Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2014



Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Realmente foi uma situação muito má pelas Canárias. Desta vez vocês tiveram mais sorte que eles.
De tempos em tempos, também costumamos ter por cá situações de grande pluviosidade mais ou menos idênticas, mas como a nossa orografia é diferente da Madeira e das Canárias, temos uma maior capacidade de retenção dos solos, mas como por lá é raro isso acontecer, já existe uma menor capacidade de escoamento das águas e depois dá naquilo que toda a gente sabe...
 
  • Gosto
Reactions: Cluster

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Foi um belíssimo registo!
O autor esteve de parabéns.
Mas olha que não são assim tão raras quanto isso, porque pelo que vejo, cada vez mais elas vão surgindo por aí e por aqui...e foi precisamente por causa de uma tromba de água dessas como a da Madalena do Mar, que em 1996 houve a Tromba de água da Povoação em S. Miguel, onde todo o concelho ficou quase completamente destruído.
Sim são belas, mas também podem ser mortais... trombas dispenso...agora trovoadas podes continuar a mandar cá para cima que lidamos com elas :lmao:
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Sim aquilo lá é mais semelhante ao Porto Santo (na medida em que não há chuva lol) mas com orografias às vezes semelhantes com a Madeira, portanto não costuma chover muito mas quando chove a sério (e choveu 160 mm em Tenerife ou lá o que foi...), meu Deus. Na Madeira há centenas de ribeiras (dai o mar ficar todo castanho quando há chuvadas...) e eles acabaram mesmo há pouco tempo de melhorar (supostamente) as ribeiras do Funchal para não voltar a acontecer o Fevereiro de 2010. Estou muito curioso para saber se foram eficazes ou não hoje foi o primeiro teste de muitos que possivelmente vêm no inverno.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Azor

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Sim aquilo lá é mais semelhante ao Porto Santo (na medida em que não há chuva lol) mas com orografias às vezes semelhantes com a Madeira, portanto não costuma chover muito mas quando chove a sério (e choveu 160 mm em Tenerife ou lá o que foi...), meu Deus. Na Madeira há centenas de ribeiras (dai o mar ficar todo castanho quando há chuvadas...) e eles acabaram mesmo há pouco tempo de melhorar (supostamente) as ribeiras do Funchal para não voltar a acontecer o Fevereiro de 2010. Estou muito curioso para saber se foram eficazes ou não hoje foi o primeiro teste de muitos que possivelmente vêm no inverno.

Exacto, daí os solos das Canárias, terem uma menor capacidade de retenção de água.
Se o Porto Santo tivesse ribeiras, já teríamos tido também provavelmente alguma notícia naquela ilha.
 
  • Gosto
Reactions: Cluster

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Bem boa noite só espero que não aconteça nada com a Madeira e todos os vizinhos na minha ausência! Porto Santo vai ficar estranho com tanta chuva o tipo de vegetação que lá anda está preparada para viver com o mínimo de água por isso não estranho nada se daqui a uns dias aquilo parecer mais como uma ilha verde.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Azor

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os vários floaters tropicais para acompanhar a depressão (92L)

- Rammb
- NRL
- SSD

Pressão continua a descer


AL, 92, 2014101812, , BEST, 0, 331N, 199W, 30, 1007, LO, 0,
AL, 92, 2014101818, , BEST, 0, 330N, 200W, 30, 1006, LO, 0,
AL, 92, 2014101900, , BEST, 0, 329N, 201W, 30, 1005, LO, 0,
AL, 92, 2014101906, , BEST, 0, 327N, 201W, 35, 1003, LO, 34,
AL, 92, 2014101912, , BEST, 0, 326N, 201W, 40, 1000, LO, 34,
AL, 92, 2014101918, , BEST, 0, 325N, 200W, 40, 1000, LO, 34,
AL, 92, 2014102000, , BEST, 0, 333N, 200W, 40, 998, LO, 34,
AL, 92, 2014102006, , BEST, 0, 342N, 210W, 40, 995, LO, 34,
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Foi um belíssimo registo!
O autor esteve de parabéns.
Mas olha que não são assim tão raras quanto isso, porque pelo que vejo, cada vez mais elas vão surgindo por aí e por aqui...e foi precisamente por causa de uma tromba de água dessas como a da Madalena do Mar, que em 1996 houve a Tromba de água da Povoação em S. Miguel, onde todo o concelho ficou quase completamente destruído.
Sim são belas, mas também podem ser mortais... trombas dispenso...agora trovoadas podes continuar a mandar cá para cima que lidamos com elas :lmao:

Penso que haverá aí uma ligeira confusão de termos. As cheias de 1996 em Povoação foram provocadas por fortes chuvadas e transbordo de uma ribeira. A foto diz respeito a uma tromba de água (tornado marítimo).
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Exacto, foi um trocadilho meu, mas por aqui na altura falou-se numa tromba de água mesmo. Não marítima, como a da foto, mas sim terrestre porque foi localizada em terra e não no mar.
Agora, se as terminações são distintas, ou se existe algum nome para um fenómeno deste tipo de natureza quando é localizado em terra, desconheço, mas as consequências tanto de uma como de outra não costumam ser assim tão diferentes quanto isso. Todas elas provocam grandes e avultados prejuízos materiais e perda de vidas humanas igualmente.
Vou tentar arranjar mais informação local sobre o que sucedeu em 1996 porque agora também fiquei curioso :hehe: