Seguimento Litoral Centro - Novembro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,168
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Resultado da intersecção das observações da tromba marinha da Foz do Arelho ontem: ou estava a 20 Km da costa (??) ou as fotos foram tiradas em momentos diferentes. Claro que me inclino para a segunda hipótese.
rtC8XUg.jpg

Direcções obtidas a partir das fotos realizadas no terraço do restaurante (os erros são sempre inferiores a 1º)
ln5TsQf.jpg


falta ainda conjugar com o vídeo mas este tem pouca definição e a tromba ou estava no início ou no fim. As horas exactas dos registos é sempre o mais importante em caçadas de eventos.
 


Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Eu tenho um video que fiz ontem às 14h30, hora que houve um grande estalo. Filmei do centro de Peniche na direcção do baleal. O problema é que tenho o mercado municipal e uma casa de 1º andar pela frente. Foi um pé de água mt forte acompanhado de rajadas fortes. Vê-se a nuvem e o fim da célula.
 

PauloAlex

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
38
Local
Bufarda
:huh: :w00t: eu não garanto que não sejam três! O relógio da câmara não está com a hora de verão? Mesmo assim ficava o mais tardar às 13:27 e o funil teria que ter durado pelo menos 15 minutos.
Por acaso nessa altura ainda estava na hora de verão, por isso é que ja retirei uma hora, a hora final do ficheiro é 15:27, por isso a hora real é 14:27. A continuação foi feita em tempo real (video com os trovões que já coloquei aqui). Já estive a ver o vídeo que está acelerado com algum cuidado e não vi nada de mais. Estou agora a enviar com boa qualidade e velocidade normal para o youtube, quando estiver online meto aqui para se quiserem poderem "procurar" algo.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa noite.

Hoje: 9,0ºC / 16,6ºC.

Por agora sigo com 12,9ºC e vento fraco, com 71% de humidade. 1017 hPa de pressão.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Resultado da intersecção das observações da tromba marinha da Foz do Arelho ontem: ou estava a 20 Km da costa (??) ou as fotos foram tiradas em momentos diferentes. Claro que me inclino para a segunda hipótese.
rtC8XUg.jpg

Direcções obtidas a partir das fotos realizadas no terraço do restaurante (os erros são sempre inferiores a 1º)
ln5TsQf.jpg


falta ainda conjugar com o vídeo mas este tem pouca definição e a tromba ou estava no início ou no fim. As horas exactas dos registos é sempre o mais importante em caçadas de eventos.

A minha opinião pende para horas diferentes: uns no início/meio e outros no meio/fim. O que nos pode dar a localização no meio dessas duas trajetórias :D


Umas fotos tiradas de hoje à tarde:

IUzFTOT.jpg


5r3RlCP.jpg
Porque é que nunca vejo o céu assim? :sad:
Excelentes fotos! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Teles

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Mais um dia de frio! :cold: Chuviscou apenas às 9h20 em Belas, que pelo radar era uma célula a dissipar-se...

Céu limpo durante a manhã, e mais nuvens à hora de almoço e durante a tarde... Eu até andava à procura do sol só para me aquecer! Sol de Inverno :)

Agora à noite céu também limpo com a lua a iluminar grandiosamente o céu! Estava magnifica!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,168
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje ao amanhecer, materialização do fluxo forte de nor-noroeste nos níveis médios/altos e os últimos cumulus ainda a produzirem aguaceiros fracos:
mCqIKuO.jpg


Ainda houve a tentativa de repetir o espectacular arco-íris de ontem mas já não havia precipitação suficiente:
7JJqBZA.jpg


Off-topic: o crescimento e floração dos canaviais este ano tem sido excepcional.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: vamm e guisilva5000