Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Ainda falta uma semana, mas a confirmar-se iríamos ter chuva e ventos fortes , os valores de pressão atmosférica são de fato baixos, vamos ver

Mais impressionante que o baixo valor da pressão atmosférica seria o elevado gradiente previsto (isobaras muito juntas), um evento "a evitar" de todo, pois traria mais prejuízo que animação... :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: Candy e MIGUEL_DKs


MIGUEL_DKs

Cumulus
Registo
21 Out 2012
Mensagens
491
Local
Torres Vedras
Mais impressionante que o baixo valor da pressão atmosférica seria o elevado gradiente previsto (isobaras muito juntas), um evento "a evitar" de todo, pois traria mais prejuízo que animação... :unsure:
Pois ainda me lembro dos milhares de estragos que houve aqui na minha região em 2009. Foi sem dúvida uma brutalidade e valores de vento que nunca pensei que pudessem ser possíveis cá no nosso país.
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr e Candy

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Circulação a tornar-se vigorosa no Atlântico, anticiclone a fugir para sul. O GFS está bem embalado para a próxima semana. Se o cenário hipotético agora lançado se concretiza parece-me que devemos começar a preocupar-nos. A partir de 19 e especialmente 25 se viesse a acontecer era muita água.
O jet em força e a descer em latitude.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã espera-se um dia com actividade convectiva que será por vezes severa, um nivel moderado foi colocado para partes do vale do Tejo e Alentejo especialmente por precipitação excessiva.

Analise/Discussão

Em altura uma forte perturbação polar aproxima-se do Golfo de Biscaia, associada a esta uma vigorosa short wave aproxima-se e cruza PT continental.

Á superficie uma frente oclusa, associada a uma vasta e complexa margem frontal que se extende até sul dos Açores, avança para leste e afecta em especial o litoral norte e centro...a partir da tarde, associada á area frontal a oeste, uma perturbação mais defenida entra pela região de Lisboa, com um sector quente caracterizado por uma massa de ar claramente tropical modificada.

A gradual advecção de ar quente á sfc, em conjunto com o arrefecimento de niveis altos devido á chegada da short-wave, deverão gerar valores de CAPE até 500-1000J/Kg o que com o aumento do suporte dinamico deverá garantir a genese de alguns focos convectivos.

Durante a tarde de 2a uma area de oclusão semi estacionária deverá establecer-se ao longo do litoral N/C, nesta região espera-se que se desenvolva um low levej jet de componente S com alimentação de ar quente para norte, em altura a intensificação do fluxo de oeste deverá gerar perfis de shear rotacional de caracter moderado ( 0-6km shear até 25m/s), pelo que em principio deverá formar-se uma linha convectiva com células organizadas capazes de gerar precipitação excessiva e rajadas severas...não se pode excluir uma supercélula pontualmente capaz de gerar uma tromba ou um tornado.

Para a noite de 2a e inicio do dia de 3a a nova ondulação frontal deverá entrar mais a sul, e no sector quente manterm-se um low level jet moderado a forte do quadrante SW/WSW.
Esta ondulação frontal entrará em maior sincronia com a short-wave, e espera-se que as condições dinamicas sejam melhores nomeadamente na area de Lisboa-Alentejo, onde parece haver um bom overlay entre o maximo de CAPE/shear/forçamento.
O caracter mais unidireccional do shear favorece a organização de estruturas mais lineares capazes de gerar precipitação excessiva e rajadas pontualmente severas.

O nivel laranja colocado está no entanto mais relacionado com a precipitação, já que alguns modelos colocam maximos até 40-50mm/3h de precipitação convectivo-estratiforme relacionada com o periodo de melhor phasing entre a short wave e a area frontal á sfc.

