Adraga e a gruta 23/Nov/2012

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Faz hoje dois anos em que num fim de semana cinzento mas com pouca chuva e mar forte, a Praia da Adraga estava poética como sempre. Este é um local bem conhecido, dispensa apresentações e roteiro, mas tem muitos segredos.

O Arco, com muita areia, tão diferente de como ficou este ano pelas tempestades do inverno passado:
L8QOoR3.jpg


A poesia da serenidade, caminhando para o extremo norte da praia.
Vista para sul:
g6FODkR.jpg

Vista para norte:
wFRs9Ib.jpg


No fim da praia as falésias, páginas do livro da Terra. Por trás destas falésias existe a Praia da Lagoa, entre a Adraga e a Grande. No verão do ano passado todos se lembram da abertura dessa passagem pela excepcional deposição de areia; este ano foi tudo retirado.
PJr4ozX.jpg


De volta para sul, o espelho da areia
RZbMkIw.jpg

khCh9we.jpg

wRDmxK6.jpg


As rochas da Adraga, restos das camadas geológicas que há 70 milhões de anos foram levantadas pela intrusão do maciço de Sintra (um vulcão "fallhado") e posteriormente erodidas revelando o núcleo granítico.
rbb895N.jpg
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Uma visita à gruta, só deve ser feita com a maré a vazar e previsão de que a ondulação não está a aumentar. Pode dar sensação de claustrofobia.

No extremo sul, depois de passar o arco pelo lado do mar, procurar a entrada logo à esquerda, entre as paredes das lajes. Se a maré estiver muito baixa é até possível passar para a Praia do Cavalo, outro local a descobrir cheio de grutas, entre as duas grandes falésias oblíquas:
u1TWjp4.jpg


Sim, é mesmo por aí!
MuaEShu.jpg


Dependendo da quantidade de areia, pode ser preciso rastejar para entrar, e é aqui que a claustrofobia ataca. Passada esta primeira abertura há uma pequena sala e uma segunda abertura maior:
jCdsL1L.jpg


A sala principal é muito alta, pode-se nem conseguir ver o cimo; daqui saiem outras galerias que vão estreitando:
XvCN17O.jpg


Olhando para trás por onde entrámos, a pequena abertura do lado esquerdo. Aquela luz na abertura é uma ilusão da longa exposição da câmara, à vista por vezes nada se vê. Sem iluminação artificial é totalmente negro.
Do lado direito há uma galeria que vai afunilando mas é possível progredir de lado até perceber que tem uma saída que vai dar à praia antes do Arco. Só do interior da gruta se percebe isto. Passar essa abertura só com contorcionismo e é perigoso, pode -se ficar entalado, eu não tentei.
DmQNiJ3.jpg


Múltiplas fendas partem da sala principal. Não tenho competências de espeleólogo, portanto a minha exploração está terminada:
B5jollI.jpg


O silêncio total: quando a areia está mais alta na entrada, faz uma espécie de sifão aos sons, o que os bloqueia. Nem as ondas se ouvem, o silêncio é ensurdecedor.
rPXGuZP.jpg


De volta à luz. Este é o caminho de entrada que se enche rapidamente de água quando a maré sobe, mas depende muito da quantidade variável de areia:
XIePDIN.jpg


Outras pequenas cavernas ao lado da entrada principal:
Iywl2TR.jpg

Ondulação forte no mar:
aZjdsbR.jpg



Crepúsculo num fim-de-semana cinzento na Adraga, tal como foi o deste ano de 2014
kYEPK7m.jpg
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Realmente entre tantos tópicos e por vezes também a falta de tempo, há muitas coisas que me passam! :unsure:

Grandes e místicos roteiros que aqui nos tens trazido, este da praia da Adraga e a sua gruta, é um bom exemplo disso mesmo!
Parabéns isto é mais que fotos bonitas e bem enquadradas, é arte! :uau:

Este nosso colega StormRic, trouxe uma lufada de ar fresco ao nosso MeteoPT! Poesia na imagem e na forma como descreve cada recanto por ele trazido até nossas casas através da sua lente!
Um fórum é partilha! E partilhar é coisa que todos os dias fazes nos mais diversos temas com os quais nos tens presenteado! E tudo isto com um contagiante entusiasmo com que escreves, comentas e agradeces! ;)

O meu muito obrigado! A mais valia deste espaço a que sempre tão sinceramente chamei "casa" tem muitas coisas boas, mas a melhor de todas é a riqueza dos seus membros que tão desinteressadamente trazem a todos nós um pouco do seu olhar para o mundo que nos rodeia!
Já o tinha verbalizado num outro post, também sobre o mar e as ondas, eu sou do interior raiano e o oceano nunca me fascinou assim tanto como a muitos de vós. À combinação "sal, areia e sol" nunca encontrei um gosto particularmente agradável, mas ao ver tópicos como este, fico como imensa vontade de visitar os lugares, de sentir o cheiro destes recantos e poder vibrar in loco de toda esta beleza que faz o nosso Portugal.

Um grande abraço e muitíssimo obrigado por tudo e por este Amor comum que nos une, a meteorologia! :amigos:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Realmente entre tantos tópicos e por vezes também a falta de tempo, há muitas coisas que me passam! :unsure:

Grandes e místicos roteiros que aqui nos tens trazido, este da praia da Adraga e a sua gruta, é um bom exemplo disso mesmo!
Parabéns isto é mais que fotos bonitas e bem enquadradas, é arte! :uau:

Este nosso colega StormRic, trouxe uma lufada de ar fresco ao nosso MeteoPT! Poesia na imagem e na forma como descreve cada recanto por ele trazido até nossas casas através da sua lente!
Um fórum é partilha! E partilhar é coisa que todos os dias fazes nos mais diversos temas com os quais nos tens presenteado! E tudo isto com um contagiante entusiasmo com que escreves, comentas e agradeces! ;)

O meu muito obrigado! A mais valia deste espaço a que sempre tão sinceramente chamei "casa" tem muitas coisas boas, mas a melhor de todas é a riqueza dos seus membros que tão desinteressadamente trazem a todos nós um pouco do seu olhar para o mundo que nos rodeia!
Já o tinha verbalizado num outro post, também sobre o mar e as ondas, eu sou do interior raiano e o oceano nunca me fascinou assim tanto como a muitos de vós. À combinação "sal, areia e sol" nunca encontrei um gosto particularmente agradável, mas ao ver tópicos como este, fico como imensa vontade de visitar os lugares, de sentir o cheiro destes recantos e poder vibrar in loco de toda esta beleza que faz o nosso Portugal.

Um grande abraço e muitíssimo obrigado por tudo e por este Amor comum que nos une, a meteorologia! :amigos:

Fico muito sensibilizado com as tuas palavras, um grande agradecimento. Afinal o que eu faço acho que todos fazemos, cada um na sua maneira de ser, eu sinto que estou a retribuir o interesse de todos e o acolhimento sensacional que sempre me demonstraram, mas mais do que isso, é que não posso deixar de ficar entusiasmado com a actividade e conhecimentos de tantos membros e ao mesmo tempo é irresistível o tentar comunicar esse entusiasmo e paixão pelo conhecimento a todos. Fico mesmo muito contente se consigo cativar mais à participação e interesse de todos. Especialmente o interesse no conhecimento deste lugar onde vivemos, seja ele pequeno como uma praia ou grande como o Planeta e mais além.
A meteorologia envolve-nos onde quer que estejamos, é omnipresente nas nossas vidas e é a ciência que se interliga com todas, nada mais fascinante portanto.
Grande abraço!
 
  • Gosto
Reactions: actioman