Previsão do Tempo e Alertas - Novembro 2007

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
wind3285032and32mslpeurgq4.gif



nada de novo:confused:
 


squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
acho que + vale meterem na cabeça que durante o mes de Novembro nao vai haver chuva nenhuma.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
acho que + vale meterem na cabeça que durante o mes de Novembro nao vai haver chuva nenhuma.

Realmente..... :sad:


001ru9.gif



Valha-nos o frio... só falta que nos tirem o frio!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
De vez em quando temos um Novembro assim, com muito pouca precipitação, mas ainda não está tudo perdido, ainda faltam uns dias para acabar o mês :D
 
M

Membro excluído 274

De vez em quando temos um Novembro assim, com muito pouca precipitação, mas ainda não está tudo perdido, ainda faltam uns dias para acabar o mês :D

Pois mas os modelos não vislumbram nada de novo para o que resta de mês! Miséria total!

Mas porque só acontece isto com o AA e nunca com as entradas frias ou humidas! Que raiva!:sad::sad:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Pois mas os modelos não vislumbram nada de novo para o que resta de mês! Miséria total!

Mas porque só acontece isto com o AA e nunca com as entradas frias ou humidas! Que raiva!:sad::sad:

Ás vezes acontece termos uma depressão a NW com uma sucessão de entradas de Oeste ou SW, ou seja, chuva que nunca mais acaba, mas também valores de temperatura mais elevados, como no Inverno de 2000 /2001.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
isto é uma catástrofe total,o mês de novembro sem uma pinga de agua não lembra a ninguem.
maldito AA que não sai do sitio,acho que as famosas noites de inverno á lareira vão pouco a pouco acabar:sad:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Os modelos para esta semana ainda não indicam precipitação... os Açores estam a ficar com toda a precipitação... e parece que é para continuar...

a pressão atmosferica nos proximos 9 dias
aa1fd6.gif


Para o Funchal os modelos so indicam alguma coisa la para dia 21...
aa2om0.png


Total acumulado estimado de precipitação até dia 17..
aaub2.gif
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Enfim, leiam a entrevista do Anthimio de Azevedo, e está tudo lá ...

Segundo diversos climatologistas mundiais, existe uma clara tendência para predominar o bloqueio dos anticiclones nas nossas latitudes. O AA tem tendência para se instalar sobre as Ilhas Britânicas, bloqueando a passagem das frentes sobre a Europa Ocidental, incluindo a Península Ibérica.

Se verificarmos atentamente, uma das características do clima nos últimos anos é verificar que as situações de bloqueio (sejam anticiclónicas ou um contínuo jet stream) tendem a prolongar-se cada vez mais no tempo, daí as secas prolongadas ou as cheias intensas (recordem o Outono/Inverno 2000/2001, em que eram frentes atrás de frentes durante semanas, meses consecutivos, lembram-se ?)

Infelizmente, não tenho muito tempo disponível para estudar estes fenómenos e participar aqui no forum, mas gostaria muito de um dia poder desenvolver aqui a minha teoria, mas com alguma base científica, claro, sem a qual não me atrevo a sustentá-la: cada vez mais me convenço que daqui a vários séculos ou milénios, quando o planeta estiver novamente mergulhado numa GLACIAÇÃO (sim, porque ela vai acontecer, é inevitável, faz parte da variabilidade natural do clima) vão olhar para a nossa geração como uma das privilegiadas, pelo simples facto de termos vivido e presenciado a forma como se entra numa glaciação, como é caracterizado o período pré-glacial ... nós agora não sabemos, não fazemos ideia, não conseguimos prever, nem nunca viremos a saber, mas penso não estar errado ao afirmar que tudo isto que temos observado nos últimos anos, e a forma como o clima da Terra evoluiu no último milénio, desde o Óptimo Climático, nada mais é do que os primórdios da nova GLACIAÇÃO. O Aquecimento Global induzido pelo Homem apenas vai provocar que o planeta, em vez de passar a essa nova fase de uma forma gradual, vá fazê-lo de uma forma muito mais drástica e brusca, como um interruptor que apenas tem duas posições, ligado ou desligado, sem um ponto intermédio.