Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014



boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia.

Por enquanto e olhando para os modelos, apenas as temperaturas que....são as normais para a época do ano!

Vejo qualquer coisa ali para o dia 13 com precipitação e algum frio....pena ser dia 13 mas parece-me que os 2 modelos estão mais ou penos de acordo o que pode ser bom sinal.

Aguardemos
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Essa suposta frente do dia 13 como é mostrado através dos dias seguintes, e comparando com a média do ensemble apenas existe porque existe uma ligeira quebra na circulação anticiclónica no ciclo de substituição !

Por exemplo olhando para o diagrama para Lisboa por exemplo, acho que nem no Verão ele é mostrando como mostra esta run das 12h por exemplo.

Veremos o que acontece mais para a frente, provavelmente para Janeiro, mas aviso já que a configuração atmosferíca actual não quebra de um dia para o outro ;)
 
M

Membro excluído 274

Pelo que vejo, esse frente a acontecer será efémera... não mudaria o padrão, pelo contrário iriamos assistir a um novo incremento das altas pressões e com subida notável das temperaturas... o 2º painel do GFS (aquele que considero futurologia) está um autêntico "horror"... espero que da mesma forma que os nevões que sistemanticamente por lá prevê nunca chegam, também esta bonança nunca se confirme! :D
 
M

Membro excluído 274

Quando este tópico não mexe é mau sinal!

E parece que a situação de 6ª feira até está a ficar interessante, a neve até pode aparecer abaixo dos 1000m, diagrama para Chaves:

graphe_ens3_rqb0.gif


Depois... vamos esperar para ver...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
De facto começa a ficar interessante a situação do dia 13, está prevista precipitação com boas perspectivas para queda de neve :cold:

As temperaturas aos 850 hpa não são nada de deitar fora..:cold:

gfs-1-138.png


ECM0-144.GIF


Mais para a frente parece que o AA tem tendência para se afastar um pouco deixando algumas frentes chegarem cá, nomeadamente ao Norte/Centro, ainda é muito cedo para tirar conclusões.. vamos ver..
 
Última edição:
M

Membro excluído 274

Com a linha -3ºC 850hpa a tocar o nordeste e o geopotencial também não está mau... haja precipitação!
Começa a ficar muito interessante! E os modelos a 144h estão todos em sintonia nesta situação.

144-7SP.GIF

144-574SP.GIF
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Uma tempestade de ondas ao melhor nível de Christina (Hercules), felizmente para nós a latitudes mais elevadas mas um evento que os irlandeses deverão recordar por muito tempo:
gNTeCXR.jpg


As ondas de longo período atingirão a nossa costa a partir da madrugada de quinta-feira com uns espectaculares 5 a 7m e mais de 20 segundos de período!:shocking:
Preparem as câmaras e escolham os melhores "spots", os meus são em Alvidrar e na Pirolita (neste caso Alvidrar por ser de noroeste).:p
ZE9zOKj.jpg

EEwHbF1.jpg


Período à chegada das primeiras ondas: superior a 21 segundos
7rVyYuq.jpg
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
situação interessante para a madrugada e manha de domingo do próximo fim de semana...se houver precipitação no pós frontal, creio que haverá condições de neve ate aos 500 metros, ou ate mais a baixo no nordeste... de qualquer das formas será um fim de semana de tempo frio finalmente, com formação de gelo :cold:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Aí vem o monstro, á saída da Gronelândia:
QMnWRch.gif

qwn8rgy.gif


Ventos de 70 nós (>120Km/h) já nesta altura.
Segundo o GFS a área de ventos superiores a 50 nós vai expandir-se e atingir a extensão máxima amanhã à noite; manter-se-ão ventos desta ordem ( superiores a 50 nós, a chegarem aos 70 nós) até quarta-feira à noite.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É na quinta-feira, na preia-mar das 5h da madrugada, que deve chegar o pico da ondulação, em altura e período, à costa do litoral norte e centro. A ondulação será de noroeste e não deverá ultrapassar os 6m a sul do Cabo Carvoeiro.
A chegada da ondulação de longo período (22 segundos a inicial, segundo o Winguru) será bastante repentina, entre a meia noite e as 3h, mas a altura significativa máxima chegará pelo menos duas horas mais tarde, quando o período tiver diminuido ligeiramente para 20 segundos ou menos.