Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
  • Gosto
Reactions: Azor


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Célula a dissipar-se e a deixar a ilha de S.Miguel. A parte mais activa de momento situa-se e move-se para nordeste:
dNqkfnJ.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Cluster e Afgdr

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Parece que desta vez as particulas de pó também chegarão por sua vez ao grupo Ocidental.
Pelos Açores são situações raras de acontecer, mas pelo que se perspectiva para dia 25 e 26 serão valores bastante insignificantes no arquipélago.
Incomoda-me também o facto da Madeira estar com temperaturas elevadas para esta época do ano.
No continente já nem digo nada, mas na Madeira?
Essas temperaturas elevadas também chegarão aos Açores?
Já nem sei o que é viver um Outono e um Inverno descansado, sem termos sempre ao lado a sombra anticiclónica... daqui a anos as actuais normais climatológicas pelos vistos terão de ser alteradas...

Na verdade o tempo leste pode afectar a Madeira em qualquer época do ano, e afecta. Quando acontece em pleno inverno pode é ter um efeito um pouco oposto, já que as temperaturas do Sahara no inverno são relativamente baixas.
Quanto às temperaturas, eu não consideraria Outubro um mês de inverno na Madeira, nem sequer de outono. A nível de temperatura é sensivelmente idêntico ao mês de Julho mas mais chuvoso.
Eu ficaria mais espantado em apanhar temperaturas destas (> 32ºC) em Março ou Abril do que em Outubro/Novembro.
 
  • Gosto
Reactions: Cluster

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Esta dia sempre me fez alguma impressão acho que se atingiu 32+ durante a noite:

10mvig2.jpg


Verão e inverno acabam por ser conceitos (a nível de temperaturas) relativos. Acho que fora a possivel chuva/tempestades não há verdadeiro inverno na costa da Madeira as temperaturas são mais altas que grande parte da primavera no litoral do continente. O mês mais frio na costa da ilha é mais quente que Abril em Lisboa/Faro e Maio que no Porto.

Todo o pais numa forma geral tem tido alguns períodos mais quentes fora de época na ultima década.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco.

Hoje, a madrugada e início da manhã foram marcadas por aguaceiros, que foram por vezes fortes na madrugada. O céu apresentou-se com muita nebulosidade, com algumas abertas. Para o final da tarde, caíram alguns aguaceiros. É de salientar também que ontem à noite registou-se alguma trovoada em Santa Maria.




Continuação de uma boa quinta-feira.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Isso não foi em Outubro foi num mês mais bem frio. Ponta do Sol teve 31,6 por volta das 6 da manhã no outro dia mas este valor de Abril é bem mais impressionante.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Sim, um bafo terrível...
Só não acho normal as temperaturas registadas pela Madeira nesta altura do ano...
Só espero que elas não cheguem
Na verdade o tempo leste pode afectar a Madeira em qualquer época do ano, e afecta. Quando acontece em pleno inverno pode é ter um efeito um pouco oposto, já que as temperaturas do Sahara no inverno são relativamente baixas.
Quanto às temperaturas, eu não consideraria Outubro um mês de inverno na Madeira, nem sequer de outono. A nível de temperatura é sensivelmente idêntico ao mês de Julho mas mais chuvoso.
Eu ficaria mais espantado em apanhar temperaturas destas (> 32ºC) em Março ou Abril do que em Outubro/Novembro.
Mas é normal essas temperaturas escaldantes por aí em pleno mês de Outubro?
Por aqui seria uma coisa surreal, do outro mundo até...
O que eu noto é que as médias anuais e mensais terão de ser todas actualizadas e adaptadas às novas realidades...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Cluster

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Esta dia sempre me fez alguma impressão acho que se atingiu 32+ durante a noite:

10mvig2.jpg


Verão e inverno acabam por ser conceitos (a nível de temperaturas) relativos. Acho que fora a possivel chuva/tempestades não há verdadeiro inverno na costa da Madeira as temperaturas são mais altas que grande parte da primavera no litoral do continente. O mês mais frio na costa da ilha é mais quente que Abril em Lisboa/Faro e Maio que no Porto.

Todo o pais numa forma geral tem tido alguns períodos mais quentes fora de época na ultima década.

Estações de transição a meu ver, estão dando lugar a verões e a invernos prolongados e fora de horas. O que tem reinado mais pelo que temos vistos é o calor e não o contrário. O reino animal e vegetal até já sente esta mudança.
Eventos chuvosos e de frio, são cada vez mais raros no triângulo Açores versus Madeira-Continente, porque durante a maior parte do ano são episódios anticiclónicos sem fim, e não passa disto entra ano, sai ano...

Longe vão os tempos das décadas de 70 e 80 em que o calor e o frio vinham no seu devido tempo...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Cluster