Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Espero que na quarta/quinta passe por aqui alguma trovoada, o ultimo evento soube a pouco, vi apenas 4 relâmpagos.

Normalmente sistemas frontais só dão uma ou outra trovoada isolada essencialmente na passagem da frente, embora nos pós frontais por vezes existam surpresas.
 


Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
Mais do mesmo...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_das_Lamentações

Não deram na escola o que são fenómenos localizados? Nunca foi explicado? Como é que afirmam que não "existe nada", quando não podem estar presentes em todo o lado?

Desculpem lá o OFF, mas moderadores, ou se muda este tipo de atitude no forum, ou a perca de utilizadores (e de interesse no forum) há-de ser muito grande...

:buh:
 
  • Gosto
Reactions: LRamos

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
O estofex no geral confirma a análise do Stormy... convém sempre extrair o principal e mais importante da análise, as condições que afectarão de um modo geral a área em causa, e não nos focarmos em se ter falado na probabilidade de ocorrência de um determinado fenómeno extremo, que é isso mesmo apenas uma probabilidade, significa só que as condições termodinâmicas da atmosfera naquele momento o permitirão...
 
  • Gosto
Reactions: LRamos

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O estofex no geral confirma a análise do Stormy... convém sempre extrair o principal e mais importante da análise, as condições que afectarão de um modo geral a área em causa, e não nos focarmos em se ter falado na probabilidade de ocorrência de um determinado fenómeno extremo, que é isso mesmo apenas uma probabilidade, significa só que as condições termodinâmicas da atmosfera naquele momento o permitirão...

Basicamente em ambos trata-se de analisar a atmosfera da mesma forma, só que muitas vezes o coração supera a razão ....
Em ambos quer o Stormy quer o Estofex ambos são compostos por pessoas amadoras, pessoas que vivem de uma grande paixão pela meteorologia, e isso os faz transformar qualquer célula em super célula. Por exemplo no Alerta dele, que já veio reconhecer que falhou, indicava cerca de 100 mm em 24 horas, isto das 15h de ontem ás 15h de hoje. No máximo terá caído pra aí uns 20 mm em algum local e com sorte.
A MCS passou a sul do Algarve? Os modelos já assim o indicavam.

O que se tem que tomar em nota apenas da previsão dele é tentar analisar o grau de severidade que ocorrerá, ou melhor a probabilidade dele ocorrer, o que aliás ele refere, nas suas notas.
Nenhum, Baixo, Moderado, Grande, Extremo. Só que vamos ser sincero um nivel de probabilidade de eventos severos extremo? Bom nenhum modelo deu isso, e muito menos nenhum modelo indica isso para amanhã.

Aliás no que toca amanhã isto será tudo muito rápido, provavelmente 20 a 30 mm em cerca de 2 horas, o que para mim equivale a um Alerta Laranja.

Para além disso um Aviso Vermelho, na zona mais seca do país do nosso colega de Serpa, por exemplo ou da zona junto á fronteira, é sempre de se ficar com a "pulga atrás da Orelha"
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Basicamente em ambos trata-se de analisar a atmosfera da mesma forma, só que muitas vezes o coração supera a razão ....
Em ambos quer o Stormy quer o Estofex ambos são compostos por pessoas amadoras, pessoas que vivem de uma grande paixão pela meteorologia, e isso os faz transformar qualquer célula em super célula. Por exemplo no Alerta dele, que já veio reconhecer que falhou, indicava cerca de 100 mm em 24 horas, isto das 15h de ontem ás 15h de hoje. No máximo terá caído pra aí uns 20 mm em algum local e com sorte.
A MCS passou a sul do Algarve? Os modelos já assim o indicavam.

O que se tem que tomar em nota apenas da previsão dele é tentar analisar o grau de severidade que ocorrerá, ou melhor a probabilidade dele ocorrer, o que aliás ele refere, nas suas notas.
Nenhum, Baixo, Moderado, Grande, Extremo. Só que vamos ser sincero um nivel de probabilidade de eventos severos extremo? Bom nenhum modelo deu isso, e muito menos nenhum modelo indica isso para amanhã.

Aliás no que toca amanhã isto será tudo muito rápido, provavelmente 20 a 30 mm em cerca de 2 horas, o que para mim equivale a um Alerta Laranja.

Para além disso um Aviso Vermelho, na zona mais seca do país do nosso colega de Serpa, por exemplo ou da zona junto á fronteira, é sempre de se ficar com a "pulga atrás da Orelha"
OK, no caso de ontem pelos vistos havia elevada confiança na ocorrência de MCS´s com fenómenos severos associados e alguma incerteza na localização da passagem dos mesmos, é aceitável ter colocado aquela zona com o critério "vermelho"? Penso que sim por uma questão de precaução, tendo sempre em mente que pode não se verificar - e realmente a zona mais "quente" passou uns 100km a sul. E se fosse ao contrário, mais incerteza na ocorrência e mais certeza na localização? O mesmo critério? É um bocado relativo, já depende da opinião de cada um... o importante é nunca perder de vista de que se está apenas a falar de um determinado grau de probabilidade (alta para o vermelho) de ocorrência de determinadas condições...

