Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
a dois dias de distancia ainda nao sei o que esperar... o gfs n preve nada, apenas uns chuviscos e claro vento. a previsao a 10 dias do IPMA tb não apresenta nada de especial mas a descritiva já fala em ventos, chuva e aguaceiros fortes, trovoada e ate neve acima dos 1000... Será que é tudo p centro e sul?
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O "alvo" principal da depressão de 5ª/6ª é Marrocos, segundo a última saída do GFS.
A Madeira e a região sul apanham de raspão e o Norte quase nada. Basta uma pequena oscilação na pontaria e tudo pode ser diferente.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sexta feira como o vento irá estar? Vai estar forte?

Vai soprar bem, ainda assim em nada se compara com o vento previsto para a costa vicentina.

2ngbjub.gif
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Como é que trabalham com o GFS? alguém me sabe explicar? tou a tentar aceder ao site mas está de dificil compreensão lol

lá mais pra cima no cabeçalho onde fazes o log in tem uma caixa que diz >>Modelos<<... dentro dessa caixa há vários entre eles o GFS... depois é só escolher o parâmetro que queres ver.
 

Sentry

Cumulus
Registo
19 Abr 2011
Mensagens
106
Local
Évora
lá mais pra cima no cabeçalho onde fazes o log in tem uma caixa que diz >>Modelos<<... dentro dessa caixa há vários entre eles o GFS... depois é só escolher o parâmetro que queres ver.
Completamente agradecido! Não fazia ideia daquela função! Fantástico! Abraço
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
A pressão amanhã vai chegar aos 1020 hPa e na sexta cai logo para os 980 hPa, descida muito interessante :D

Até agora a previsão mantém-se, a depressão de dia 26 vai causar tudo e "puxar" a depressão mais cavada que se separa em duas quando chega ao Algarve e durante esse movimento o Sul de Portugal e Marrocos devem ser os mais afetados.

Na quarta devemos ter alguma precipitação, na quinta um pouco menos mas de quinta para sexta a precipitação aumenta consideravelmente, mas para Lisboa não é nada de alarmante, aliás precipitação deve rondar os 15mm diários, valores normais.... Pelo menos é o que a previsão diz agora, mas um desvio minimo da depressão pode mudar tudo :hmm:. Claro que por ser um sistema depressionário bem cavado não quer dizer que seja desastroso! Vai trazer é bastante frio :cold:

Máximas devem rondar os 13ºC em Lisboa durante 3 dias e acredito que muitas localidades do país cheguem a mínimos negativos
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Eu nem vou dizer nada..cada RUN que sai algo diferente aparece. Parece-me tudo muito incerto.

Vou aguardar mais um pouco.

Uma coisa é certa.... as cotas de neve previstas pelo IPMA para 6ª feira são completamente irrealistas... na minha opinião, abaixo dos 1400/1500m não cairá nada sólido. Na minha zona o GFS coloca 4ºC a 850hPa e -19ºC a 500hPa...
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Bem o IPMA já mudou a previsão e parece Lisboa vai ter aguaceiros fortes na quarta e na quinta e vento forte na quinta e pelos novos modelos o litoral centro também vai apanhar com aquela chuvada toda para dia 27/28 que se vai deslocar até ao Sul mas a passagem do sistema depressionário vai ser à noite...
Na quarta deve passar uma frente oclusa e na quinta também mas o pior vai mesmo para Marrocos