Seguimento Litoral Centro - Outubro 2014

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
  • Gosto
Reactions: MIGUEL_DKs


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes
Ontem, um importante evento em família não me permitiu contribuir aqui para o seguimento. É com grande satisfação que volto a seguir a situação aqui pelo fórum, a actividade dos membros é espectacular :), como sempre.:thumbsup: Já o tinha dito noutra ocasião mas volto a dizê-lo, o filme da jornada aqui descrito é sempre do melhor que há :D.

Ontem pelo que pude observar por Lisboa, depois da longa aberta de sol da tarde os períodos de precipitação iniciaram-se cerca das 18h, mas sem grande intensidade; não me apercebi de trovoada por perto. Durante a noite o vento foi aumentando de força e pela manhã, já aqui em Carcavelos, soprou forte com rajadas, choveu torrencialmente. Neste momento há muita nebulosidade mas o sol aparece por vezes entre as nuvens, aguaceiros, o vento continua mas menos intenso, contudo, por vezes, com rajadas fortes, do quadrante oeste a rodar para noroeste; as gaivotas acampadas no parque são às centenas, o mar está muito agitado. O terreno do parque está alagado até à saturação. Daqui a pouco já coloco umas fotos da manhã e actuais.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
21.4mm acumulados das 13h às 14h em Ansião:

aSJjen1.jpg
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Nem me apercebi da chuva às das 7h-10h, fui ver o gráfico de temperatura e é impressionante quantas vezes a temperatura desceu e aumentou! Na Amadora já acumula 23,6 mm, nada comparado com muitas localidades que vi aqui! E para as 18h vem mais chuva e vento forte :rain::rain::rain:

Pressão desceu quase aos 1000 hPa, vento continua moderado.

EDIT: Amanhã preveem +30mm para Queluz! Deve ser pior do que hoje.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e PDias

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Começou a chover à 15 mins, chuva fraca com momentos de chuva moderada, vento intensificou-se e temperatura desceu para os 16ºC

Rajada de vento máxima foi agora= 77,2 km/h
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde,

Por aqui está um dia com sol e algum calor, depois de uma manhã nublada e fresca (e com uma ligeira neblina).

5obnf9.jpg

Boa tarde.

Acordei com um lindo dia mas a meio da manhã a coisa ficou negra.
Entretanto vi que no acuweather que o tempo continua com alguma instabilidade.


d726f454bef28ebf17700e9eeee30219.jpg




A minima hoje foi de 14º.

Vista actual dos Capuchos.
Muitos roncos da célula a oeste de Sintra.
3706878e1c4f0292abcb2d81b549d47e.jpg
580cd9f22a46ddf811d11b9c204203f1.jpg

Foto tirada ha uns minutos atras( peço desculpa pela qualidade, foi com o telemovel, é a maneira mais rapida de reportar por estas bandas)

10nsuhi.jpg

Apenas um registo do aspecto do quadrante Oeste, neste momento.

UHijcRy.jpg


O topo da nebulosidade já tapou o Sol. Trovões frequentes.

vista actual.. E-O..

DSC_0522.jpg


começa-se a ouvir roncos..

Belo espectáculo aqui mesmo à janela - direcção SO :)

ykG5zG.jpg


vYO8Zz.jpg

Estou na Atalaia, perto da Lourinhã. É este o cenário a oeste, no mar. Vai em direcção a Peniche. Ouvem-se trovões fortes. Ouvem-se e sentem-se.
4652dc7b1b815f6130b857543f0766b7.jpg

Mais estas duas fotos tiradas nos Capuchos.
Viram-se algumas boas descargas.


4df0e45042cedec130acf815130c9462.jpg
fb2dcbe26c69a414d5b44a8a95fb46b4.jpg


Nesta última deixou de se ver cascais

Da minha janela em Carcavelos que dá para o lado de Oeiras...

OiCXVg.jpg

Algumas fotos tiradas antes da trovoada.

65vg50.jpg

Esta "primeira ronda" acabou por ser mais fogo de vista: trovoada ao longe, alguma precipitação moderada, e 5,4 mm acumulados.


Fica um panorama do bom aspecto da situação.

15319809377_2acf652ef6_b.jpg

Aqui ficam algumas fotos que tirei por volta das 17:30 aqui na Póvoa de Santa Iria virado para Sudoeste.
Clouds by Mauro Prates, on Flickr
Sun and clouds by Mauro Prates, on Flickr
Effects by Mauro Prates, on Flickr

Durante a trovoada sobre Lisboa; enquanto não há nada de jeito para aqui:

IWCLnVC.jpg

Um fim de tarde com alguma chuva... (ver em HD)



Shelf cloud ao fim da tarde a chegar a Setúbal

mWqmAVU.jpg


iaZrWZ6.jpg

Boa noite,
Hoje amanheceu cinzento na Ericeira mas sem vento e o mar que parecia estar glass afinal estava balançado e o swell um bocadinho torto e o vento de terra e a rodar para sul não estava a facilitar nada. A temperatura do ar era agradável e a do mar tb mas entrei de 4/3mm. Com a chuvas o rio de S. Lourenço está cheio e as margens começam a alagar mas ainda não comunicou com o mar. Cerca do meio dia estava assim:

25MZDQ8.jpg


Às 13h30 em Ribeira o sol começava a querer espreitar. Estava assim:

OJdXTru.jpg




Às 15h30 regressou o Verão à Ericeira e ficou lindo. Assim:

laTgo0T.jpg


bBWrgRP.jpg

DSC_2038_edit.jpg


Já é qualquer coisa!!

Hoje lá fui fazer a habitual caminhada pela marginal, sabendo à partida que não iria cumprir o objectivo de chegar a Carcavelos devido à ameaça do tempo, após ver imagens de sat. radar sat. etc, etc fazer "cálculos" para ver quando a dita frente chegava à zona de Cascais, lá arranquei e fui minimamente equipado para uma eventual molha, mas que é preferível evitar claro,

as primeira imagens a "dizerem-me " para ter juízo :lol:

15321681430_27d662b376_o.jpg



um pouco mais para a frente, a "dizerem-me" volta para trás :D, mas a vontade de continuar falava mais alto,

15508418715_f0e3e1b182_o.jpg


vista para Lisboa, aspecto tranquilo, ainda,

15321738858_066e7542e9_o.jpg


bom aqui a seguir a Paço de Arcos, no inicio do passeio marítimo de Oeiras, esta é daquelas em já não há nada a fazer, chuva pertíssimo e molha garantida, tive de me resguardar numa passagem pedonal por baixo da estrada, era ver o pessoal a fugir da chuva e eu também :lmao:, caiu com alguma intensidade e eu sem saber o que poderia ai vir,



isto após a passagem da primeira chuva, ainda tenho isto pela frente, sem acesso a imagens de sat. e radar e até aos relatos aqui do fórum, o bem senso manda-me fazer meia volta e volver,
até chegar ao carro fui tirando mais algumas, sempre a chover, o que vale é que era relativamente fraca, mas de pingo grosso,



e é tudo.

Agora ainda está mais forte aqui em Sintra. Por Queluz levo 6,2 mm com rajada máximas de vento de 68 km/h.

10668753_1005952546097046_4850904118114068092_o.jpg


Desculpem-me a longa citação, é só para dar os parabéns aos contributos fotográficos!:thumbsup::palmas::shocking::surprise::D
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
É notório o aumento da velocidade do vento e, por conseguinte, a descida de temperatura. O que se poderá esperar ao certo para as próximas horas: estes aguaceiros ocasionais, uma acalmia ou, pelo contrário, o agravamento já aqui referido?
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000