Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.

Sim,é.

33y145w.jpg
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes..

Para amanhã espera-se outro dia activo em especial numa estreita faixa litoral entre Sagres e o C. Carvoeiro, coloquei um nivel de risco moderado em especial por precipitação excessiva e rajadas severas.

Analise/Discussão

Em altura mantem-se uma forte perturbação polar estacionada nas proximidades da RAM.
Uma dorsal anticiclonica em todos os niveis reforça-se sobre a PI, com entrada de ar seco Saariano.
Entre as duas um forte mid/upper jet está presente, e no seio deste uma nova short wave migra para norte.

Á superficie o nucleo ciclonico permanece a norte da RAM, com um sector quente vasto que se extende até PT continental.
Um eixo térmico principal deverá estacionar mesmo sobre a costa SW.
Ar seco vindo de leste deverá convergir contra este eixo termico, com uma dry line a separar as duas massas de ar ao longo do litoral oeste.

A presença de ar tropical nosniveis baixos, em conjunto com o aquecimento diurno ( menor cobertura estratiforme) e a manutenção de ar relativamente frio em altitude deverão gerar SBCAPE até 500-1500J/Kg.
Esta energia estará aprisionada sob a margem oeste da capping layer saariana, pelo que por efeito "panela de presão" poderão surgir valores de CAPE até mais altos junto ao litoral.

Os modelos neste momento colocam um padrão dinamico favoravel, com convergencia á sfc ( frente quente/dry line), e uma short wave bem marcada aos 500-300hpa.
Por outro lado, um impressionante low level jet ( até 28m/s as 850hpa) deverá injectar eficientemente ar quente para norte, ao longo do eixo termico.

Apesar disto, os modelos teem mais confiança em iniciar a convecção poucos quilometros a oeste da costa, aproximadamente ao longo da longitude 9.5-10ºW..

A ideia que fica a partir da analise mesoescalar é que ainda assim há boas chances de actividade em esp. junto ao litoral, na convergencia da dry line ou iniciada por efeito orografico/convergencia costeira no Bralavento Algarvio-Arrabida-Extremadura.
Igualmente, outflow boundaries que derivem para leste a partir da convecção sobre o mar servirão de trigger para a genese de focos convectivos junto ao litoral.

Qualquer célula que surja e rompa bem a capping layer beneficiará de fortes gradientes nos niveis médios e perfis de shear moderados e ligeiramente rotacionais, fruto da sobreposição do forte jet de SSW em altura com o low level jet de SSE á sfc.

Neste ambiente espera-se que a organização celular seja predominantemente linear, com possibilidade de segmentos lineares multi ou mesmo supercelulares, com risco evidente de precipitação excessiva, rajadas severas e em menor grau tornado e granizo severo.

Sintese Sinóptica
2KKNex1.png


Analise de risco
Uhlw8gM.png