Seguimento Litoral Centro - Outubro 2014

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
O corpo é, mas a objectiva para paisagem é pouco adequada, o ângulo de vista mesmo em 55mm é apenas 23º (um palmo de um braço esticado mais ou menos). Só que acho que não existe lente 55-300, não será 55-250 (ou 18-55)?
O poente que se pôde arranjar hoje :o:facepalm: (a culpa é das poeiras!)
fMvJMd3.jpg

88Kg8x0.jpg

Na informação dizia 55-300mm, mas então quer dizer que a melhor objetiva para paisagens é a 18-55mm?
Ahahaha "a culpa é das poeiras" :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Alguém tem alguma teoria porque é que a Amadora chegou hoje aos 32ºC enquanto que em Lisboa (Geofisico) e (Gago Coutinho) mal chegou aos 27ºC? E normalmente a Amadora só costuma ser mais 1 ou 2ºC do que em Lisboa...

Edit: Será erro das estações do IPMA? Nas estações wunderground, as de Lisboa chegaram quase aos 30ºC
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Desculpem estar a falar muito, mas era só para dizer que as temperaturas dos últimos dias já estabeleceram novos recordes, o dia de ontem (21/10), o recorde da máxima para Lisboa foi de 25ºC em 1985, passou para 29ºC... Acho que nas outras localidades também deve ter acontecido o mesmo

PS: Porque é que a estação de Amareleja nunca funciona? Aliás muitas estações
 
Última edição:
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
116
Local
Mafra
Boa noite...de Verão!:calor:

Dados actuais (Mafra - 01h25):

T= 19,6ºC
Humidade 49%
Cobertura de nuvens: 19%
Probabilidade de precipitação para as próximas 8 horas: 0%
Precipitação actual (mm): 0,0
Precipitação (mm/últimas 3h)= 0
Precipitação (mm/24h) = 0,0

Visibilidade de 12 km
Índice de UV = baixo: 0 de 12

Vento= N - 3,1 km/h (Rajadas de 4,1 km/h)
PA= 1026 mBar
_________________

Nascer do Sol: 07h53
Pôr do Sol: 18h49

Lua: idade de 27. dias e luminosidade de 3,4%.
Próxima Lua Nova: próxima noite (23 Out - 22:56)
Quarto Crescente: 9 noites (31 Out - 02:48)
Próxima Lua Cheia:13 noites (6 Nov - 22:23)
Quarto Minguante: 22 noites (14 Nov - 15:15)

Solstício de Inverno: 21 Dez - 23h03 (UTC)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,210
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém tem alguma teoria porque é que a Amadora chegou hoje aos 32ºC enquanto que em Lisboa (Geofisico) e (Gago Coutinho) mal chegou aos 27ºC? E normalmente a Amadora só costuma ser mais 1 ou 2ºC do que em Lisboa...

Edit: Será erro das estações do IPMA? Nas estações wunderground, as de Lisboa chegaram quase aos 30ºC

Proximidade do rio deve ser a causa da diferença, uma vez que o vento tem soprado do rio. A situação das estações urbanas é bastante complicada de ser normalizada, porque o "nível do solo" são as ruas e as estações não podem estar nas ruas, estão muitas vezes em terraços ou telhados; a do Geofísico estava junto ao Observatório no topo do Jardim Botânico, não sei se lá continua; a Gago Coutinho está numa zona aberta, livre de aquecimento por reflexão de edifícios. A direcção do vento é o factor principal para diferenças que pareçam menos normais, penso eu, porque não tivemos uma situação de Leste muitas vezes este verão.

off-topic: sim, dentro das objectivas baratas a 18-55 é das melhores, aliás acompanha quase sempre todas as câmaras DSLR da Canon que não sjam topos de gama.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,210
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Desculpem estar a falar muito, mas era só para dizer que as temperaturas dos últimos dias já estabeleceram novos recordes, o dia de ontem (21/10), o recorde da máxima para Lisboa foi de 25ºC em 1985, passou para 29ºC... Acho que nas outras localidades também deve ter acontecido o mesmo

PS: Porque é que a estação de Amareleja nunca funciona? Aliás muitas estações

O recorde da máxima de Outubro para Lisboa não pode ser só 25º, deve haver aí um lapso, se calhar até é 35º. Assim de repente encontrei isto por exemplo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefinição:Clima_Lisboa
25º seria para Novembro.

As estações não funcionam porque não há verbas suficientes para cuidados de manutenção nem pessoal para o fazer se calhar :buh:. Pontualmente pode haver outras razões, também já desisti de compreender mas não de lamentar.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ainda nem 8h são e já estou com 24,9ºC :shocking:, mínima de 22,3ºC.

Nascer do sol Marroquino. Saiu com efeito porque o pó não é suficiente :p.

tumblr_ndu3uwdsDr1skf92go1_1280.jpg
 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
:huh: essa não conhecia... :p

Foi uma expressão primeiramente utilizada há uns anos pelo membro nimboestrato, achei engraçada e desde aí nunca mais me esqueci. :D

---

Madrugada com toneladas de prazer meteorológico: atingi os 26,3ºC às 3:19, se já é um valor difícil mesmo para o Verão, para este mês, e num estado já tão avançado, é sem dúvida uma situação para recordar.

A mínima ficou nos 21,8ºC.

Por agora, continuam as surpresas. Sigo já com 30,1ºC de temperatura! :viva:

23% de humidade, 1027 hPa de pressão e céu coberto por uma espessa camada de poeira.

Sinto-me nas Arábias.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Boas

Mínima tropical também por aqui, ficou nos 20,9ºC não é record para Outubro uma vez que em 2011 tive também mínimas tropicais mas logo no inicio do mês e não no fim do mês como agora!

Neste momento sigo com 29,1ºC, 48%Hr, 1024,8hpa e vento quase nulo