Quanto aos exageros provocados pelo desejo que algo ocorra, é um facto...eu já dou sempre o desconto, mas não devia ter de o fazer, isso pode ser "controlado" pelo analista...

Mas no fundo prefiro saber que há condições para algo ocorrer, do que como muitas vezes acontece com o IPMA nos avisos oficiais, subir o grau do aviso quando as condições severas já estão a ocorrer ou já ocorreram...

Para amanhã, realmente mais uma vez parece manifestamente exagerado... mas lá está, as condições estarão lá e a probabilidade alta poderá existir, mas como muitas vezes acontece, se ocorrer, poderá apenas afectar algum local particular... e se passasse uma célula particularmente potente em Serpa? Não é por ser a zona mais seca do país que terá de ficar fora do tal critério...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
épa o tempo é sempre uma incerteza, se soubesses, para fazer as previsões usam-se supercomputadores para fazer as analises e mesmo assim, o que o ipma o estofex e afins fazem é dizer vai estar mau tempo num determinada zona, em setembro davam mau tempo para a minha zona e durante o dia em questão tive sol o dia todo e em cidades próximas foi o caos
 

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,623
Local
Almada
Boa tarde.
Como disse, as previsões do stormy para ontem e até à madrugada de hoje,foram largamente exageradas.Não ocorreu nada do que ele "previu" a não ser uma valente actividade eléctrica sim mas ao largo e não onshore.Seria melhor que este nosso companheiro moderasse mais o seu entusiasmo por fenómenos atmosféricos severos,senão qq dia teremos uma versão de "O pedro e o lobo" no que respeita a previsões efectuadas por ele.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Estás a perder o teu tempo como eu ja perdi o meu.

Há sempre quem lhe dê améns quando falha e quem o critica é que é o mau da fita.

Eu assumo que não sei 1% do que ele sabe mas isso não me impede de ter uma opinião critica sobre o que ele escreve, principalmente quando prevê "Dado isto, há a possibilidade de ocorrencia de convecção pontualmente severa, capazes de gerar precipitação excessiva, granizo e rajadas pontualmente severas " e pareceu-me que nem condiçoes para isto havia.
 
Última edição:

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,620
Local
Espinho, Aveiro
Olhando os modelos, finalmente que o frio e a chuva, ou seja tempo verdadeiramente de outono está a bater porta e parece que virá para ficar. Aliás, espero sinceramente que este inverno podemos ter mais sorte em termos de frio e neve. Aguardo ansiosamente pelos próximos dias. :)

Mas o frio e a neve não é bom para a agricultura. Eu espero ter um Inverno ameno e sem neve. Neve só no topo da Serra da Estrela, para quem gosta de esquiar, de resto em todo o território espero ter este inverno temperaturas super amenas e alguns dias de calor.

Ainda me lembro deste ano haver neve na Torre e pessoas na praia.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mas o frio e a neve não é bom para a agricultura. Eu espero ter um Inverno ameno e sem neve. Neve só no topo da Serra da Estrela, para quem gosta de esquiar, de resto em todo o território espero ter este inverno temperaturas super amenas e alguns dias de calor.

Ainda me lembro deste ano haver neve na Torre e pessoas na praia.
Eu particularmente adorava ver neve alguns dias, isso não prejudicava a agricultura, imagina lá então nos países do centro e norte da Europa onde a neve é bem frequente
 
  • Gosto
Reactions: vamm

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Mas o frio e a neve não é bom para a agricultura. Eu espero ter um Inverno ameno e sem neve. Neve só no topo da Serra da Estrela, para quem gosta de esquiar, de resto em todo o território espero ter este inverno temperaturas super amenas e alguns dias de calor.

Ainda me lembro deste ano haver neve na Torre e pessoas na praia.

[OFFTOPIC]

O frio e a neve podem ser bons para a agricultura:
- O que prejudica é o gelo e não a neve, pois a camada de neve sobre as plantas, contém uma camada de ar que as protege de temperaturas muito inferiores a 0ºC.
- Sem um número mínimo de horas de frio (T<7ºC), a produção de certas fruteiras é severamente afetada, exemplo: cereja, mirtilo,...

O período frio permite que as árvores descansem, reservando forças para depois florir na primavera e frutificar.

Sem período frio e sem insolação, as árvores podem não chegar a perder a folha, ou inclusive continuar a crescer, com pequenas interrupções, e irá florir muito menos! Nestes casos, até podem florescer várias vezes ao ano, mas com muito pouco fruto e de pior qualidade.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Mas o frio e a neve não é bom para a agricultura. Eu espero ter um Inverno ameno e sem neve. Neve só no topo da Serra da Estrela, para quem gosta de esquiar, de resto em todo o território espero ter este inverno temperaturas super amenas e alguns dias de calor.

Ainda me lembro deste ano haver neve na Torre e pessoas na praia.


Já começou o boletim agrícola ?

Ou este tópico pode continuar a ser de meteorologia ?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.