Seguimento Litoral Centro - Outubro 2014

Registo
17 Ago 2012
Mensagens
116
Local
Mafra
Boa noite!
Muita chuva neste dia!
Agora não chove, mas alguns aguaceiros fortes pontuais.
Parece que amanhã vem muita chuva!

Dados actuais (Mafra - 23h20):

T= 14.7ºC
Humidade 89%
Cobertura de nuvens: 45%
Probabilidade de precipitação para as próximas 8 horas: 60%
Precipitação actual (mm): 1
Precipitação (mm/últimas 3h)= 6.1
Precipitação (mm/24h) = 27,1

Visibilidade de 10 km
Índice de UV = baixo: 0

Vento= O - 9.7 km/h (Rajada máxima 17,2 km/h às 16:53)
PA= 1013,1 mBar
__________________

Nascer do Sol: 07h44
Pôr do Sol: 19h01

Lua: idade de 18.8 dias e luminosidade de 76.7%.
Quarto Minguante: 3 noites (15 Outubro - 20:13)
Próxima Lua Nova: 11 noites (23 Out - 22:56)
Quarto Crescente: 19 noites (31 Out - 02:48)
Próxima Lua Cheia: 25 noites (6 Nov - 22:23)

Solstício de Inverno: 21 Dez - 23h03 (UTC)
 


MIGUEL_DKs

Cumulus
Registo
21 Out 2012
Mensagens
491
Local
Torres Vedras
Boa noite!
Muita chuva neste dia!
Agora não chove, mas alguns aguaceiros fortes pontuais.
Parece que amanhã vem muita chuva!

Dados actuais (Mafra - 23h20):

T= 14.7ºC
Humidade 89%
Cobertura de nuvens: 45%
Probabilidade de precipitação para as próximas 8 horas: 60%
Precipitação actual (mm): 1
Precipitação (mm/últimas 3h)= 6.1
Precipitação (mm/24h) = 27,1

Visibilidade de 10 km
Índice de UV = baixo: 0

Vento= O - 9.7 km/h (Rajada máxima 17,2 km/h às 16:53)
PA= 1013,1 mBar
__________________

Nascer do Sol: 07h44
Pôr do Sol: 19h01

Lua: idade de 18.8 dias e luminosidade de 76.7%.
Quarto Minguante: 3 noites (15 Outubro - 20:13)
Próxima Lua Nova: 11 noites (23 Out - 22:56)
Quarto Crescente: 19 noites (31 Out - 02:48)
Próxima Lua Cheia: 25 noites (6 Nov - 22:23)

Solstício de Inverno: 21 Dez - 23h03 (UTC)
O panorama por aqui também foi o mesmo.
 
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
116
Local
Mafra
Não sei, estes foram dados que obtive... Que eu saiba, não há relato disso, mas não saí muito de Mafra (centro)!
Agora uma noite (demasiado) calma, face ao dia que esteve!
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Há coisas que me tiram do sério. Esta é uma delas!...
"Ninguém previa este mau tempo!" Dizem por aí e por aqui!...
Se eu que sou só uma curiosa na matéria, há mais de uma semana tenho vindo a ter dúvidas das condições para a realização da prova... que raio!... Nunca ninguém prevê nada.
Estranho é que aqui no forum andávamos todos a seguir isto com atenção. Eu tb tenho de ir para o campeonato. Calha-me todos os anos lá estar, mas hoje nem À conferência de imprensa fui. Com este tempo nada me tirou de casa.

Esta notícia é da imprensa brasileira. Tem algumas imagens que mostra como esteve o céu por cá.Abram o link para ver as imagens.

"Tormenta com ventos até 100 km/h provoca o caos em Peniche"
http://globoesporte.globo.com/radic...os-de-ate-100kmh-provoca-caos-em-peniche.html
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Há coisas que me tiram do sério. Esta é uma delas!...
"Ninguém previa este mau tempo!" Dizem por aí e por aqui!...
Se eu que sou só uma curiosa na matéria, há mais de uma semana tenho vindo a ter dúvidas das condições para a realização da prova... que raio!... Nunca ninguém prevê nada.
Estranho é que aqui no forum andávamos todos a seguir isto com atenção. Eu tb tenho de ir para o campeonato. Calha-me todos os anos lá estar, mas hoje nem À conferência de imprensa fui. Com este tempo nada me tirou de casa.

Esta notícia é da imprensa brasileira. Tem algumas imagens que mostra como esteve o céu por cá.Abram o link para ver as imagens.

