Estrondo na zona de Cantanhede intriga população

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
Já existem novidades ?
Eu uma vez tive uma situação aqui parecida, ouvi um estrondo e fui à rua e não vi nada, isto 4h e tal da manhã..

Não há novidades, e provavelmente não vai haver...dificilmente se vai conseguir explicar a proveniência do evento, isto porque não houve nenhum dano material ou pessoal, pois se tivesse havido, provavelmente até a Nasa teria interesse:lol:.

Investiguei ao máximo que pude, tentando saber onde foi ouvido e sentido, eu e o meu irmão elaboramos um mapa da região com os locais onde sabemos que foi ouvido, juntamos a esse mapa os comentários aqui do forum e os testemunhos do face com as pessoas que ouviram e entregámos tudo a uma autoridade local, que demonstrou interesse na situação...aguardamos para saber se há alguma conclusão.
Informamos o sucedido a alguma comunicação social local e nacional, mas como não houve vitimas nem estragos, não tem interesse (é esta a comunicação social deste país).

uma vez que trabalhamos num local publico, por vezes comentamos com as pessoas para tentar saber se há alguma informação adicional, mas ...nada, quem ouviu ou sentiu foi igual....

Hoje com as noticias da "invasão Russa" aérea, vi uma reportagem com imagens e sons da passagem desses aviões na Inglaterra (salvo erro), onde falavam do estrondo sónico causado por esses aviões e se ouvia o "boomm", e o som foi semelhante ao que se ouviu por cá....lembrei-me "será que foram eles que por cá passaram e causaram o estrondo e está em segredo militar ???....":hmm:

Se houver alguma novidade partilharei com todos
 
  • Gosto
Reactions: vamm e StormRic


camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
ná, por vários motivos, antes de mais são bombardeiros e são turboprop´s quer dizer têm uma turbina que acciona as hélices e são incapazes de ultrapassar o som, depois porque nunca entraram em espaço aéreo português, eles foram escoltados porque não tinham planos de voo e não comunicavam com as torres de controlo por onde passaram pondo em risco a aviação civil
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas
Há ums tempos, talvez há dois anos, foi sentido e ouvido uma coisa assim em Peniche. Pelos relatos todos se tiram num raio de cerca de 50km à volta de Peniche. Não me lembro se foi ouvido pelos pescadores no mar.
Na época sei que várias questões se puseram, mas nenhuma causa real foi encontrada. Pensou-se em aviões militares, rebentamento numa pedreira... mas nada disto foi confirmado.
Pesquisa na net por
Estranho bummmm em Peniche.
Muito se escreveu sobre o assunto, no facebook e em blogs. Compara com o que aconteceu aqui ao que referes ter sentido. Provavelmente foi um bummmm igual ao de cá.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Por acaso ja pensaram que pode ter dedo da FAP ? Quem me diz a mim que algum piloto tenha quebrado a barreira do som com conivencia superior, nem que fosse para "esticar" a máquina ? Obviamente ninguém sabe o que causou tal estrondo nem a própria FAP........
 

pertinente

Cirrus
Registo
9 Nov 2014
Mensagens
31
Local
Febres
é pena que este assunto tenha "morrido" sem sabermos o que realmente aconteceu, o quer que tenha sido foi consideravelmente magno e intrigante, eu fui das pessoas que senti e posso garantir que nunca tive tal sensação no meu corpo nem mesmo com as maiores das trovoadas que já assisti, é algo mais do que isso, foi uma onda de choque seguida do barulho como foi relatado, foi isso que senti, uma força a atingir o meu corpo seguido de uma sensação estranha de arrepiar os pelos do corpo... Posso dizer que pelo som que ouvi soou-me longe mas soou muito forte. Já ouvi e vi varios videos no youtube sobre fenomenos astronomicos
e da aviação e nada me soou igual. O bólide da russia fez eco agora este som foi mais curto e penetrante...
 

