Seguimento Litoral Centro - Outubro 2014



ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Boa Tarde
hehe.gif

LISBOA-AJUDA-MONSANTO

Temp Max: 30.9 ºC 15:51
Temp Mini: 19.2ºC
Rajada Máxima: 26.2 km/h
akdam8.gif
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
Boa tarde a todos. :)

Costumava andar por aqui mais pelo Inverno, mas a minha localização alterou-se e a partir de agora reporto de Lisboa. :)
E sim, na zona do Parque das Nações a coisa esteve complicada. A chuva era diluviana, e mal abrandava, recomeçava de novo. Muitas poças e lençóis de água, mas a parte mais complicada (que está na TVI 24) já devia ter sido ultrapassada quando passei. A temperatura do carro sofreu uma queda de 10 graus em cerca de 10 minutos.
Para terem uma ideia, registei um pequeno vídeo, pouco antes das 17 horas. Foi o que se arranjou com o telemóvel. :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Previsão para 6ª feira, 3.outubro.2014

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente
de nebulosidade nas regiões Centro e Sul durante a tarde,
em especial no interior, com possibilidade de ocorrência
de aguaceiros.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do
quadrante norte.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales e terras baixas.

GRANDE LISBOA:
Céu em geral pouco nublado.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte.

GRANDE PORTO:
Céu pouco nublado ou limpo.
Vento fraco (inferior a 15 km/h).

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros.
Temperatura da água do mar: 21ºC
Costa Sul: Ondas de sueste com 1 metro.
Temperatura da água do mar: 22ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
PORTO - 17/27ºC
LISBOA - 20/29ºC
FARO - 20/28ºC

METEOROLOGISTA: Ricardo Tavares.
INFORMACAO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 3 de outubro de 2014 às 0:30 UTC

"GRANDE LISBOA:
Céu em geral pouco nublado."
Desta vez, desculpem-me mas... fiasco, e dos grandes!:inocente:

Edição: e houve uma trovoadita, pelo menos, no Alentejo, em Almodôvar.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Se não houvesse um desfasamento de 20 a 30 minutos entre a captação e a publicação das imagens de radar, ainda seria possível prever e precaver. Às 16:38 já eu tinha posto uma mensagem a referir que havia ali qualquer coisa, mas só baseado nas imagens das 16h10 e 16h20. A precipitação forte terá começado entre as 16h35 e as 16h40 prolongando-se até às 17h10 com pico talvez às 16h50. Isto é, só foi possível ver as imagens correspondentes depois de ter terminado.

Também acrescento que a resolução minúscula das imagens torna-as quase inúteis em situações de aguaceiros pontuais como têm ocorrido. Será mesmo impossível melhorar esse aspecto? O radar não tem mais detalhe?

O radar de Cáceres esteve desligado hoje, perdeu-se uma parte da cobertura do RainAlarm.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Adora é que fique estupefacto!! :shocking::shocking::shocking:
Aqui estou em casa de janelas abertas ao pé do Santa Maria e nunca na vida estava a contar com isso. Quando vi a noticia na net até fui confirmar a data e hora e se não tinha sido algum rebentamento de conduta, andes de vir para o fórum!!! :lmao:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Fiquei espantado quando vi que a Expo inundou com temperaturas nos 30ºC e céu limpo. :o :o :o Mas realmente vi células bastante grandes e bigornas de meter medo por todo o lado por volta das 13h para Norte e por volta das 16h para sul e este. Deixo aqui algumas imagens...

De manhã:
VOBqjcy.jpg

Ao almoço:
AXaOo0I.jpg

1ul1VC1.jpg

À tarde:
YMPjEJ6.jpg

9Wfqk5z.jpg

Célula para os lados de Lisboa
05wQeEB.jpg


Desculpem algumas imagens estarem tortas e mal feitas, tive de as tirar à pressa...

Amadora chegou outra vez aos 31ºC e minima nos 20ºC. Tempo tropical continua mas amanhã já dão uma descida de temperatura ligeira. Parecia que ia mesmo chover à tarde mas acabou por não se ver, o que senti foi uma descida de temperatura por volta das 16h/17h e aumentou a intensidade do vento, e ainda bem que isso aconteceu porque já estava tudo a morrer de calor.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Agora: 23,6ºC Aparente: 25ºC Ainda está calor!!! :o

Algumas imagens do pôr-do-sol e dos cirros, simplesmente lindo...
dDE6xn3.jpg

MI4Kr9Y.jpg


A qualidade do meu telemóvel não é a melhor, se não viam mesmo o vermelho carregado das nuvens, característico dos climas tropicais.

Fim-de-semana vai ser calmo, baixa um bocado a temperatura, algumas nuvens mas tudo normal.
Desejo a todos um bom fim-de-semana! :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Looolll, isso em Lisboa é muito engraçado. Agora Lisboa também tem dilúvios direccionados ... No outro dia na zona de Alcântara creio, agora foi no Parque das nações e o próximo deve ser no Estádio da Luz !
Agora apenas falta alguém vir dizer que olhando ás imagens de radar choveu 200 mm numa hora ....
Provavelmente uns 10 a 15 mm em cerca de 15 a 20 minutos e pimba sai mais uma inundação !
Desculpem se pareci arrogante mas é o que penso destas inundações em Lisboa !

EDIT: Vou ver se também este "Dilúvio" conseguiu escapar ás estações todas !
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E depois de terem estado dias secos e de tudo ter escoado! :facepalm: Devem ter deixado secar a lama misturada com as folhas secas que já caíram nos escoadouros e sarjetas.
Mas essa questão já é off-topic, o facto é que a previsão era zero de chuva e nem possibilidade admitia para Lisboa. Acho que esta zona atrai a chuva, assim um pouco ao contrário de Faro, que a repele ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Fartei-me de ver EMA e RUEMA, estações amadoras e somente a Portela teve chuva com 5 mm. Vou ser irónico mas deve ser sido mais um "diluvio" direccionado a não acertar em estação nenhuma, ou será porque em Lisboa qualquer chuvinha que caia faz logo haver inundações ?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Fartei-me de ver EMA e RUEMA, estações amadoras e somente a Portela teve chuva com 5 mm. Vou ser irónico mas deve ser sido mais um "diluvio" direccionado a não acertar em estação nenhuma, ou será porque em Lisboa qualquer chuvinha que caia faz logo haver inundações ?

Se em Lisboa chovesse o que chove aqui no Litoral Norte, então estava quase sempre inundada nomeadamente durante o Outono/Inverno..bem, mas fora o off topic, estas inundações "fáceis " certamente terão a ver com a própria geografia da Cidade, zonas planas nomeadamente a baixa,para onde a água escorre, planeamento urbanístico inadequado, falta de limpeza de sarjetas, depois qualquer "chuvinha"que caia acumula e inunda logo.

Aqui no Porto podem cair várias dezenas de mm num dia e é muito difícil ocorrerem inundações significativas, podem ocorrer inundações em garagens,lençóis de água nas estradas , mas grandes inundações nas ruas e que não sejam de fácil resolução são muito difíceis de acontecer mesmo que chova torrencialmente,

Lá está, a geografia da Cidade a ter um papel decisivo.
 
Última edição:

*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
Eu vivi durante muitos anos na Covilhã/Guarda, e por isso sei o que é chover a sério. ;)
Mas o que choveu hoje no Parque das Nações, onde eu estava, foi bem superior aos 5 mm registados na estação da Portela. Foi cerca de meia hora, mais coisa menos coisa, bem impressionante. As características das ruas da Expo não são grande coisa, mas que choveu mesmo muito, choveu.