurava mesmo era alertas europeus neste caso o meteoalarm