Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
também me dá a sensação de que vem um pouco mais a norte do que inicialmente previsto.

Seria um pouco surpreendente.
Embora com bastantes diferenças nos pormenores existe consenso nos modelos para Alentejo e Algarve.
Por exemplo últimas saídas de dois mesoescala das 00z


WRF 12z hoje-12z amanhã (acumulação horária)

3UZOA1E.gif

http://www.meteopt.com/previsao/modelos/wrf/peninsula-iberica


AROME 12z hoje-12z amanhã (acumulação 3h)

6tlr1s0.gif

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.numerica/index.jsp#
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para Amanhã poderemos ter um outbreak significativo de tempo severo na região sul, um aviso de risco ALTO é colocado por esse motivo.

Analise/Discussão

Em altura uma potente ondulação aprofunda-se e intensifica-se á medida que se aproxima de Oeste e se torna estacionária ao longo do Litoral N/C.
Associada a esta perturbação, uma massa de ar polar de niveis altos ( T500<-20ºC) aproxima-se e afecta PT continental.

Um forte mid/upper jet estará presente a leste e a sul de um vortice frio de niveis altos que deverá consolidar-se durante o periodo.
Neste jet, algumas short-waves e um contexto geral de divergencia deverão induzir forte forçamento dinamico.

Á superficie uma ciclogenese associada a uma pluma de ar subtropical deverá estar em curso, apoiada pelas (muito) boas condições dinamicas/termodinamicas.
Ao se aproximar de PT continental, esta area de ciclogenese vai interagir com a velha margem frontal que nostem afectado nestes ultimos dias.

Os modelos mostram com cada vez maior certeza que a interacção da margem frontal antiga com a nova perturbação ciclonica deverá ser plena, resultando no retrocesso do ar quente tropical de volta para norte, e consequente formação de uma frente quente muito activa...dados os fortes processos baroclinicos, é provavel que a depressão entre num ciclo de intensificação mais rápida, cavando até 995-1000Hpa ao largo do litoral centro.

A frente quente deverá entrar pelo sul afectando o terço sul do território, e o sector quente será caracterizado por varias linhas de convergencia e por uma intensa advecção quente com um lowlevel jet bem marcado aos 925hpa...a advecção diferencial causada pela entrada de ar frio/seco em altura sobre ar quente á superficie deverá resultar em valores de CAPE entre 500-1500J/Kg apoiado por fortes gradientes verticais de densidade.

Com a presença de forçamento dinamico intenso e instabilidade moderada a forte, varios focos convectivos deverão activar-se rapida/explosivamente.

Com a aproximação e sobreposição do jet de niveis altos sobre a região sul, shear moderado a forte deverá surgir (0-6km shear ~ 15-30m/s; 1-8km shear~30-45kts)...este shear terá forte compotente rotacional principalmente junto á frente quente...

Neste ambiente espera-se que os focos convectivos se organizem rapidamente em sistemas lineares multicelulares ou mesmo um SCM linear, e não se podem excluir supercelulas.
Todos os modos de tempo severo poderão ocorrer, em especial no litoral sul, onde as condições termodinamicas parecem especialmente interessantes...não se pode excluir um tornado significativo.

Durante a noite e até meio do dia de Domingo, uma região de frontogenese fria deverá evoluir, á medida que ar frio pós frontal é ingerido na circulação ciclonica....varias bandas convectivas deverão evoluir ao longo de linhas de convergencia/frontogenese, entrando pela região centro e sul...estas deverão orientar-se perpendicularmente ao fluxo de superficie, e dada a manutenção de condições termodinamicas bastante condutivas, é provavel que surjam segmentos em arco capazes de gerar rajadas severas e granizo.

A confiança na ocorrencia de tempo severo é alta, e portanto coloco um nivel vermelho em especial para o extremo sul.

