Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2014

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Boa tarde !
Pela madeira dia de sol mas agora um pouco nublado no fim da tarde, com vento moderado nas zonas montanhosas !
Está em vigor um aviso Amarelo para todo o arquipelago da Madeira !

-Madeira-Costa Norte - Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada
Válido entre 2014-10-19 00:00:00 e 2014-10-20 05:59:59 (hora UTC)
-Madeira-Costa Sul - Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada
Válido entre 2014-10-19 00:00:00 e 2014-10-20 05:59:59 (hora UTC)
-Madeira-Porto Santo - Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada
Válido entre 2014-10-19 00:00:00 e 2014-10-20 05:59:59 (hora UTC)
-Madeira-R. Montanhosa - Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada
Válido entre 2014-10-19 00:00:00 e 2014-10-20 05:59:59 (hora UTC)

stxAA0w.jpg

FiBlAUN.jpg



Continuação de uma boa sexta-feira !
 


Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,973
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde

Hoje dia muito mais calmo que a noite de ontem em que tivemos aguaceiros pontualmente moderados a fortes puxados a rajadas de vento muito fortes ... Ontem por volta das 22 horas locais sai e fui até a Santa Luzia e houve uma altura entre as 22 e as 23 que parecia que estávamos a ser afectados por uma tempestade tropical tal era a intensidade do vento e da chuva ... Curiosamente após esse período o tempo acalmou bastante e nem parecia que o fenómeno tinha ocorrido ...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Confirmo de igual modo Wessel.
Pelos meus lados foi idêntico. Muita chuva, torrencial mesmo e bastante persistente soprada por ventos fortíssimos. A força da chuva era tanta que mal conseguia ver a minha rua. Não via absolutamente nada ao meu redor. Só espuma branca tal era a força.
Depois de ter passado o evento, continuámos a noite e manhã com aguaceiros e algumas rajadas fortes. O mar também está agitado.
Hoje da tarde tivemos aguaceiros e vento por vezes forte.
Mas parece que amanhã pode vir mais do mesmo.
Aguardemos.
Cumprimentos!
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu parcialmente/muito nublado e vento bonançoso. A temperatura ronda os 17ºC.

Hoje, o dia foi marcado por céu parcialmente/muito nublado, por vezes encoberto e aguaceiros por vezes fortes. Durante a madrugada, o vento soprou forte com rajadas fortes e caíram aguaceiros pontualmente fortes.

Está em vigor um Aviso Amarelo para o Grupo Central, especialmente para as Ilhas do Faial, Pico e Graciosa devido a precipitação pontualmente forte, podendo ser acompanhada de trovoada.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------

AVISO METEOROLÓGICO 100/2014
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:

Uma linha de instabilidade associada a um centro depressionário centrado a norte do arquipélago provocará a ocorrência de aguaceiros pontualmente FORTES e que poderão ser acompanhados de trovoadas especialmente nas ilhas Faial, Pico e Graciosa. Nestas condições emite-se:

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 21UTC de 2014-10-17 e as 12UTC de 18-10-2014 Aguaceiros pontualmente FORTES, podendo ser acompanhados de trovoada.

-------------------------------------------------------------------------------------------------



Bom fim de semana. :)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,973
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas ... Dizer que nestes últimos minutos caiu uma tromba de água que já não via há bastante tempo ... A coisa durou relativamente pouco tempo mas deu para criar ribeiros na estrada ... :rain:

E no momento que vos escrevo acabo de ouvir um ronco enorme no céu ... :trovao:

Já me parecia há uma meia hora ter visto um flash mas pensava ser impressão minha mas confirma-se que temos trovoada aqui pela Terceira ainda longe mas muito forte já que este trovão que refiro durou quase dez segundos ...

Animação ... Muita animação ... :w00t:

EDIT1 (02:38) - Acabo de ouvir mais um trovão distante e a chuva continua a cair mas de uma forma mais moderada ... Não me dou conta dos relâmpagos mas ouço os trovões ao longe ...

EDIT2 (02:53) - Começa novamente a chover de uma forma intensa mas não torrencial como há 20 minutos atrás ... A trovoada parece ter-se afastado já que não tive mais nenhum sinal por aqui de actividade eléctrica ...