"Tormenta com ventos até 100 km/h provoca o caos em Peniche"
http://globoesporte.globo.com/radic...os-de-ate-100kmh-provoca-caos-em-peniche.html

Estava previsto, aqui e pelo IPMA e pelos modelos. Na mensagem de sábado antes das 12h o Stormy já tinha posto o aviso em laranja incluindo rajadas de vento severas, englobando Peniche bem no meio de uma extensa área abrangida por esse aviso http://www.meteopt.com/forum/topico...modelos-outubro-2014.7884/page-10#post-449444
O IPMA tinha na sua previsão (que já vinha de 6ªfeira) também tudo o que ocorreu: a zona estava sob aviso laranja de precipitação e amarelo de vento, rajadas até 70 Km/h http://www.meteopt.com/forum/topico/avisos-e-alertas-oficiais-outubro-2014.7885/#post-449836
O próprio Windguru, que com certeza toda a gente ligada aos desportos de mar conhece e consulta, tinha lá bem claro o cenário (exemplo que foi mostrado aqui nesta mensagem, para Matosinhos, http://www.meteopt.com/forum/topico...modelos-outubro-2014.7884/page-11#post-449752 ).
O que será que as pessoas querem mais, previsões com vários dias de antecedência não são, nunca, 100% fiáveis, e muito menos nesta altura do ano, como certamente sabem os responsáveis por estes eventos desportivos, mas nada tinha excluído antecipadamente o mau tempo deste domingo, esteve sempre encarado como possível e foi sendo confirmado à medida que se aproximava a data.
Eu não faço previsões, consulto-as simplesmente. Até ao próximo fim de semana parece manter-se uma situação de vento dos quadrantes oeste a sul, com alguns dias intercalados de precipitação, a começar já amanhã claro, e mais não se consegue saber por agora. ;)
 
  • Gosto
Reactions: Candy

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mais umas imagens do dia de Domingo que eu considerei dos mais significativos aqui para Carcavelos em termos de avanço do Outono. Teve momentos quase invernais mesmo, pelo vento, mar e persistência da precipitação.

Este cenário é o normal de Outono chuvoso ou Inverno: campo alagado, gaivotas acampadas, mar encrespado pelo vento, ondas a rebentar no Forte e no Bugio
s5lwmwG.jpg


ainda houve algumas abertas e até aparições do sol
mAFMuEM.jpg


para logo a seguir caír mais uma bátega puxada a vento com rajadas fortes (o mais significativo do dia)
f64gF8z.jpg


e assim continuou até ao pôr-do-sol
7PzPX55.jpg

cWRfXhR.jpg

rt8HymW.jpg

wdkjEGx.jpg

v8R4q9B.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Exacto!
E lembraste há quanto tempo eu ando de olho na previsão para estes dias do evento? Eu tb lá vou andar a fotografar e tenho de me prevenir por causa do material.
Numa praia virada a oeste, com este tempo, já se previa que ia haver problemas. Em 2009 tb houve mau tempo e fez pra lá muitos estragos.
Esta situação era previsível, há pelo menos dois dias atrás. Poderia mudar, sim, mas tb poderia não mudar.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Há coisas que me tiram do sério. Esta é uma delas!...
"Ninguém previa este mau tempo!" Dizem por aí e por aqui!...

Offtopic, isto lembra-me o caso do terramoto em Itália... Se prevêem e não se concretiza, é alarmismo, se não prevêem mas acontece, não andam a fazer nada.

O que será que as pessoas querem mais, previsões com vários dias de antecedência não são, nunca, 100% fiáveis, e muito menos nesta altura do ano, como certamente sabem os responsáveis por estes eventos desportivos, mas nada tinha excluído antecipadamente o mau tempo deste domingo, esteve sempre encarado como possível e foi sendo confirmado à medida que se aproximava a data.

Qualquer dia alguém que queira fazer previsões meteorológicas tem que arranjar um seguro chorudo para indemnizar as virgens ofendidas, ou arrisca-se a ir parar a tribunal, como aquele painel de geofísicos italianos que foram acusados de ter PREVISTO um terramoto... mas não ter bradado aos sete ventos (inclusivamente, por receio de alarmar a população, mas comunicaram a previsão às autoridades). Algo vai mal na nossa sociedade, e não é a ciência nem os cientistas...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Offtopic, isto lembra-me o caso do terramoto em Itália... Se prevêem e não se concretiza, é alarmismo, se não prevêem mas acontece, não andam a fazer nada.



Qualquer dia alguém que queira fazer previsões meteorológicas tem que arranjar um seguro chorudo para indemnizar as virgens ofendidas, ou arrisca-se a ir parar a tribunal, como aquele painel de geofísicos italianos que foram acusados de ter PREVISTO um terramoto... mas não ter bradado aos sete ventos (inclusivamente, por receio de alarmar a população, mas comunicaram a previsão às autoridades). Algo vai mal na nossa sociedade, e não é a ciência nem os cientistas...


Virgens ofendidas???
 
  • Gosto
Reactions: StormRic