Detector de Trovoada - blitzortung



mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
Miguel, vejo que ainda te persistem algumas duvidas sobre o modo de funcionamento do sistema Blitzortung.
A situação que descreves é perfeitamente normal, quanto mais próximo de ti estiver a trovoada maiores são as probabilidades de ela não ser detectada pela tua estação, porque ela entra naquilo que normalmente se designa por "modo de interferência".
Imagina por hipotese que a trovoada se situa entre Oeiras e a Moita, e que, tambem por hipotese, ambas as estações ficam em modo interferência, ora as que sobram não chegam para validar a descarga, a não ser que ela seja muito forte e tenhamos a ajuda de algumas estações em Espanha.
A coisa é mesmo assim, ainda hoje foram registadas descargas a 6 - 7 Km da minha localização, e a minha estação não teve participação no seu registo, mas por outro lado ajudou a registar outras descargas que ocorreram a 40 - 50 Km. Precisamos de uma maior densidade de estações, e mesmo assim sempre se perderão alguns registos.
Hà pouco tempo alguem me perguntou em privado se, existindo já a minha estação, valeria a pena instalar uma nova estação num local que não dista mais de 50Km da minha localização, e a resposta que dei, foi que sim, que vale a pena e muito. Basicamente o sistema funciona de forma que cada um detecta para as localizações de outros e os outros detectam para a nossa, é o somatório de importa.

Hà uma coisa que podes fazer, e que pode melhorar as possibilidades de a tua estação participar na deteção de descargas próximas. Quando sentires que as trovoadas estão próximas, reduz o ganho dos amplificadores, isso pode evitar que entres em modo interferência, e quando a trovodada se afastar repôes os valores anteriores... podes tambem activar o Auto Adapt to Noise e o Auto Amplitude Filter. Este procedimento é recomendado por um dos developers no forum da Blitzortung. Eu utilizo-o e estou satisfeito com os resultados.

Cumprimentos

Ok Werk,
Assim já percebi.
Mas é uma pena que isso seja assim, mas é compreensível.
Do auto noite já tenho activado, o resto vou confirmar.
Obrigado pela excelente explicação.
Abc
 

mt007

Cirrus
Registo
7 Jan 2012
Mensagens
63
Local
Oeiras
O MeteoTomar esta assim e recomendo. Miguel se quiseres posso meter a tua estação assim :)

Boas Luis,
Só vi a tua mensagem depois.
Ela como está agora com as configurações que meteste estou muito contente com o seu funcionamento.
Mas se com essas alterações ela ficar melhor ainda boa siga em frente.
Obrigado.
Abraço.
 

stormiday

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
216
Local
Fermentelos (Águeda) 25 mts altitude
Para o próximo ano já virão montados :)

AF10 bem vindo e espero que consiga colocar a estação a funcionar.
Quanto a outras escolas não conheço :(
Abc
Boas tardes.

Se isso for verdade, para o ano posso garantir a minha adesão a esse projeto :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: lsalvador

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Pessoal

Com a aproximação da venda dos novos Kit's, Blue System, alguns kit's red system estão a venda no forum. Neste momento tenho o contacto de um alemão que tem um kit para venda, ainda não foi montado, é igual ao kit que o Cercal tem.

Quem estiver REALMENTE interessado, envie-me uma PM que indicarei o valor que pede e darei o contacto.

Não tenho nada a haver com o negocio, o único interesse é aumentar a rede em Portugal e melhorar os nossos sinais.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas pessoal

Alguém com planos de adquirir um Kit e juntar-se ao projecto, são precisas mais estações por cá :), principalmente a norte e a sul.
Boas...

Parece-me ter visto no site deles que de momento não estão a receber novas encomendas.
Aqui já estamos a pensar num sistema destes há algum tempo, mas ainda não houve disponibilidade.
Quando reabrirem as encomendas, certamente colocaremos o assunto novamente em cima da mesa. ;)
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Se quiseres esperar pelos novos kits, os Blue tudo bem, mas tens malta a vender o Red Kit por montar a bons preços. Tens la um Holandês a vender um kit por montar por 125€, a ultima versão que saiu, que já não usa os ferrites, igual ao do Cercal.
 
  • Gosto
Reactions: ecobcg

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Se quiseres esperar pelos novos kits, os Blue tudo bem, mas tens malta a vender o Red Kit por montar a bons preços. Tens la um Holandês a vender um kit por montar por 125€, a ultima versão que saiu, que já não usa os ferrites, igual ao do Cercal.

ok. Obrigado. Vou dar uma olhadela.:)
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
As trovoadas estão de volta, e coisas novas tambem...
Ora aqui fica o link para um mapazinho animado da Ibéria com as trovoadas das últimas duas horas,
que inclui tambem a localização das nossas estações, e informação extra sobre as mesmas, clicando no icon.
Tudo em tempo real, é claro, graças ao BlitzOrtung a ao excelente script do Ken (Saratoga Weather) tambem autor das excelentes Saratoga Templates

http://www.meteocercal.info/wx_BOIberia.php

Disfrutem :)
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Hoje foi um dia em cheio para os detectores portugas. Mesmo sendo poucos, certamente que contribuimos bastante para a deteção das trovoadas de hoje no território nacional.