WdxuxYI.png

 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Humm ... Alerta Vermelho não me parece, já este ultimo falhou tremendamente, e não me parece que haja condições assim tão excepcionais para a ocorrência de precipitação muito forte, nenhum modelo dá mais do que uns 30 mm !
Eu colocaria um Alerta Laranja pois espero precipitação entre 20 a 30 mm em cerca de 2 horas !
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Previsão para domingo, 12.outubro.2014

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul,
tornando-se gradualmente moderado (20 a 35 km/h) do quadrante oeste,
e sendo temporariamente forte (35 a 45 km/h) no litoral a sul do Cabo
Mondego a partir do meio da manhã.
Nas terras altas das regiões Centro e Sul, o vento soprará forte
(35 a 50 km/h) de sudoeste, rodando gradualmente para noroeste a
partir do final da tarde e enfraquecendo.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Previsão para 2ª feira, 13.outubro.2014

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, tornando-se por vezes fortes nas
regiões Norte e Centro a partir do início da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, sendo
temporariamente moderado a forte (25 a 40 km/h) do quadrante sul.
Nas terras altas, o vento soprará forte (35 a 50 km/h) de sudoeste
a partir da tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura mínima no litoral Norte e Centro.

Lá está as previsões do IPMA a apontar para o regresso da chuva no Domingo e que poderá ser por vezes forte na Segunda-feira para as regiões norte e centro.:rain:
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
600
Local
Queijas/Oeiras
Humm ... Alerta Vermelho não me parece, já este ultimo falhou tremendamente, e não me parece que haja condições assim tão excepcionais para a ocorrência de precipitação muito forte, nenhum modelo dá mais do que uns 30 mm !
Eu colocaria um Alerta Laranja pois espero precipitação entre 20 a 30 mm em cerca de 2 horas !

Aurélio ontem por exemplo Sagres teve um acumulado de cerca de 90 mm, portanto há sempre a hipótese de em alguns locais se atingir valores mais extremos, muito embora no geral não passe da mediania.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Lá está o IPMA a indicar o regresso da chuva já amanhã ...

Previsão para sábado, 11.outubro.2014

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA


REGIÃO NORTE:
Períodos de céu muito nublado, aumentando de nebulosidade a partir
do final da tarde, em especial no interior.
Períodos de chuva ou aguaceiros, em geral fracos, a partir do final
da tarde, que poderão ser fortes no interior.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do
quadrante sul.
Neblina ou nevoeiro matinal.

REGIÃO CENTRO:
Períodos de céu muito nublado, aumentando de nebulosidade a partir
do início da tarde.
Períodos de chuva ou aguaceiros a partir do início da tarde, sendo
por vezes fortes e acompanhados de trovoada no interior.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do
quadrante sul, tornando-se moderado (20 a 30 km/h) nas terras altas
a partir do final da tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal.

REGIÃO SUL:
Céu muito nublado, com abertas no início e no final do dia.
Períodos de chuva ou aguaceiros fracos no Baixo Alentejo e Algarve
a partir do início da manhã, estendendo-se à restante região e sendo
por vezes fortes e acompanhados de trovoada a partir do início
da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se
moderado (20 a 35 km/h) nas terras altas a partir do meio da tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Descida da temperatura mínima.

GRANDE LISBOA:
Céu geralmente muito nublado, com abertas até ao final da manhã.
Períodos de chuva ou aguaceiros a partir do meio da tarde.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura mínima.

GRANDE PORTO:
Períodos de céu muito nublado.
Possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a partir do final
da tarde.
Vento fraco (inferior a 15 km/h).
Neblina ou nevoeiro matinal.
 

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Acho que existe demasiado sensacionalismo em algumas das previsões aqui colocadas, não pretendo criticar ninguém, mas na minha opinião, as excessivas previsões de alerta vermelho que se colocam que se vêem a verificar que foram algo excessivas, vulgarizam e descredibilizam determinadas pessoas. Lembram-se da história do Pedro e do lobo??
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Sim Aurélio tens toda a razão pronto. Regresso da chuva já amanhã para a tua região. O resto do país vai ver nuvens a passar excepto um ou outro aguaceiro geralmente fraco. Domingo e Segunda-feira espera-se chuva mais generalizada de norte a Sul.
 
