Seguimento Litoral Centro - Outubro 2014

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Bom dia,
Aqui no Marquês está a chover não muito forte mas que não se dispense o chapéu de chuva sob pena de se chegar ao escritório que nem um pinto. Não está vento e de temperatura estão uns Outonais e agradáveis 19º.

...também já chove...
Caros Teles certamente devido à sua indumentária de peles raspadas com pedras afiadas e cosidas com osso e esse seu cabelo crespo e de aspecto impermeável à chuva (como mostra o avatar) certamente estará melhor preparado do que qq um de nós para um Outono agreste e os dias de Invernia que se avizinham. Que sorte! :)
EDIT 10h04m Ah verifico que entretanto se mudou para fora da Via Láctea espero que consiga continuar a reportar aqui para a Terra .P.S. A desparasitação capilar ficou trendy.
 
Última edição:


M

Membro excluído 274

De momento o sol espreita de vez em quando em Cascais e não chove, mas esta manhã e logo na hora das deslocações pendulares choveu bastante.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Até agora chuviscos pelo que vi desde que acordei, Queluz já acumula 4 mm, e espera-se mais chuva por volta das 18h... Lisboa já está em alerta amarelo
Continua um dia de Outono, temperaturas a rondas os 20ºC e vento fraco a nulo. Ainda bem que não há vento :pray:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui caiu toda a manha a chamada chuva "molha todos", e eu sirvo de exemplo porque já me molhou hoje :)
21.2°C
A temperatura nao podia estar melhor.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,234
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

Carcavelos a seguir sem grandes diferenças o padrão de precipitação das zonas próximas, Oeiras, Cascais, etc. Chuva durante a madrugada desde as 6h, fraca inicialmente, depois intensificando-se mas mais pela densidade do que pela dimensão dos pingos revelando assim que as camadas de nuvens têm pouca altura. Vento de SO, por vezes de SSO, mas mantendo-se em geral fraco. A partir do início da tarde começaram as abertas a alternar com períodos mais escuros mas sem precipitação. Nuvens estratiformes em geral, alguns cumulus embebidos de fraco desenvolvimento, altoestratos, altocumulus, mantém-se a quase ausência de nuvens altas.
Alguns aspectos do céu:
cerca das 15h, para sueste, o tecto das nuvens suficientemente baixo para encobrir parcialmente a Arrábida
lmAtUFq.jpg


Para oeste, aberta a desenhar-se no horizonte, cumulus e estratocumulus com um claro nível de limitação ao desenvolvimento
w27Gewg.jpg

C30mUTV.jpg


Cenário menos de uma hora depois, note-se que um bando de gaivotas já acampou no parque e continuam a chegar mais como é normal nas situações depressionárias de sudoeste de outono/inverno:
1UC48sn.jpg


O sol a aparecer fez a temperatura subir bem, novamente pode-se falar de algum calor sob a radiação directa, ajudado pela humidade:
mEV8FIb.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,234
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pesquisa de horizonte, meia hora atrás aqueles cumulus, embora com desenvolvimento limitado, produziam precipitação fraca; essa precipitação está neste momento a começar aqui:
3Pu6jwy.jpg


para dar um termo de comparação, o eco de radar correspondente é insignificante :) (radar das 16h50 locais)
au4JzEe.jpg


é típico deste tipo de nuvens nestas situações parecerem mais ameaçadoras do que na realidade são:
UkDxbQE.jpg


A sueste, a linha de alturas da Arrábida a incentivar a convecção local, mas limitada (uma hora atrás):
irLGKrf.jpg
 
Última edição:

RickStorm

Cumulus
Registo
1 Abr 2012
Mensagens
356
Local
Oeiras
Por aqui continuam as nuvens a passar (algumas largam muito pouca precipitação), vento muito fraco ou nulo, mas continua muito abafado (como se eu estivesse num carro ao sol sem poder abrir as janelas)...:calor:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Pelo que vi no IPMA, apenas choveu das 7h-9h, quando eu estava a dormir ;), por isso quando estava na rua não caiu nem um pingo, nem mesmo ás 17-19h que era quando esperava mais chuva, como estava previsto, mas nada... Aviso amarelo para quê?

Máximas apenas chegaram aos 21,4ºC na Amadora, bastante mais fresco que ontem mas o tempo continua abafado. Amplitudes térmicas diárias cada vez mais pequenas, e minimas nos 18ºC-19ºC. Média da velocidade do vento = 1km/h, praticamente nulo. Nebulosidade constante e deixo aqui algumas fotos da hora de almoço.

wdBhhVN.jpg

3nZjslL.jpg

oIENd3X.jpg


Reparei também na velocidade das nuvens, era estrondosa! Eram tão rápidas que até metia medo...em 1 minuto desaparecia tudo.
Durante a tarde nunca mais vi o sol.

#Offtopic - Amanhã temos lua cheia e eclipse lunar mas não vamos poder ver na Europa :(:evilmad:
 

FlavioAreias

Cirrus
Registo
21 Set 2014
Mensagens
30
Local
Almeirim
Gostava de saber é porque o IPMA enviar tantos avisos durante o dia de hoje, já recebi mais de 20 emails com avisos de chuva e trovoada.
Estao com medo do que se passou em Lisboa ou que?
secalhar isto nem vai ser assim tao mau quanto pintam.