EDIT3 (03:07) - Acabei de ouvir mais um trovão mas é trovoada distante já que pelo menos daqui desta zona os relâmpagos não são pronunciados ... O que posso dizer é que são bem fortes já que nota-se que estão longe mas ouvem-se com vigor ... A chuva de momento acalmou ...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Afgdr e StormRic

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,973
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Mais um trovão ruidoso e longo mas bastante distante do sítio onde me encontro ... Imagino em locais mais próximos da trovoada a orquestra que não estará a acontecer ...

EDIT1 (03:40) - Mais um trovão que durou algum tempo ... Parece que a trovoada está a ser mais constante ... Continua longe aqui de Angra ...

EDIT2 (03:48) - Trovão mais forte desde o início desta instabilidade ... Estava já a preparar-me para dormir e até me assustei com o estrondo ... Trovoada a aproximar-se do ponto onde me encontro ... Já vejo os relâmpagos ... Intervalos de 12 segundos entre raio e trovão ... :trovao:

EDIT3 (03:54) - Mais um relâmpago super forte que provocou até uma ligeira baixa de luz aqui em casa ... O trovão mal se ouviu pois este estava longínquo ... Trovoada dispersa e em vários pontos ...

EDIT4 (04:01) - Agora recomeça a chover embora de uma forma não muito intensa ... A trovoada parece ter dado uma trégua por agora embora não me arrisque ainda a ligar coisas à electricidade (ex: CPU) pois pode voltar a qualquer momento ...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Afgdr

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,973
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
A situação é bastante instável ... Acabou agora novamente de chover com intensidade com trovoada intensa ... Relâmpagos seguidos embora sem trovão e quando se ouviu um trovão foi algo assustador embora se perceba que estava longe ... Noite de grande animação por aqui ... :rain::trovao:

EDIT1 (05:45) - Parece que a coisa acalmou um pouco por aqui no que à actividade eléctrica diz respeito o que é bom pois dá para colocar um bocado o pc ligado à corrente pois até agora não me sentia seguro para o fazer ... Trovoada como há algum tempo não se via por aqui ... Evento um pouco estranho pois a sensação é que o centro da festa era um pouco longe de onde estou mas deu para assustar com alguns trovões ameaçadores e com relâmpagos seguidos ... De onde estou não consigo perceber onde isto terá passado mais forte ...

EDIT2 (05:53) - Volta a chuva aqui a Angra com intensidade moderada a forte ... Até agora sempre que começou a chover as células vieram acompanhadas de raios mas esta por agora está a fugir à regra ...

EDIT3 (06:12) - Tudo calmo neste momento no que à trovoada e chuva diz respeito ... Tentar voltar a dormir que estes trovões tiraram-me o sono ... Uma boa noite ou bom dia a todos e a todas ...
 
Última edição:

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Bom dia ! Manha quase sem nublosidade e muito sol !
8jJPLSw.jpg

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os avisos tambem ja foram alterados agora esta em vigor o aviso laranja para todo o arquipelago da Madeira !!
IihgiWs.jpg

LQtrjTe.jpg

Continuação de um bom fim de semana !
 
Última edição:

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Boa tarde ! Fim do dia com alguma nublosidade mas sem chuva até agora !!
Os avisos foram atualizados para o arquipelago da Madeira principalmente para as Regiões Montanhosas !
Agora em vigor Aviso Vermelho !
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6TOmdv5.jpg

l6ItHPB.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde ! Fim do dia com alguma nublosidade mas sem chuva até agora !!
Os avisos foram atualizados para o arquipelago da Madeira principalmente para as Regiões Montanhosas !
Agora em vigor Aviso Vermelho !
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6TOmdv5.jpg

l6ItHPB.jpg

Vamos seguir isto com toda a atenção. Tudo a postos por aí?
Espero, sinceramente, que não se concretize. Não queremos prejuízos nem quaisquer acidentes.

A propósito, bonita foto :thumbsup: (é o teu posto de observação?)
 
  • Gosto
Reactions: a410ree

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
É um bocado estranho mas se clicares na imagem a preto o video começa.

Edit: Se não der visitem o facebook da rtp madeira, foi onde vi a noticia.
 
Última edição: