Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tem sido uma tarde chuvosa pela Calheta, 31mm e continua a cair com intensidade.
rain.png

Acumulado total até superior ao da estação do IPMA (22,3mm até às 17h utc, 13,4 nas últimas duas horas), não sei qual é a posição relativa das estações. As horas neste gráfico são UTC ou locais?
 

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Acumulado total até superior ao da estação do IPMA (22,3mm até às 17h utc, 13,4 nas últimas duas horas), não sei qual é a posição relativa das estações. As horas neste gráfico são UTC ou locais?
A estação do IPMA na Calheta, fica junto ao Farol da Ponta do Pargo, +- 300 m acima do nível do mar, e não tão exposto ao tempo de sudoeste, por norma é muito menos chuvoso que local onde me encontro que fica 600 metros acima do nível do mar. Os dados são até as 18 h locais.
A propósito, a tromba de água, foi no concelho da Ribeira Brava-Tabua
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Pela ilha terceira o vento começa a fazer sentir-se com algumas rajadas embora ainda sem grande intensidade, o vento sustentado é fraco... o céu apresenta-se pouco nublado e as estrelas aparecem brilhantes.
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Eu vejo aqui duas trombas, e será que a da Madalena do Mar é também a mesma? É uma pena fotos/documentos tão preciosos como estes não estarem acompanhados de mais informação, a mais simples sendo a hora precisa.
Vou tentar fazer um apanhado da informação :
+-18:30h- Avelino Garces reportou via facebook a existência de várias trombas de água em frente à Tabua.
0keAOMGrNtGg4a5tsXTn51ZomzcpcamNVjRFnSnL-ow=w379-h228-p-no

À mesma hora, Sérgio Bettencourt, fotografa uma tromba de água em frente à Madalena do Mar.
yF6EDn7bvdXQKvxUOd4y5TAm_sqpKH4fYTY8JJvH7KY=w267-h228-p-no

A distância, em linha recta, entre estas duas localizações são aproximadamente 6 km. Deduzo que foram mesmo várias trombas de água.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic