Estação em Lagos - Praia da Luz

Costadinove

Cirrus
Registo
24 Mar 2013
Mensagens
27
Local
Lagos
Mais um update sobre a situação da Estação Meteo da Praia da Luz:
A unidade de RF veio e foi substituída, resultado foi o mesmo, os valores de luz e UV's não aparecem nem por nada.
Depois de contactar o fornecedor, o mesmo propôs o envio da toda a estação para a loja para ser apreciado qual o problema que a mesma tem.
Claro que os nossos Correios não são amigos do cliente e depois de avaliar o peso da encomenda, (mais de 2KG - 2,3KG) levou a que o valor de envio subiu de 13 para 38€.
Resultado, encomenda de volta para casa e retirar tudo o que não seria essencial.
Enviada e agora aguardar que chegue ao destino para apreciação pelo técnico do representante.
Depois deixo aqui o resultado.
Cordiais cumprimentos.
 


Costadinove

Cirrus
Registo
24 Mar 2013
Mensagens
27
Local
Lagos
Situação actual:
Chegou finalmente a estação mas desta vez veio uma unidade completamente nova (tudo novo) hehehe
Já testei tudo e funciona perfeitamente.
Aproveitei e fiz uma protecção para a unidade RF.
Vou deixar as fotos mais tarde.

Cumprimentos
 

Costadinove

Cirrus
Registo
24 Mar 2013
Mensagens
27
Local
Lagos
Pois aqui estão as fotos da construção da protecção.

Descrição:
1- 10 Pratos dos Chineses (duros até dizer chega lol)
2- Separados de 15mm entre os primeiros 9 pratos (de cima para baixo) e 20mm entre os 2 ultimos.
3- 2 Varões roscados de 6mm de aço inox. (na verdade um é suficiente para respeitar as distâncias entre os pratos? Um varão dividido em 4(mesmo à conta) ou 2 divididos a meio e depois cortamos o excesso.
4- 8 ou 12 Porcas mais 8 anilhas em inox para sustentar a estrutura conforme se vê nas fotos.

3ugl.jpg


jxpr.jpg


8tou.jpg


ppdv.jpg


4uyc.jpg


s4gk.jpg


q8gf.jpg


yohb.jpg


9d3z.jpg


Aqui está muito resumidamente como ficou a estação
Agora é só coloca-la no sitio. :)

Informação adicional: Não está online ainda mas vai voltar a estar como anteriormente.
 
  • Gosto
Reactions: AnDré e ecobcg

Costadinove

Cirrus
Registo
24 Mar 2013
Mensagens
27
Local
Lagos
Realmente o minha sorte não tem muitos créditos

Depois de ter problemas com as baterias alcalinas de 1.5V recarregareis, levei algum tempo até encontrar um sitio para mandar vir.
Agora que estão na estação e o equipamento no sitio, eis que os sensores perdem a comunicação repetidamente.

Será que alguém já teve esse tipo de problema?
Calculo que a distancia da estação até à consola seja o principal problema, mas realmente não tenho outro sitio para por a consola de maneira a ligar a estação à NET.

Se alguém tiver um truque na manga eu agradeço.

Cumprimentos
 

Costadinove

Cirrus
Registo
24 Mar 2013
Mensagens
27
Local
Lagos
Resolvido, depois de um apagão total da EDP a minha Estação voltou imediatamente a comunicar.
Não sei que raio de equipamento estaria a fazer interferência mas depois da Electricidade ir a baixo o problema acabou.

Já está à 4 dias estavel, sem problemas de comunicação.
 

Furby

Cirrus
Registo
19 Out 2008
Mensagens
75
Local
Portugal
Resolvido, depois de um apagão total da EDP a minha Estação voltou imediatamente a comunicar.
Não sei que raio de equipamento estaria a fazer interferência mas depois da Electricidade ir a baixo o problema acabou.

Já está à 4 dias estavel, sem problemas de comunicação.


Se diz que isso aconteceu, então tenho a informar que de futuro ira voltar a acontecer.

Isso deve-se aos campos electromagnético que os postes de média/alta tensão da EDP / REN provocam, caso os tenha perto de sua casa.

Também acontece com vários Radioamadores a nível Nacional, terem problemas de interferências em HF por causa dos ditos postes da EDP / REN, basta consultar alguns Fóruns / Clusters Nacionais de Radioamadorismo e ver alguns Radioamadores a queixarem-se de tais interferências.

Malditas bobinas nos postes.......hehehe

É por isso que não aconselho ninguém a viver perto desses postes, na compra de casa, é tentar evita-los :)
 

Costadinove

Cirrus
Registo
24 Mar 2013
Mensagens
27
Local
Lagos
Olá Furby
Aqui por perto não tenho nenhum poste de alta tensão. Média tensão passa ainda longe (uns 400 metros)
Em principio a razão não deverá ser essa, estava mais inclinado para a passagem de um cabo da PT mesmo junto à minha casa e eles deverão estar a utilizar Powerlines o que deverá estar a fazer estas interferências.
Quando passo com o meu carro (tenho rádio CB instalado - President Jackson 2 + Antena Santiago 1200) é um barulhão brutal. Aquele barulho próprio das Powerlines que conheço muito bem.
Perto da minha casa ainda há zonas piores, com sinal em fundo de escala no equipamento de rádio.
A PT no seu melhor e a ANACON nada faz.

Cumprimentos
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
A minha tem uns cabos de alta tensão a menos de 30 metros e comunica sem problemas, agora está mesmo por baixo da antena de casa da TDT, tambem não tenho quaisquer problemas, apenas deixei de "receber" o sinal DCF, mas resolvido com isolamento das braçadeiras que são metalicas para com o mastro.
 
  • Gosto
Reactions: Costadinove

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
A PT não usa powerlines nos cabos exteriores. Quanto muito dentro de casa de clientes e já são casos raros, mas de qualquer maneira nunca estão ligados para as linhas exteriores.
 

Costadinove

Cirrus
Registo
24 Mar 2013
Mensagens
27
Local
Lagos
A PT não usa powerlines nos cabos exteriores. Quanto muito dentro de casa de clientes e já são casos raros, mas de qualquer maneira nunca estão ligados para as linhas exteriores.
Olá Keipha

A PT se usa não sei, mas que o ruído junto aos cabos da PT é exactamente igual às interferências provocadas pelos powerlines lá isso é.
Instalei uns powerlines em casa de propósito para verificar o espectro e comparar.
Tenho equipamentos de rádio e faço comunicação com outros operadores de rádio e tenho equipamento em casa e na viatura e quando passo em determinadas zonas o ruído é exactamente igual.
"Qualquer" PEN de 20€ para ver TV serve para configurar um SDR e podemos ver o espectro de FR.
Já agora a titulo de curiosidade, ainda gostava de saber como a PT faz para a mais de 2Km de distancia da central eles ainda conseguem por 12MB no serviço de ADSL!!!
Não terão nada a reforçar o sinal? Não acredito, têm que ter alguma coisa.

Mas com a PT não vale a pena fazer barulho......

Por agora, estou sem problemas de comunicação, vamos ver por quanto tempo continua assim..

Cumprimentos
 

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
A mais de 2km 12Mb, depende do calibre do cabo. Garanto-te que nas linhas de cobre, não há powerlines. E nessse local há mais algum outro operador sem ser a pt, que tenha cablagem aérea?
 

Costadinove

Cirrus
Registo
24 Mar 2013
Mensagens
27
Local
Lagos
Já começou o filme novamente........
Comprei as baterias no ebay e já estão a dar problemas.... não demora muito mando a estação para baixo e acabo com isto tudo... o Winguru vai até ao meu telemóvel por isso tenho sempre informação,,,,,
Bem que me avisaram que as pilhas não valiam nada.....
Que sina.....
 

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
As pilhas recarregáveis (1,5v NÃO 1,2v) originais também me deram problemas. Uma delas criava uma espécie de camada de óxido ou o que quer que seja que fazia com que o contacto deixasse de ser possível.

Resolvi passando uma lixa fina e imediatamente a seguir revestindo com uma camada de solda (de outra forma, a camada de óxido volta a formar-se).

O material FineOffset não tem nenhum controlo de qualidade. Como previsto a minha estação também desenvolveu problemas na comunicação dos valores UV e Lux ao fim de algum tempo. A loja espanhola onde comprei (astroradio.com) que não recomendo pela nulidade da assistência pós-venda e péssima política de (falta de) comunicação não foi capaz de resolver o problema, nem sequer de o entender.

Finalmente penso ter encontrado solução. Brevemente devo recomeçar a transmitir.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Já ouviram falar em desactivar o pequeno painel solar que dizem!!! que carrega as pilhas e meter umas pilhas de litium... tenho umas desde o inicio da compra da estação, 4 anos e a contar....:D:D
 

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
O problema é algo mais complexo. A componente "solar" do modelo em questão não se limita à célula fotovoltaica para carregar as pilhas, inclui um luxmeter e um alegado sensor UV e é sobretudo a forma como o processador do sinal destes não se entende com o transmissor que causa problemas. E essa parte as pilhas de lítio não resolvem. O sinal vai-se na mesma.

O que pode ajudar é concomitantemente à aplicação das pilhas de lítio, abdicar do UV e do luxmeter e ligar directamente o sensor (salvo o erro o pluviómetro) que normalmente passaria pelo "solar pod" directamente ao transmissor.

Isso ou a aplicação enérgica de algum destes:

images
images
images
images
images
foto.jpg
images
fogo.jpg
 
  • Gosto
Reactions: XtraNO