Previsão do Tempo e Alertas - Novembro 2007

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
É impressão minha, que não percebo nada disto, ou o GFS voltou a meter a nossa entradinha de ar frio de nordeste, para o final da próxima semana?
 


Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
bem,a coisa está mesmo preta.
o accuweather tirou toda a chuva,é ceu limpo até dia 22,e prevejo que isto se vá manter até ao fim do mês(espero estar errado),as temperaturas essas(segundo o que eles dizem),vão continuar na ordem dos 20 graus no litoral,embora seja possivel que haja uma pequena descida.

resumindo;ceu limpo e chuva nem vê-la....não há condições:disgust:
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Não se pode pedir que chova só nos campos e não nas cidades. Além de não ser possível escolher os sítios onde chove, a chuva faz falta em todo o lado, inclusive nas cidades. As perspectivas estão negras mas que venha, e quanto mais depressa melhor...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E pronto as saidas continuam apontando sempre o mesmo tempo ... tudo exactamente na mesma ... e quando o AA sair da posição actual .... vem outro desmandado vindo de oeste até chegar ao mesmo sitio ....

Não fez qualquer sinal de vir frio da ultima saida do GFS!!

O IM prevê subida da temperatura para os próximos dias, em especial Domingo e Segunda !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A depressão que durante alguns dias esteve sob vigilância do NHC (Centro Nacional de Furacões de Miami) devido a uma eventual transição tropical, Invest 92L, vigilância essa entretanto descontinuada, está agora próximo dos Açores e merece algum acompanhamento e atenção.
A nordeste dos Açores há umas trovoadas razoavelmente intensas, bem como outras mais dispersas que se estendem quase até à Madeira.

O IM tem os Açores em alerta amarelo.

acores-7.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Essa depressão pode não ser nada de especial tem um belo aspecto:thumbsup:

Eu percebo pouco de previsões a longo praso, mas no weather channel, está prevista chuva forte :rain: na proxima sexta. Será possivel vir a ocorrer?
vejam: http://uk.weather.com/weather/local/POXX0039?letter=L
 

migueltejo

Cirrus
Registo
30 Out 2007
Mensagens
35
Local
marinhais
Tb vi agora esse site e tb falam em chuva forte pra 6f da próxima semana :) vamos ver,ela ke venha,kt mais cedo melhor :thumbsup: venha :rain: ke ja tou farto desta porcaria de tempo :angry:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Não querendo descredibilizar esse tipo de sites devo dizer que o índice de fiabilidade não é, de todo, muito alto. Hoje podem indicar chuva forte e amanhã dão um lindo dia de sol. O que se está a passar basicamente com os modelos é que a mais de 5 dias ninguém se entende. O A e a sua movimentação são completamente imprevisíveis, o que pode ser tipo em conta a cada run do GFS ou de qualquer outro modelo de médio-longo prazo.

Seria de facto óptimo essa chuva forte mas a avaliar pelos modelos:

http://www.wetterzentrale.de/pics/MT8_Lissabon_ens.png

nenhum aponta para esse tipo de fenómeno e depois tenho em conta a maior parte dos modelos estar a colocar uma entrada de NE ainda mais me leva a não crer no que esse site refere. É sabido que as entradas de NE apesar de trazerem consigo o fresquinho (esse não tenham duvidas que vem, preparem-se :cold:), nunca trazem muita precipitação atrás.

Espero estar enganado, adoraria que o ECMWF estivesse certo mas para isso temos de esperar e o Outono vai fugindo, seja como for aqui deixo um ditado popular que talvez seja adaptável este ano:

"Novembro põe tudo a secar, pois pode o Sol não tornar."
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não querendo descredibilizar esse tipo de sites devo dizer que o índice de fiabilidade não é, de todo, muito alto. Hoje podem indicar chuva forte e amanhã dão um lindo dia de sol. O que se está a passar basicamente com os modelos é que a mais de 5 dias ninguém se entende. O A e a sua movimentação são completamente imprevisíveis, o que pode ser tipo em conta a cada run do GFS ou de qualquer outro modelo de médio-longo prazo.

Seria de facto óptimo essa chuva forte mas a avaliar pelos modelos:

http://www.wetterzentrale.de/pics/MT8_Lissabon_ens.png

nenhum aponta para esse tipo de fenómeno e depois tenho em conta a maior parte dos modelos estar a colocar uma entrada de NE ainda mais me leva a não crer no que esse site refere. É sabido que as entradas de NE apesar de trazerem consigo o fresquinho (esse não tenham duvidas que vem, preparem-se :cold:), nunca trazem muita precipitação atrás.

Espero estar enganado, adoraria que o ECMWF estivesse certo mas para isso temos de esperar e o Outono vai fugindo, seja como for aqui deixo um ditado popular que talvez seja adaptável este ano:

"Novembro põe tudo a secar, pois pode o Sol não tornar."

Penso que a partir de agora os modelos vão-se tornar cada vez mais fiávies em termos de localização do anticiclone é a partir mais ao menos desta altura do ano que começa a entrar o frio e a chuva a sério...;)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Sem duvida Mário e daí o provérbio.

A tendência é os modelos estabilizarem e eles começam a querer convergir a partir de dia 15, certamente vamos ter frio de bater o queixo :cold::cold: e quiçá, alguma chuvinha ou algo mais em Bragança e nos pontos mais altos da Serra da Estrela ;)

P.S. Adoro o teu poema ao Meteopt :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sem duvida Mário e daí o provérbio.

A tendência é os modelos estabilizarem e eles começam a querer convergir a partir de dia 15, certamente vamos ter frio de bater o queixo :cold::cold: e quiçá, alguma chuvinha ou algo mais em Bragança e nos pontos mais altos da Serra da Estrela ;)

P.S. Adoro o teu poema ao Meteopt :)

Não é um poema é uma patetice que inventei numa aula em que não tinha nada para fazer :p:p mas até saiu mais ao menos.
 
M

Membro excluído 274

Amigos não me ponham a sonhar que eu marco já viagem po norte!!! Existe possibilidade de neve aí por uns 800m, teria neve à porta de casa!!!:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas noites...

Na minha opiniao os modelos estao a mentir-nos, poix neste momento estamos ás cegas...

Neste momento houve uma alteraçao do estado climaterico(basta confirmar os dados do dia e a neblusidade ao longo do dia no satelite IM) Sente-se e ve-se a olho nu!! Neste momento estom humidade a 100%,17.4Cº, 0,1mm acumulado devido a mesma humidade, esta tudo molhado, e algumas mini-mini-poças de agua no esfalto...

São certas algumas alteraçoes meteorologicas...

O ar mundou...;) sente-se!!