PUjmewQ.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Parece haver uma hipótese de o sul começar a ser atingido em força, tal como está modelado para o próximo domingo, assim como a classificação do Novembro de chuvoso ou muito chuvoso, especialmente para o Norte, já não é difícil de ser atingida.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Vamos ter uma semana verdadeiramente Outonal com a passagem de várias superfícies frontais, vão trazer muita chuva, vento e neve na Serra da Estrela. Na Segunda-feira ao final da manhã já vamos ter períodos de chuva no Litoral progredindo para as regiões do Interior a tarde, períodos de chuva que vão ser fortes. O vento vai soprar forte nas terras altas com rajadas que podem chegar aos 80km/h.


Terça-feira 11 de Novembro de 2014
Céu muito nublado, Aguaceiros por vezes fortes, neve acima dos 1900m na Serra da Estrela para o final da tarde. Vento moderado a forte de Oeste. Subida da temperatura.

Quarta-feira 12 de Novembro de 2014
Céu muito nublado, Aguaceiros até a meio da tarde que serão de neve acima dos 1800m. Vento moderado a forte.

Quinta-feira 13 de Novembro de 2014
Céu muito nublado, chuva forte a muito forte. Vento moderado/ forte.

A longo prazo parece que se vai manter muita instabilidade.
screenshot_1.png
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Tenho saudades de uma tempestade à antiga
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Chama-me a atenção aquela anomalia de pressão no Canadá. Dai surgirão as depressões que depois nos virão afectar nestes próximos tempos.
Não é uma anormalidade, pelo contrário, já o temos visto com frequência noutras épocas outono-inverno, com as depressões a sair do sub-continente norte-americano pela zona da Terra Nova e Labrador. O que está é mais acentuada do que a média e por isso poderão ser depressões bastante vigorosas, o bastante para formarem grandes depressões atlânticas.

Vamos acompanhando, sendo certo que para já o outono tem sido muito interessante para nós, METEOROLOGICÓMANOS profissionais...:D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vamos ter uma semana verdadeiramente Outonal com a passagem de várias superfícies frontais, vão trazer muita chuva, vento e neve na Serra da Estrela. Na Segunda-feira ao final da manhã já vamos ter períodos de chuva no Litoral progredindo para as regiões do Interior a tarde, períodos de chuva que vão ser fortes. O vento vai soprar forte nas terras altas com rajadas que podem chegar aos 80km/h.


Terça-feira 11 de Novembro de 2014
Céu muito nublado, Aguaceiros por vezes fortes, neve acima dos 1900m na Serra da Estrela para o final da tarde. Vento moderado a forte de Oeste. Subida da temperatura.

Quarta-feira 12 de Novembro de 2014
Céu muito nublado, Aguaceiros até a meio da tarde que serão de neve acima dos 1800m. Vento moderado a forte.

Quinta-feira 13 de Novembro de 2014
Céu muito nublado, chuva forte a muito forte. Vento moderado/ forte.

A longo prazo parece que se vai manter muita instabilidade.
screenshot_1.png

Estas cartas referem-se a que datas?
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Vamos entrar numa fase de maior instabilidade, vai ser um mês de novembro à antiga!!!! Pena o dezembro não seguir os mesmos passos.... (espero estar errado)

Joselamego como achas que poderá ser Dezembro? Eu escrevi algures (no tópico previsão sazonal) que penso que Dezembro poderá ser mais para o seco e se assim for poderá ser frio. O que dizes? Eu também acho que está ser um bom outono (excepto aquele calor horrível de Outubro, que era escusado) e espero que o inverno seja excelente. Tenho aprendido imenso com o pessoal :)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: JoaoCodeco

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Joselamego como achas que poderá ser Dezembro? Eu escrevi algures (no tópico previsão sazonal) que penso que Dezembro poderá ser mais para o seco e se assim for poderá ser frio. O que dizes? Eu também acho que está ser um bom outono (excepto aquele calor horrível de Outubro, que era escusado) e espero que o inverno seja excelente. Tenho aprendido imenso com o pessoal :)


Olá Fernando, sim, as minhas previsões é de que iremos ter um dezembro mais seco e frio, mas poderemos ser brindados com um natal frio e molhado e com neve no interior...
Para já o novembro irá entrar na sua melhor fase!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)
O meteograma para Olhão, está engraçado :D

graphe4_1000___-7.83_37.01_.gif