Editado por um moderador:

Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
Boa tarde a todos. Embora ficando off topic o que desde já peço desculpa, quero só fazer apenas uma referencia. Muito se fala de AVISOS e ALERTAS e mesmo na Comunicação Social se mistura tudo. Mas para que se perceba e não haja confusões deixo aqui uma certeza. AVISOS são METEOROLÓGICOS e ALERTAS são da ANPC ( Autoridade Nacional de Protecção Civil) :thumbsup: . Abraço.
 
  • Gosto
Reactions: LRamos

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Acho que existe demasiado sensacionalismo em algumas das previsões aqui colocadas, não pretendo criticar ninguém, mas na minha opinião, as excessivas previsões de alerta vermelho que se colocam que se vêem a verificar que foram algo excessivas, vulgarizam e descredibilizam determinadas pessoas. Lembram-se da história do Pedro e do lobo??


Segundo sei isto é fórum...desde que se fundamente minimamente uma previsão os foristas podem colocar a sua previsão. Ninguém é pago para....já enjoa este tipo de criticas a quem tenta contribuir neste fórum!!
 

PedroMAR

Cumulus
Registo
13 Nov 2011
Mensagens
214
Local
S. Miguel de Machede, Évora
Acho que existe demasiado sensacionalismo em algumas das previsões aqui colocadas, não pretendo criticar ninguém, mas na minha opinião, as excessivas previsões de alerta vermelho que se colocam que se vêem a verificar que foram algo excessivas, vulgarizam e descredibilizam determinadas pessoas. Lembram-se da história do Pedro e do lobo??

Não se trata de sensacionalismo. O stormy já explicou por várias vezes as suas previsões e até já alterou as cores dos SEUS avisos. Estas previsões são feitas por uma pessoa que não é profissional da área, mas sim um amante da meteorologia. Tal como todos os membros.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom olhando aos modelos que é o que interessa (ainda não percebi qual o critério de mover mensagens, estão N mensagens off-topic aqui).

Bom no dia de amanhã, teremos um aumento de nebulosidade de sul para norte que será uma passagem rápida ( 2h ou 3h) com precipitação acompanhada de trovoadas. Os valores previstos estarão na ordem dos 20 a 30 mm no especial incidência no Sul e interior centro. Após a passagem preve-se boas abertas.
O dia de Domingo será marcado por aguaceiros e trovoadas em especial no norte e centro e acompanhado temporariamente por vento forte, aguaceiros por vezes fortes na zona litoral entre Cabo Mondego e Sines e trovoadas. Basicamente todo o litoral oeste será uma situação de aguaceiros e trovoadas, o que não implica que não ocorra noutras regiões.
Na Segunda e Terça teremos periodos de chuva temporariamente fortes desenvolvendo-se de norte para sul. De acordo com as informações do dia de hoje, o sul será claramente mais poupado em especial no Algarve.

Depois desses dias iremos assistir a uma melhoria gradual do estado do tempo prevendendo-se somente precipitação na região Norte, em especial no Minho e Douro Litoral. A região sul deverá vir a assistir a vários dias pelo menos de sol e calor !

EDIT: Parece que o ECM nesta run coloca a depressão de Segunda para Terça entrando mais a sul conforme os modelos indicavam ontem. Assim sendo a precipitação mais forte nesses dias seria entrando entre o Cabo Mondego e Sines mas no dia de hoje a situação ficou muito menos definida do que ontem.

Relativamente a amanhã se fosse eu colocaria um aviso laranja para amanhã, e nunca um aviso vermelho durante 24 horas para aqui porque já se percebeu, que Sabado e Domingo serão distintas, no tempo e no espaço !
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: ThunderFreak

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Olhando para os modelos de previsão, principalmente para os dois principais modelos (GFS e ECMWF) parece-me que o dia de amanhã será muito idêntico ao de hoje, instabilidade no litoral sul, sobretudo na região a Este de Faro, com possibilidade de precipitação por vezes forte associada a trovoada...mesmo assim parece-me que o centro de maior instabilidade passará mais a sul...
A previsão do stormy faz sentido e quem segue mesmo que periodicamente este tipo de eventos, sabe que são extremamente imprevisíveis e explosivos quando se revelam...
 
  • Gosto
Reactions: ThunderFreak