Profetaa

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
329
Local
Febres -Cantanhede(altitude 57m)
é pena que este assunto tenha "morrido" sem sabermos o que realmente aconteceu, o quer que tenha sido foi consideravelmente magno e intrigante, eu fui das pessoas que senti e posso garantir que nunca tive tal sensação no meu corpo nem mesmo com as maiores das trovoadas que já assisti, é algo mais do que isso, foi uma onda de choque seguida do barulho como foi relatado, foi isso que senti, uma força a atingir o meu corpo seguido de uma sensação estranha de arrepiar os pelos do corpo... Posso dizer que pelo som que ouvi soou-me longe mas soou muito forte. Já ouvi e vi varios videos no youtube sobre fenomenos astronomicos
e da aviação e nada me soou igual. O bólide da russia fez eco agora este som foi mais curto e penetrante...

Primeiro que tudo, como seu conterrâneo permita-me que lhe dê as boas vindas a este forum do qual já sou membro há vários anos, nem sempre com a assiduidade que gostava, mas a vida nem sempre o permite, alegra-me "ter companhia local " neste forum;)

Ainda bem que há alguém que também deu importância a este fenómeno, eu apesar de não o ter sentido (era dificil no local onde me encontrava) fiquei intrigado e curioso devido aos relatos dos que me rodeiam, e por isso mesmo tentei "investigar" e divulgar junto de várias pessoas e entidades....mas infelizmente não cheguei a nenhuma conclusão :(

Entretanto surgiu num facebook local uma nova teoria (engraçada, mas que pode ser séria e não ter graça nenhuma), que atrevo-me a dizer que é da autoria do novo membro do forum (pertinente) pois o comentário do forum e o post do face foram quase á mesma hora...

Coloco aqui essa teoria e o link para o face para relançar o debate:

"Muito se falou e especulou acerca do estrondo ouvido e sentido no dia 21 de Outubro. Foram surgindo relatos curiosos desde relógios que pararam, peixes que saltavam da água e animais inquietos. Pelos vistos o trajecto deste som foi em linha recta e não foi só ouvido e sentido por estes lados, há quem diga que o som vinha dos lados do oceano e que foi ouvido entre os concelhos de Peniche e Aveiro com especial incidência em Peniche. Nada se falou na imprensa talvez porque não tenha interesse ou relevância. Estranho também foi que houve pouquissimas pessoas a sentir o fenómeno, e quem o sentiu não compreende como os outros não sentiram tamanho choque. Foram sendo eliminadas todas as hipóteses mais plausíveis tais como F-16, explosões em pedreiras, etc, foram ficando as teorias mais curiosas como que tivesse sido algo que tivesse vindo de fora para dentro da nossa atmosfera e que tenha causado a onda de choque e o estrondo. Agora surge a mais curiosa e intrigante de todas... Toda esta actividade recente de "exercícios" militares russos no nosso país terá a ver com esse fenómeno, poderá ter sido "algo" de bastante interesse que tenha cruzado os nossos céus ou mesmo que se tenha despenhado em alguma zona no nosso país. Essa actividade estranha de dia 21 poderá ter sido captada pelos satélites russos o que gerou o interesse em investigar o sucedido tanto pela procura aérea realizada por 3 dias com bastante incidência no mar ao largo de Peniche e daí o posterior reforço também por via marítima. Tudo isto são suposições umas com mais fundamentos que outras. Se for alguma operação secreta dificilmente saberemos a verdade como é lógico, sobre tudo isto só nos resta ouvir relatos, juntar os factos, especular e não dar muita importância porque nada é oficial, são somente teorias e bastante fantasiosas."

https://www.facebook.com/groups/unidosporfebres/307761049425079/?notif_t=group_activity
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Ontem deu à costa um alvo de misseis em Pedrogão, não querendo dizer que pode ter tido haver com isto pode estar relacionado de algum modo.... (ou não)
Mas um exercício de misseis em mar não pode ter sido ouvido em terra? tudo depende o míssil testado e de mais umas quantas variáveis como ventos e propagação de som..

http://cmtv.sapo.pt/atualidade/detalhe/alvo-de-missil-da-a-costa-em-pedrogao.html
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
isso dos Russos já é especulação porque o barco foi no sul e os aviões passaram muito ao largo e Peniche só é posto ao barulho porque os primeiros voltaram para traz nessa zona os segundos foram até o Algarve. Historias dos Russos são muito comuns na década de 80 com o fim da URSS pararam agora voltaram pela situação da Ucrânia
 
  • Gosto
Reactions: Profetaa